Óleo de motor, tipo de motor, etc

Olá,

Entretanto está a chegar a altura de trocar o óleo ao Ibiza, que já vai com 508k kms. Apesar de estar muito rodado, não tem sido o motor a fonte de problemas.

Surgiram as seguintes questões:
1) Que óleo devo usar para um 6L2 1.4 TDI?
2) Dado o elevado número de kms, o óleo deverá ser mais viscoso? Reparei que no sticker da última troca de óleo indica que colocaram um 10W-40... Apesar de eu ter encontrado maioritariamente 5W como o aconselhado...
3) Encontrei esta lista no fórum: https://www.ibizaclubpt.com/threads/infos-oleos-motor-pd-norma-505-01.7065/ - o 1.4 TDI é um motor PD?

Se isto for duplicado de alguma thread avisem - peço só que me indiquem a ref.

Obrigado!
 
Boas, esse motor leva Óleo 5w40 norma VW 505.01

Pelo que o meu mecânico me disse, mesmo que o motor tenha muita kilometragem, ele não me aconselhou mudar a viscosidade.
Aconselhou-me a manter.

E sim, o motor 1.4 TDI é um motor PD, no caso dos 6L
 
Boas, esse motor leva Óleo 5w40 norma VW 505.01

Pelo que o meu mecânico me disse, mesmo que o motor tenha muita kilometragem, ele não me aconselhou mudar a viscosidade.
Aconselhou-me a manter.

E sim, o motor 1.4 TDI é um motor PD, no caso dos 6L

Obrigado pela resposta!
Vou procurar pelo óleo então ;)
 
No minimo um 5w40 com norma vw 505.01 ou superior vw 507.00 por exemplo,respeitando estes 2 fatores,certamente tens motor para mais 500mil kms...A pessoa que colocou 10w40 nesse motor se foi um mecanico,não devia ser chamado de tal! Esse motor não pode andar com 10w40, além de poder danificar a cablagem dos injetores,as tuches e a arvore de cames sofrem mais com isso,o que nestes carros já é algo comum ter desgaste algo precoce,já para não falar que a bomba de óleo esforça-se mais com óleo mais viscoso! O carro tenha 0 kms ou 2 milhões deve andar SEMPRE com viscosidades recomendadas pelo fabricante,e obviamente respetivas normas... Isso de mudar de viscosidade consoante os kms,é conversa de mecanicos tipicos "maneis gt's",que para eles os motores andam todos com o mesmo óleo,por essa ordem de ideias quando um carro tiver mais de 1 milhão,anda com massa consistente ;)...Existe o noack dos óleos,que são as perdas por evaporação e há que ter consideração a isso,pois muitas vezes mudam para viscosidades maiores,"por exemplo em motores que podem levar 10w40,passar de 5w40 para 10w40,e o consumo do óleo mantem-se ou em alguns casos até piora com 10w40! Não é preciso utilizar um óleo de 50 ou 60 euros,o que é preciso é respeitar a viscosidade e normas que referi...Se queres o meu conselho,um bom óleo relação preço/qualidade,repsol 505.01,há na endado a 20 euros com portes grátis...
 
por essa ordem de ideias quando um carro tiver mais de 1 milhão,anda com massa consistente ;)

Bem visto... sim, foi um mecânico que colocou. À pala deste deste tipo de coisas é que decidi vir aqui ao fórum perguntar - sem ter um mecânico de confiança, mas vale eu ir fazendo as pequenas coisas por mim,pelo menos sei o que o carro leva.

Vou dar uma olhada no endado então!

Obrigado pela info ;)
 
Eu fiz a revisão recentemente ao meu Ibiza, também 1.4 TDI, e levou Castrol Edge 5w40, aconselhado pelo mecânico.
Dà uma vista de olhos nesse óleo também.
Comprei na autopartslogistic e ficou-me a 32€ se não estou em erro.
 
Bem visto... sim, foi um mecânico que colocou. À pala deste deste tipo de coisas é que decidi vir aqui ao fórum perguntar - sem ter um mecânico de confiança, mas vale eu ir fazendo as pequenas coisas por mim,pelo menos sei o que o carro leva.

Vou dar uma olhada no endado então!

Obrigado pela info ;)

Nem mais amigo,ao fazermos essas pequenas coisas além de pouparmos dinheiro,podemos escolher o material que queremos,pois por exemploa nível de óleos,há pessoas que tem mais preferência por marca x outros por y,e assim podem juntar o útil ao agradável!

A endado tem uma vasta gama no que toca a óleos e para mim tem uma vantagem,não pagas portes,ou seja na maioria das lojas é preciso fazer x de compras para ter portes grátis e ali não!

Não é preciso agradecer,a meu ver é para isso que serve o fórum,ajudarmos uns aos outros,e principalmente continuarmos a manter as máquinas com saúde,sabes que provavelmente esse mecânico que colocou 10w40,é daqueles que compra o bidon de 200l de 10w40,e corre tudo que seja carro com esse óleo,infelizmente e embora pareça uma ideia um bocado "pré histórica" há muitas oficinas a trabalhar assim nos dias de hoje,depois claro que a continuar assim,a mecânica do carro mais dia menos dia ia ressentir-se,quanto mais não fosse a cablagem dos injectores que são bastante sensíveis ao tipo de óleo usado.
 
Back
Top