Mudar Líquido Refrigeração (G12)

Boas,

Apanhei um susto há pouco tempo.
Vou para colocar água no depósito dos mijas quando verifico que não tenho G12 nenhum no depósito.
Fui com o carro ao mecânico, viu-se se havia fugas e estava tudo ok.

Pensou-se logo em junta da cabeça queimada...

Na altura o que o mecânico fez foi acrescentar água destilada e disse-me para andar com o carro uns tempos e ir estando atento ao nível a ver se descia.

Entretanto já se passou mais de 1 mês e o nível mantém-se. Está no mínimo, mas isso pode ser porque ele quando colocou não ter colocado o suficiente e quando entrou no sistema o nível desceu.

Ele diz que o facto de ter desaparecido pode ter sido um erro dele. O carro esteve lá a mudar o óleo, filtros, a meter discos e pastilhas e ele diz que verificou o nível do G12 e pode-se ter esquecido de fechar correctamente o vaso de expansão.

Agora, queria era colocar G12 como deve ser, não quero andar com água...

Como se muda? Que cuidados devo ter? É só purgar a "água destilada" que lá está e acrescentar G12?

Obrigado
 
deves antes de mais saber se foi descuido dele ou não, eu voltava a meter agua destilada e marcava o nivel, isto porque o G12 ainda é caro..

retiras um dos tubos que fica mais abaixo do radiador e depois é só atestar o vaso e ligar o carro, passado um pouco vai ficar novamente vazio e voltas a atestar, fazes isto até o termoestato abrir e ai acertas o nivel.

nunca metas agua da torneira e ve 1º se não tens mesmo nada que faça o G12 desaparecer.
é estranho é o carro não ter avisado da 1º vez que não tinha G12
 
Boas ibiza 6l esquece a seat falha nestas pequenas grandes coisas não tem aviso de falta de anticongelante, o aviso é ires vendo!
Mas dá para fazer, eu no meu 6l sport tenho sensor G12 graças ao João Mateus que fez a instalação e andas mais descansado!
 
deves antes de mais saber se foi descuido dele ou não, eu voltava a meter agua destilada e marcava o nivel, isto porque o G12 ainda é caro..

retiras um dos tubos que fica mais abaixo do radiador e depois é só atestar o vaso e ligar o carro, passado um pouco vai ficar novamente vazio e voltas a atestar, fazes isto até o termoestato abrir e ai acertas o nivel.

nunca metas agua da torneira e ve 1º se não tens mesmo nada que faça o G12 desaparecer.
é estranho é o carro não ter avisado da 1º vez que não tinha G12

Sim, o que tenho feito actualmente é andar com atenção mas sinceramente não tem mexido.
Vou experimentar adicionar mais água e ver se mexe.

Para mudar, retiro o tubo e depois supostamente sai a água que lá está correcto?
Acrescento e ligo o carro. Quanto tempo tem de ficar ligado? Devo andar com ele ou deixo ao ralenti?

Obrigado pela ajuda gongas

Boas ibiza 6l esquece a seat falha nestas pequenas grandes coisas não tem aviso de falta de anticongelante, o aviso é ires vendo!
Mas dá para fazer, eu no meu 6l sport tenho sensor G12 graças ao João Mateus que fez a instalação e andas mais descansado!

Sim, no 6L não tem avisador.
Isso é uma mod bastante útil!
 
Não precisas de tirar nenhum tubo!
No canto inferior do radiador, do lado do condutor tem uma espécie de torneira.

Sent from my ONE A2003 using Tapatalk
 
a torneira demora muito a sair o liquido fora, por isso é mais rápido tirar o tubo debaixo do radiador que se for como o golf iv é encaixe rápido são fáceis de tirar.

depois de sair tudo, voltas a meter o tubo e enches o vaso até não levar nem mais uma gota, ligas o carro e vais ver que vai descendo, assim que começar a descer voltas a encher, se quiseres vais dar uma volta, aos de 1km vais ver que desceu logo o liquido.
tens de andar ou deixar ao relantim até atingir os 90º e abrir o termostato, só assim o circuito fica completo, depois disso é acertar o nível e está feito. se por acaso não deixares abrir o termostato o que vai acontecer é que quando abrir o liquido vai descer e depois vais pensar que comeu liquido ou assim ;).

para saberes quando abrir o termostato, apalpas os tubos de agua do radiador e tem de estar os 2 sensivelmente a mesma temperatura, se um tiver mais frio é porque ainda não abriu
 
Se continuares a ter perda de anticongelante sem causa aparente, pode ser problema na tampa do reservatório.

Mete G13 original para não teres outros dissabores no futuro.
 
Boas, alguém me sabe dizer se o modelo 6k2 tdi 110cv também torneira para purgar o líquido de refrigeração ?
 
Back
Top