[Opinião] Som no 6l

Boas pessoal,

Queria por um som a maneira no 6l, mas nao me aptecia gastar muitos euros...:)

Tenho aqui paradas umas blaupunkt gt series GTC 172 de 120w/40w de 16.5cms...

Agora resta-me a duvida se compensa meter estas ou não!?

Tenho tambem um sub da phonocar de 500W e umas ovais gt series,mas não me aptecia muito andar a passar cabos e furar a chapeleira...

Caso não compense as blaupunknt o que aconselham a frente para ficar com um bom som evitando assim o sub!!??

Desde ja obrigado pela ajuda a todos

Gnd abraço
 
Umas boas colunas de vias separadas para a frente. Tu consegues montar essas, mas não vão ficar grande coisa.... pessoalmente nunca fui muito á bola com as blaukpunt! Essas talvez adaptasses para trás, para a zona da quartela dos bancos dos passageiros de trás, com o tweeter na divisória ( caso seja VAN ).

Aconselho-te a insonirizares as portas com Dynamat ( ou outro semelhante e mais barato ) e colocares as placas da Focal Plain & Chart. Dão te mais algum grave.

Quanto a colunas, eu sou suspeito... Focal, Dls ou Nakamichi foram as 3 unicas " de jeito " que experimentei, e que até agora para mim, são de topo.

Cumpts
 
Umas boas colunas de vias separadas para a frente. Tu consegues montar essas, mas não vão ficar grande coisa.... pessoalmente nunca fui muito á bola com as blaukpunt! Essas talvez adaptasses para trás, para a zona da quartela dos bancos dos passageiros de trás, com o tweeter na divisória ( caso seja VAN ).

Aconselho-te a insonirizares as portas com Dynamat ( ou outro semelhante e mais barato ) e colocares as placas da Focal Plain & Chart. Dão te mais algum grave.

Quanto a colunas, eu sou suspeito... Focal, Dls ou Nakamichi foram as 3 unicas " de jeito " que experimentei, e que até agora para mim, são de topo.

Cumpts

Boas Creative,

Muito obrigado pela tua resposta!!Vias separadas???ou seja sem tweeter certo:confused::rolleyes:??
Hoje tive com umas mtx xt653 65w rms ( http://www.mtxaudio.eu/spip.php?article1018 ) por 19€, que estavam em promoção, dizendo-me o vendedor que seria uma excelente escolha relação preço/qualidade, mas tenho medo de ir de cavalo para burro!!Ja ouvi falar muito bem das Mtx, mas como não percebo muito de som auto, peço por isso aqui uma ajudinha na escolha :D
Sim é van e por isso acho que vou seguir o teu conselho e colocar as blaupunkt atrás!!
Dynamat ja ouvi falar nisso mas nem sei onde comprar...compensa assim tanto???

Muito obrigado pela ajuda tua ajuda Creative ;)

Gnd abraço
 
Last edited:
xi rapaz...
deixa-te estar com o som de origem que é melhor que as invenções que estás a querer fazer lolol...


Quanto ás Vis separadas, é com tweeter sim, mas o tweeter é separado do woofer.

É como tens de origem no carro.. Tweeter na base do espelho.

MTX 19 euros?
Mas tu queres por som á maneira com o preço de um phones canitos para um MP3????
 
xi rapaz...
deixa-te estar com o som de origem que é melhor que as invenções que estás a querer fazer lolol...


Quanto ás Vis separadas, é com tweeter sim, mas o tweeter é separado do woofer.

É como tens de origem no carro.. Tweeter na base do espelho.

MTX 19 euros?
Mas tu queres por som á maneira com o preço de um phones canitos para um MP3????


Então nem as blaukpunkt vale a pena meter??Tendo em conta que sao de vias separadas e tenho uns tweets da boss!!?
Como não me aptece gastar dinheiro, mais vale deixar as de origem do que meter as blaukpunkt??

Abraço e obrigado
 
Então nem as blaukpunkt vale a pena meter??Tendo em conta que sao de vias separadas e tenho uns tweets da boss!!?
Como não me aptece gastar dinheiro, mais vale deixar as de origem do que meter as blaukpunkt??

Abraço e obrigado

o som de origem no 6L não é mau... se mudas isso para essas colunas decerto que nao vais ficar satisfeito...
mas testa...
acho dinheiro desperdiçado
 
Sinceramente as blaukpunkt sao suck.... nao faças isso, quando trocares mete DLS ou infinity para quem quer som mais brilhante.:finga:
 
boas eu tenho um 6L com som de origem a frente e radio alana meti agora umas colunas ovais atras umas soudstream 130RMS e tou bem satisfeito com o som do carro, bastante nitido mesmo com o volume a 46 (maximo) nao esta ainda insonorizado mas posso dizer k nao oiço qualquer tipo de vibraçao..

cumps
 
Boas Pessoal
Eu tenho um manko um 1.9d de 1997 comercial nao sei bem qual e o modelo se 6k se outra coisa. tenho umas colunas da hertz umas energi de 2 vias (http://www.hertzaudiovideo.com/default_en.htm) Modelo ESK 165 separadas com 200w de pico 100W rms comprei por cerca de 70€'s por todas as que tive a ver melhor relação são as melhores qualidade de som/ potencia/ preço. para ja ainda tenho um radio Sony mp3, mas pretendo mudar. para tras ainda nao sei bem o que colocar mas possivelmente umas hertz tambem mas desta feita ovais.
tenho um amplificador simples de 800W que o irei montar para alimentar as colunas. para já o som esta bastante bom e com qualidade sem distorcer acho que foi uma boa escolha

Um abraço
 
Boas Pessoal
Eu tenho um manko um 1.9d de 1997 comercial nao sei bem qual e o modelo se 6k se outra coisa. tenho umas colunas da hertz umas energi de 2 vias (http://www.hertzaudiovideo.com/default_en.htm) Modelo ESK 165 separadas com 200w de pico 100W rms comprei por cerca de 70€'s por todas as que tive a ver melhor relação são as melhores qualidade de som/ potencia/ preço. para ja ainda tenho um radio Sony mp3, mas pretendo mudar. para tras ainda nao sei bem o que colocar mas possivelmente umas hertz tambem mas desta feita ovais.
tenho um amplificador simples de 800W que o irei montar para alimentar as colunas. para já o som esta bastante bom e com qualidade sem distorcer acho que foi uma boa escolha

Um abraço
Para já troca de rádio :weedman:
 
o som de origem no 6L não é mau... se mudas isso para essas colunas decerto que nao vais ficar satisfeito...
mas testa...
acho dinheiro desperdiçado

Pois mas as colunas ja as tenho porque eram do meu antigo carro...agora queria saber era se compensa troca-las pelas de origem!!
 
Boas Pessoal
Eu tenho um manko um 1.9d de 1997 comercial nao sei bem qual e o modelo se 6k se outra coisa. tenho umas colunas da hertz umas energi de 2 vias (http://www.hertzaudiovideo.com/default_en.htm) Modelo ESK 165 separadas com 200w de pico 100W rms comprei por cerca de 70€'s por todas as que tive a ver melhor relação são as melhores qualidade de som/ potencia/ preço. para ja ainda tenho um radio Sony mp3, mas pretendo mudar. para tras ainda nao sei bem o que colocar mas possivelmente umas hertz tambem mas desta feita ovais.
tenho um amplificador simples de 800W que o irei montar para alimentar as colunas. para já o som esta bastante bom e com qualidade sem distorcer acho que foi uma boa escolha

Um abraço

Boas Tomas,

Por acaso gostei dessas colunas :D Como ficou o som a nivel de bass!??Aguenta-se!??eu queria ter o "mesmo" efeito sub mas evitando colocar o mesmo!!!

Gnd Abraço
 
Boas pessoal.

A melhor opção no 6l para quem quer ter um bom som será mesmo as 2 vias separadas, woofer na porta, tweeter no triangulo.

Temos de entender que os gostos pessoais de cada um são diferentes, se para uns o som ideal terá que ser com altifalantes de mais de 300€ para outros uns simples tapa buracos de 20€ servem.

Na minha opinião mais vale manter o som original.

Para começarem e terem um som agradavel aconselho sempre a que pelo menos 90€ serão necessarios para termos condiçoes de trabalho, quem poder ir pelo menos aos 150€ melhor ainda:D.
Existe varias marcas para todos gostos e feitios no mercado, antes de se atirarem num projecto convem pensarem bem o que querem, pois para gastar pouco não vão conseguir melhorar muito o som de origem.

Os graves colocados nos 6L de origem foram feitos a pensar na litragem que a porta tem, por isso temos no 6l um grave com um pouco de presença, mas em médios e agudos esqueçam.

A primeira coisa que irão notar será sempre a nivel de qualidade musical sons mais nitidos e que se consegue perceber elhor o instrumento musical que esta a tocar.

Passemos agora a outro capitulo, para montarem seja que Kit de 2 vias escolherem vão precisar sempre de uns porticos para os woofers, pois os de origem ja tem incorporados.
Este material existe à venda nas lojas da especialidade, Norautos, Auto Som Alarmes, Tweeter etc etc

Este material existe à venda desde 15€ valor Abestratos, contudo este portico poderá ser tambem fabricado em MDF e posteriormente revestido a fibra para outro acabamento.

Importante tambem foi o que referiram acima, insonorização da porta, toda ela é revestida por uma chapa de grande area, convem toda ela ser revestida a tela da dynamat ou stinger, quanto às placas da Focal Plain & Chant será o ideal só para colocar uma placa na traseira do woofer, mas existe muito material capaz do mesmo.

Na traseira um kit semelhante ao da frente será a melhor opção, pois queremos um som que complemente o da frente e não que o supere.
Pois vamos la ver, o chamado palco sonoro tem de ser na frente da viatura tal como irmos a um concerto, estamos de frente para o palco, recebemos a informação aka Som de frente e não de costas para o palco.

Na viatura é exactamente o mesmo, não podemos ter o som vindo de tras.
Ovais podem esquecer.
Normalmente o pessoal escolhe ovais atras dos graves que tanto querem, amigos para isso foram fabricados os subwoofers e todos os nossos altifalantes agradecem.

Apartir do momento que temos um Sub no carro podemos nos concentrar naquilo que realmente interessa, ter um bm médio e agudo sem exageros.

O grave no carro, reproduzido pelo subwoofer vem tambem como complemento por isso vamos ter um som cheio e armonioso sem exageros.

À muito mais para falar acerca de este assunto mas estariamos aqui pag e pag a tenta explicar.

Por isso lembrem-se que basta umas vias separadas, uma boa fonte, subwoofer, bons cabos e acima de tudo uma boa instalação para se conseguir atingir um nivel engraçado.

A vida custa a todos, por isso se neste momento não podem fazer tudo, à que fazer por etapas e bem, este mês um bom par de altifalantes , no proximo e visto estar a chegar o Natal, a fonte (auto-radio) e por assim em diante no fim vão ver que a demora é recompensada e acabam por dar valor a tudo o que realizaram e compraram.

Espero ter ajudado, abraços;)
 
Last edited:
Fotos: antes/depois

14112007004ez9.jpg



15112007002to6.jpg
 
Last edited:
AUDIPOWER

gostei muito das dicas e de perceber algumas coisas k explicaste :clap:
realmente, plo que parece em muitos tópicos que por aqui aparecem, eu me incluo a comentar alguns e percebe-se que o pessoal não desgosta do som de origem, mas há sempre um mas...
uns tem colunas paradas em casa e querem dar uso, outros querem manter os comandos do volante e não trocam a fonte, outros querem mudar tudo e não sabem o que comprar, outrs querem puxar pelo material de origem com subs e amplificadores, há de tudo...

pessoalmente, e daí o meu reply, já falei em alguns posts, gosto do som, penso que está optimo, mas gostava de o melhorar e (como dizes) poder tirar melhor partido se calhar do que, maior fidelidade e som mais definido.
atras, veio com apenas woofers, faltam tweeters, tenho 5lugares...

supondo que na frente mantenho o original, o que aconselhas pra tras??nos lugares de origem se possível, era colocar ou so tweeter ou um kit 2 vias.
qual??
quanto a sub, era uma hipotese, se for melhor opção que um amplificador...

se poderes dar resposta, agradecia, visto saber que percebes do assunto :whistle:
podes mandar PM também, na boa.obrigado desde já...quero passar na loja um dia destes, temos que combinar isso pra ficar a conhecer e ver melhor o que tens ;)
 
Boas Tomas,

Por acaso gostei dessas colunas :D Como ficou o som a nivel de bass!??Aguenta-se!??eu queria ter o "mesmo" efeito sub mas evitando colocar o mesmo!!!

Gnd Abraço
Boas Mfavr

As colunas sao mais para um bom midle e um bom treble nao tao bom como woofer. mas que o som e bastante claro e de qualidade... sem duvida. a postriori ei de por umas colunas atras mas estas ja para fazer de woofer. claro que com a potencia que tem convem sempre um amplificador para se poder usufroir na totalidade. umas vez que os radios nao dao mais, em media, que 32W RMS mesmo os alpine que dizem 60X4 tem cerca de 38W RMS uma vez que as colunas sao de 100W RMS e preciso alimentar o bicho...
Espero ter ajudado

Um abraço e boa escolha
 
Boas pessoal.

A melhor opção no 6l para quem quer ter um bom som será mesmo as 2 vias separadas, woofer na porta, tweeter no triangulo.........A vida custa a todos, por isso se neste momento não podem fazer tudo, à que fazer por etapas e bem, este mês um bom par de altifalantes , no proximo e visto estar a chegar o Natal, a fonte (auto-radio) e por assim em diante no fim vão ver que a demora é recompensada e acabam por dar valor a tudo o que realizaram e compraram.

Espero ter ajudado, abraços;)

Sem Duvida alguma que ajudas-te e muito..sinto me muito mais esclarecido e assim ja nao me vou precepitar na escolha do som...tal como dizes mais vale aos poucos, pois no final recompensa e bem!!

Mais uma vez muito obrigado pela informação tão detalhada!;););)

Gnd abraço

AUDIPOWER

gostei muito das dicas e de perceber algumas coisas k explicaste :clap:....
se poderes dar resposta, agradecia, visto saber que percebes do assunto :whistle:
podes mandar PM também, na boa.obrigado desde já...quero passar na loja um dia destes, temos que combinar isso pra ficar a conhecer e ver melhor o que tens ;)

Boas MagaDS,

Uma vez que utilizas o meu topico para satisfazer mais as tuas duvidas do que propriamente dares uma opinião, agradecia-te que não pedisses resposta por pm pois isto é um forum de partilha de informaçao e não de informação confidencial... :whistle:

Abraço ;)

Boas Mfavr

As colunas sao mais para um bom midle e um bom treble nao tao bom como woofer. mas que o som e bastante claro e de qualidade... sem duvida. a postriori ei de por umas colunas atras mas estas ja para fazer de woofer. claro que com a potencia que tem convem sempre um amplificador para se poder usufroir na totalidade. umas vez que os radios nao dao mais, em media, que 32W RMS mesmo os alpine que dizem 60X4 tem cerca de 38W RMS uma vez que as colunas sao de 100W RMS e preciso alimentar o bicho...
Espero ter ajudado

Um abraço e boa escolha

Obrigado mais uma vez Tomás por partilhares a tua expriencia com essas colunas...
Sem duvida que cada vez me sinto mais informado e tentado a gastar mais uns eurois para que o resultado final seja mais satisfatorio!:D

gnd abraço Tomas
 
sabes que a malta do som é diferente da malta dos turbos :rir:

Aqui é um tema que até se torna mais "facil" de explicar e delinear bastante o que se pode ter ou não e o que se gosta mais ou menos!

O som também é muito complicado porque depende bastante dos generos de musicas que ouvimos no dia a dia...

O som do 6L é um som bastante satisfatorio para as pessoas que ouvem musica, e rádio no dia a dia, e que tanto lhes faz se vivem ou não sem música...

A nós que vivemos para o som... á muito caminho por explorar e cada carro é um caso, cada pessoa é um caso, cada componente é diferente...

Temos é de realmente ter noçao que depende muito do nosso bolso e também do que podemos/queremos ter...

Temos é de saber que por vezes ao mudar algo que está "pensado" de origem, por algo assim ás 3 pancadas e "barato" iremos eventualmente piorar todo o conjunto que temos...

Eu que no meu ibiza tenho todo aquele projecto "enorme" de som, no 106 da minha maria também lá meti som, mas muito mais "modesto"

Apenas lhe pus um rádio Alpine, mais umas colunas nas portas DLS MS6A (que só agora vão ser montadas) mas foi montado provisóriamente o Tweeter + Crossover das DLS, mais os woofers da Alpine 13cm... Agora é que vai levar os DLS 16cm..

Atrás está 2 sub's phase de 12"... ligados a um amp so para eles... Não tenho mais amp nenhum para colunas.

Ou seja, com isto quero dizer que mesmo gastando pouco consegui dar muito boa qualidade "satisfatoria" face ao gasto...

(tenho igualmente umas colunas ovais no 106...) e sou contra elas! mas é verdade que akilo dá mais "volume" lá isso dá... mas andam mais tempo "mais baixas" que a frente, pois o sub é que faz os graves...

Conselho:
Quem gosta de música, quem não vive sem música, antes de gastar seja o que for em som para o carro deve pensar o que quer mesmo!
Opinião de quem já gastou rios e rios de dinheiro em som... A fonte é a primeira coisa que se deve ponderar e é o "principal" do sistema...
é o Coração... se for de tanga o resto pode ser mt bom... pouco lhes vai valer o serem...

:)
 
Last edited:
Boas pessoal,

Queria por um som a maneira no 6l, mas nao me aptecia gastar muitos euros...:)

Tenho aqui paradas umas blaupunkt gt series GTC 172 de 120w/40w de 16.5cms...

Agora resta-me a duvida se compensa meter estas ou não!?

Tenho tambem um sub da phonocar de 500W e umas ovais gt series,mas não me aptecia muito andar a passar cabos e furar a chapeleira...

Caso não compense as blaupunknt o que aconselham a frente para ficar com um bom som evitando assim o sub!!??

Desde ja obrigado pela ajuda a todos

Gnd abraço

Mfavr
Estamos entendidos :rolleyes:
vou so responder, com a minha opiniao ao k perguntas:
tenho paradas tambem umas colunas blaupunkt, 200w, 50wRMS, 16,5cm e 3 vias, nao separadas...nao compensa colocar no carro, perdes em vez de ganhar, penso ser o mesmo caso k se passa contigo, pois o carro prepara-te já pra vias separadas, k dao muito melhor som, pois tens colunas especificas pra sons agudos, e depois medios e graves, daí se colocares umas k dao todo o tipo de som, na mesma saída teras menor qualidade pra poderes ter tudo junto...nem te dá bom grave, nem bom agudo...

como ja se falou, pensa em trocar faseadamente, é preferivel colocares sub, retiras algum som das colunas, e elas agradecem, ficam com mais expansão, ganhas graves; depois colocando colunas, teras k melhorar ou a fonte, ou colocar amplificador, pra tirares partido das capacidades das colunas, senao teras um som bom, mas nao no seu maior potencial...

WHITE CUPRA
falas bem :clap:

Abraços boa discussao
 
Back
Top