Multa de excesso de velocidade! Ajuda.

Boa tarde, à poucos dias fui apanhado por um radar movel, só me apercebi quando fui mandado parar, pensei eu que tivesse passado um pouco dos 70 e fosse apanhar uma multa leve, mas não, o radar estava supostamente numa localidade que não tem casas nem pessoas nem sinalização a falar dos 50 e que a estrada tem as mesmas caracteristicas do que a que 50 metros atras tem a placa a dizer limite 70 e nada a falar dos 50 ( Vou por as fotos que tirei da net por outra pessoa que tambem foi multada no mesmo sitiu )

Fui acusado de passar a 95 nessa zona ficando com a multa de grave devida a tolerancia de 5km/h.

Tenho a carta a apenas 1 ano e nao sei se vale a pena reclamar de algo, paguei a multa de 120 € mas nao sei o que me vai acontecer mais mas achei um pouco injusto visto que ali o que se nota mais é o limite de 70, por ali logo um radar depois da placa de Faias é mesmo para caçar a multa facil.
Não sou nada de andar rápido mesmo e quem ia comigo no carro também ficou espantado, achávamos todos que era uma paragem de controlo normal.

Ficam as fotos e espero as opiniões :

2my46zk.jpg


21j7gua.jpg


2itg27n.jpg


9gd5jr.jpg


earqet.jpg


A defenição de localidade no codigo é : "Zona com edificações e cujos os limites são assinalados com os sinais regulamentares"
 
Não estou a ver grande volta a dar...

é verdade que é caça á multa mas... têm a faca e queijo na mão...

Tem o sinal de Entrada na localidade... apesar da falta da placa de 50... localidades é 50 Km/h..
é triste.. mas por falta de uma placa de proibição a mais de 50, ainda vais ficar sem carta...

é o pais que temos... é mais facil ir multando que pura e simplesmente apostar na sinalização...

Não é desculpa mas...
aqui nos pontos negros das estradas, se alguem se despista... " ah e tal excesso de velocidade"
lá fora antes do ponto negro tem boas placas a avisar...
Diferenças de mentalidades
 
Não estou a ver grande volta a dar...

é verdade que é caça á multa mas... têm a faca e queijo na mão...

Tem o sinal de Entrada na localidade... apesar da falta da placa de 50... localidades é 50 Km/h..
é triste.. mas por falta de uma placa de proibição a mais de 50, ainda vais ficar sem carta...

é o pais que temos... é mais facil ir multando que pura e simplesmente apostar na sinalização...

Não é desculpa mas...
aqui nos pontos negros das estradas, se alguem se despista... " ah e tal excesso de velocidade"
lá fora antes do ponto negro tem boas placas a avisar...
Diferenças de mentalidades


Mas penso que para ficar sem carta é preciso ter ainda mais uma grave. É uma muito grave ou duas graves acho.
 
É duas graves ou uma muito grave. O limite aí é 50 km/h, tens o sinal de inicio de localidade que te indica isso mesmo. Eu também estou a espera de uma num sitio parecido, mas com um bocadinho mais de velocidade...

cumprimentos
 
Mas penso que para ficar sem carta é preciso ter ainda mais uma grave. É uma muito grave ou duas graves acho.

Fora o tempo de carta.

O normal é ser emitida pena suspensa, ou seja ficas "ilibado" mas se cometeres uma infração no prazo de um ano levas a dobrar.

Tendo em conta o teu tempo de carta, já não sei, mas podes ficar sem carta e ter de fazer novo exame, digo eu, que acho que agora é assim.

Quanto a ser localidade ou não, a partir o momento que apanhas o sinal de inicio de localidade, o limite é de 50, o sinal de 70 vem alertar para a redução de velocidade, e consequente abrandamento.
Só ficas fora de localidade, se aparecer o sinal que indique fim de localidade, como os abaixo:

http://www.estradasdeportugal.pt/si...=DEB32046-58C0-40A7-9F95-197670B9328E&grupo=5

ou o sinal C20a

c20a.png


"Fim de todas as proibições impostas anteriormente por sinalização a veículos em marcha"
 
Se foi depois da Placa "FAIAS" não há mesmo nad a afazer, a Placa indica que tás dentro de uma localidade...Claro que o "metodo" é questionavel, mas que se pode fazer..
Abraço
 
Se foi depois da Placa "FAIAS" não há mesmo nad a afazer, a Placa indica que tás dentro de uma localidade...Claro que o "metodo" é questionavel, mas que se pode fazer..
Abraço

Pois, estou feito entao, nao sei se devo esperar ficar sem carta durante algum tempo ou nao ? Se sim quanto tempo demora a chegar a carta a casa alguem sabe ?

Ali qualquer pessoa menos atenta passava facilmente dos 50 tendo pouco antes estado ali um sinal de 70, aquilo nao devia poder ser comparado com outros locais onde também é 50 e tem montes de gente casas etc.
 
è uma contra ordenação Muito Grave...com menos de 3 anos de carta prepara-te para o "pior"...
Abraço, e boa sorte....
 
è uma contra ordenação Muito Grave...com menos de 3 anos de carta prepara-te para o "pior"...
Abraço, e boa sorte....


Foi grave e não muito grave, mas mesmo no limite, senao a multa nao era 120 € :X .

Dentro das Localidades

Até 10 km/h 60 a 300 euros Leve
10 a 20 km/h 120 a 600 euros Grave
20 a 40 km/h 300 a 1.500 euros Muito Grave
Mais de 40 km/h 500 a 2.500 euros Muito Grave
 
Foi grave e não muito grave, mas mesmo no limite, senao a multa nao era 120 € :X .

Dentro das Localidades

Até 10 km/h 60 a 300 euros Leve
10 a 20 km/h 120 a 600 euros Grave
20 a 40 km/h 300 a 1.500 euros Muito Grave
Mais de 40 km/h 500 a 2.500 euros Muito Grave
Então passas a 95 num local onde podias passar a 50, dão te tolerância de 5km/h, que só se aplica segundo a lei, em caso de não ultrapassar o limite....ainda tiveste sorte....
 
Então passas a 95 num local onde podias passar a 50, dão te tolerância de 5km/h, que só se aplica segundo a lei, em caso de não ultrapassar o limite....ainda tiveste sorte....

Pois, na minha cabeça ia a 90 onde podia ir a 70, era mau mas era menos mau visto que ali por perto quando vou a 80 , 70% dos carro me ultrapassam.

Nao liguei a placa com o nome da localidade, esperava ver um sinal a dizer 50 talvez. Agora já sei.
 
Pois, na minha cabeça ia a 90 onde podia ir a 70, era mau mas era menos mau visto que ali por perto quando vou a 80 , 70% dos carro me ultrapassam.

Nao liguei a placa com o nome da localidade, esperava ver um sinal a dizer 50 talvez. Agora já sei.
Não me interpretes mal, mas o que quis dizer é que depois de serem F***** da P***, ainda foram teus amigos ao retirar os 5Km...Aqui em Braga também há um local bem conhecido, em frente ao Centro de Nanotecnologia, onde nunca vi ninguém a passar a 50km/h, e eles lá estão escondidinhos numa estrada perfeitamente visível com 3 faixas de rodagem:(
 
é mesmo muito estranho, tu passas 45km acima da velocidade permitida, com a redução vens para 40 km (a mais do permitido). Logo a multa enquadra-se na escala de muito grave, o estranho mesmo e so te limparem 120€... :S
Reza para que fique tudo por ai... Se não te tivessem mandado parar sempre dava para meteres outra carta de condução, sendo assim é lixado...
 
Ora agora que já se pronunciou o ppl mais entendido de código... ( onde já vai o meu :) )... queres um conselho?

Xiu..... no meio disto tudo, se apanhares uma grave e pena suspensa, já não é nada mau ;)

Agora depois disto lembra-te que á segunda...

Ps. Primeiro que recebas algo em casa... não esperes sentado :D deixa rolar mas com juizo!!!!
 
quando nao nos mandam parar, é facil d nos safarmos, agra assim e mais complicado. cá na zona tambem a cenas assim, tipo locais de entrada de localidade, que fica no meio do mato sem casas e afins.dps de muitos terem sido apanhados, decidiram meter areia onde eles estacionavam, e pintar a placa de localidade de branco.
 
sim has-de receber algo...uma minha demorou 4 meses a chegar...e eu ja me tinha esquecido dela...tinha carta á menos de 2 anos...só que nao fui mandado parar logo...paguei 120 € tambem ...mas pelo que me enviaram era muito grave (podia 120 apareceu a 192km/h QUE AINDA DUVIDO COM UM FORD FIESTA na VDG e estava sujeito a cassação de carta durante 12 meses ou efectiva se tivesse menos de 3 anos de carta...ora o carro tava em nome no meu pai...eu consegui safar me pois ele assumiu como se fosse ele a conduzir...pediu se recurso para ficar pena suspensa visto ter 12 anos de carta e nunca ter tido uma multa...ainda aguardo resposta ja passaram mais 4 meses....portanto é esperares e deixares tudo andar como ta que de grave a muito grave é uma bela diferença....
 
O que tinha posto ai estava descatualizado.

Este é o actual nas localidades :

Dentro das Localidades
Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve
20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave
40 a 60 km/h 300 a 1.500 euros Muito Grave
Mais de 60 km/h 500 a 2.500 euros Muito Grave

Desculpem o engano, assim 50+40 = 90 que foi o limite já com os -5 .
Ficou na grave.

Portanto o melhor é ficar calado nao é ? Mesmo sabendo que foi uma caça e uma armadilha nao tenho por onde pegar ?
 
O que tinha posto ai estava descatualizado.

Este é o actual nas localidades :

Dentro das Localidades
Até 20 km/h 60 a 300 euros Leve
20 a 40 km/h 120 a 600 euros Grave
40 a 60 km/h 300 a 1.500 euros Muito Grave
Mais de 60 km/h 500 a 2.500 euros Muito Grave

Desculpem o engano, assim 50+40 = 90 que foi o limite já com os -5 .
Ficou na grave.

Portanto o melhor é ficar calado nao é ? Mesmo sabendo que foi uma caça e uma armadilha nao tenho por onde pegar ?


Geralmente todas as multas são feitas através do método da caça, por muito injusto que seja!! :cool:

Mas ainda assim passaste numa localidade a 90, por onde queres pegar?

Caça à multa ou não, fizeste uma infracção e foste apanhado, que juiz te iria dar razão?!?
 
Geralmente todas as multas são feitas através do método da caça, por muito injusto que seja!! :cool:

Mas ainda assim passaste numa localidade a 90, por onde queres pegar?

Caça à multa ou não, fizeste uma infracção e foste apanhado, que juiz te iria dar razão?!?

Visto dessa maneira tens razão, mas acho que as coisas nao podem ser vistas da mesma maneira, do genero 90 nessa "localidade" nao é igual a 90 nas localidades que estão cheias de gente, pessoas e crianças , passadeiras etc.
Não devia ter o mesmo limite de velocidade era por ai que queria pegar e tambem por porem lá uma placa a dizer 50 como em todo o lado tem que chama mais a atenção.
 
boas a todos,

vou tentar ser curto,

de facto, ha uma placa que indicativa de localidade, mas a verdade e que há um sinal com hierarquia superior, o de limite max. de velocidade, dos 70km/h, todos nos nas auto estradas passamos por localidades e não é por isso que vamos começar a andar a 70! estou a exagerar para ver se me percebem!

No teu lugar, eu faria uma cartinha muito bem redigida, dirigida a entidade mais superior competente a explicar o caso, e argumentado que apesar de saberes que se trata de uma localidade tinhas avistado o sinal de 70 km/h e alegando que devido as boas condições de visibilidades e climatéricas etc etc etc, excedestes-te em 20 km/h e que por isso pedes desculpa etc e tal....

como meu pais resultou, ia na Circunvalação (Porto) a 80km/h onde só e permitido 50km/h....

apesar de no nosso pais as coisas funcionarem como sabemos, nada como admitir os erros e falando com a pessoa certa pode ser que desta passe!

Boa Sorte amigo, e para a próxima tem mais atenção,o problema principal não são as multas, mas sim a segurança, imagina que te aparecia uma criança a frente! a essa velocidade estas a imaginar o fim....
 
Last edited:
Back
Top