O que melhorar num Leon 1P 1.6 a gasolina?

Adoro o carro mas queria dar um cheirinho ao motor que bebe muito para o que anda.
Já mudei filtro de ar, escape, velas mas a diferença foi pouca.
Sei que mexer na centralina deste motor também não trás grande coisa, mas haverá algo que possa fazer ?
Obrigado
 
Ok e agora numa perspectiva mais realista... há algo abaixo dos 1000eur que possa fazer com resultados significantes?
 
Ok e agora numa perspectiva mais realista... há algo abaixo dos 1000eur que possa fazer com resultados significantes?

Boas amigo.. num carro a gasolina sem turbo não há coisa que possas fazer a preços aceitaveis que te resultem em mais que um ganho total (de tudo o que fizeres junto) de uns 10/15 cvs..
Podes turbinar, podes trocar motor.. mas mantendo o que tens e depois do que já fizeste, só vejo tirar peso e usar menos o travão..
Se efetivamente queres mais andamento e não queres estar a trocar material que te fica caro e "não legal", talvez o melhor seja trocar de carro por um que te possibilite isso..
 
Pois eu devia ter pensado nisso antes de pintar o carro, trocar de jantes, pneus, filtros, escapes e uma série de extras que pus. Agora já tenho muito investido para isso.
Queria alguém entendido em mecânica, não sou especialista mas deve haver algo que se faça sem estragar o motor..para um 1,6 que agora deve estar a rondar os 112cv, acho que anda pouco e consome muitoooo...
Mais ideias?
 
Querias alguém entendido em mecânica? hehe

Nem eu nem o fabregas somos mecânicos.. mas já andamos nisto há uns anos valentes.. Se houvesse algo notorio a fazer, já te tinhamos dito.. Sei que é dificil aceitar uma opinião que não vai de encontro ao que esperavamos, mas é a realidade no teu caso.. O que quer que faças, tendo em conta o que já fizeste, que é o normal a fazer em carros atmosféricos a gasolina, e que em alguns dá um resultado agradável, no teu caso não provoca grande diferença, pelo carro que é..

O que podes fazer, não querendo fazer nenhuma das outras opções mais "caras" e complexas que falamos, são coisas que o resultado é baixo..
- aumentar a admissão de ar e injeção de combustível - se for possível para o teu carro, pode andar um bocado mais (pouco) mas vai-te consumir um bom pedaço mais
- se for possível para esse carro, aumentar a rotação que o mesmo permite fazer. vais tirar mais alguma potencia mas poes em risco o motor, pois só vais ter mais potencia que a que tens quando subires às novas rotações "proibitivas"
- colocar rodas mais pequenas - aceleração mais rapida, porém menos ponta e menos grip

Entrando na parvalheira - queres isso a andar com esse motor, mete nitro..

O que queres dizer com anda pouco? Pouca ponta ou pouca aceleracao.. A tua caixa de velocidades pode também estar a limitar, caso seja muito longa para o motor que tem..
 
Last edited:
Eu até o acho rápido em aceleração, e penso que ficou melhor com o filtro kn e escape. Só que ele borra-se todo para tocar nos 190...para um 1600 acho mau e um depósito está a fazer me 400 e tal km... Não me importava destes consumos se andasse mais.
A caixa é a de origem, tem 10 anos, vou ter diferença? Que alteração faziam? (Sem ser mudar de carro ahaha)
Obrigado!
 
Não sei se o que queres é que carro ande mais, ou se beba menos, mas posso sugerir meter um kit a gás, gastas prai 1500€ mas vais poupar muito em gasolina.
 
Não sei se o que queres é que carro ande mais, ou se beba menos, mas posso sugerir meter um kit a gás, gastas prai 1500€ mas vais poupar muito em gasolina.

apoiado, se gostas do carro e fazes mtos kms com ele, é a unica coisa que vejo que realmente compense.
 
E aconselha-se kit a gás? Quais as desvantagens?
E a nível de performance / resposta do motor, há alterações? Tenho de perceber onde comprar um bom, etc.
Isso é interessante mas a minha questão prende-se com algo que me possa dar mais potência ao motor.
 
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Isso é interessante mas a minha questão prende-se com algo que me possa dar mais potência ao motor.

Por ai não vais lá, o gás não dá mais potencia ao motor, mas podes sempre visitar este forum, que vais ficar mais elucidado sobre o assunto.

http://forum.autogas.pt/forum/index.php?sid=d3f26e0852f59693c58e7bed6cafc347

Eu andei para comprar um carro novo a gás, não comprei porque não encontrei carro ao meu gosto, quando acabar a garantia do meu, pode ser que o meta a gás
 
Agradeço a info no GPL mas fugimos um pouco ao tópico... há mais alguma sugestão a fazer neste motor?
Uma caixa diferente iria ajudar em quê? E que caixa?
E alterações ao motor? (que não o queimem)
Obrigado
 
Podes sempre meter um turbo nisso a fazer 0.3 e rezar para que isso não parta porque sinceramente não conheço quem tenha alterado esse tipo de motores.
Esse motor não é feito para ser alterado amigo, simplesmente mete isso original e troca por outro carro com mais potencia e se quiseres manter a gasolina opta por um cupra.
 
Por ai não vais lá, o gás não dá mais potencia ao motor, mas podes sempre visitar este forum, que vais ficar mais elucidado sobre o assunto.

http://forum.autogas.pt/forum/index.php?sid=d3f26e0852f59693c58e7bed6cafc347

Eu andei para comprar um carro novo a gás, não comprei porque não encontrei carro ao meu gosto, quando acabar a garantia do meu, pode ser que o meta a gás

nao compraste o carro ideal para meter a gas... se nao estou em erro esse kit para os tsi é bem mais caro, se meteres o normal vais ter problemas.
 
Gás está fora de questão. Não há postos de abastecimento aqui nos Açores. Turbo também não tenho ninguém qualificado.
Estou a ver que não há mesmo nada a fazer...
O motor do cupra é só tirar este é por o novo ou trás mais implicações ?
Quanto poderia custar ?
Estava convencido que haveria algo a melhorar neste para arrancar mais uns CV... Para 1.6 é fraco...
 
nao compraste o carro ideal para meter a gas... se nao estou em erro esse kit para os tsi é bem mais caro, se meteres o normal vais ter problemas.

Ainda faltam 4 anos para acabar a garantia e até la os kits para Tsi vão evoluir muito e baixar de preço.
 
assim se isso não é possibilidade, e pah talvez consigas melhorar um bocadinho com reprogramação, tens de te informar.
 
Começa por filtro de caixa kn pipecross ou bmc
Depois podes mexer no escape tirar catalisador
Panelas podes tirar a final e meter uma mais artesanal
Coletores podes por 4-2-3-1
Meter velas melhores bobines não vale apena inventar
Depois disso podes fazer uma repor que deve tirar mais ao menos 10hp mais as mod ouros 5-10hp nisto deves gastar a volta dos 500-800€ depois vai do que queres
Podes por barras AA supereriores e inferiores rebaixar e nas curvas porta se melhor
Não aconselho admissões directas já tive tirei porque os Ahid mandam te parar e e logo IPO b de caras . Boa sorte


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Essa de tirar o catalisador tem ganhos efectivos ou é só barulho? Passa na inspecção ? E essa estratégia de futebol para os coletores é para quê? Tira-me da ignorância sff :)
 
Tu tens coletores conjuntos coletores independentes melhoram a saída de gases . Tirar Catalisador faz com os gases saiam melhor na IPO arranjas alguém que te leve o carro mas acho que se procuras alterações mecânicas não podes estar preocupado com a IPO


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