* Montar BMC-CDA

Montar BMC-CDA

Boas,
estou so a criar este topico pk antes de montar esta admissao, nao fazia ideia komo era e nao encontrei nd k explikasse kom imagens os passos.
dps de ter a ajuda do user Jmb, acabei por me aperceber k ate é relativamente facil.
de kk das formas, hj voltei a desmontar e voltar a montar o filtro pk preferi substituir as abraçadeiras metalicas k vinham por umas do Aki k axo k sao melhores (a parte do parafuso pelo menos)
aqui fika um pekeno DIY para kem kiser

DIY - BMC-CDA | Seat Ibiza 6L Sport 16v 100cv

1-As peças obviamente :p De salientar aki, k o filtro vem kom apenas duas abraçadeiras metalicas.. :mad: no minimo têm k ter 3 komo vao ver a seguir. mas arranjam isso facilmente e é barato.. 4 abraçadeiras custam 3€
so têm k ver a medida, no caso deste CDA/70-130, comprei da medida 68mm-90mm
01.jpg

já kom a liga metalica cortada e moldada à medida k kiserem, dependendo do sitio onde vao por o filtro

2-O local a adaptar o tubo k vem do motor ate ao filtro
02.jpg


3-O sitio onde esta preso o filtro esta assinalado com um circulo vermelho. No quadrado, komo podem ver é onde prendem uma das pontas do tubo. este é o ponto k pode dar mais xatices, o acesso nao é facil e convem k fike bem preso ali. no meu caso axo k inda podia tar melhor, mm dps duma boa suadela :whistle:
03.jpg

07.jpg


4-Isto é a posiçao k optei por ter o filtro, seguindo o conselho do Jmb, e como vao ver de seguida, parece me o mais facil (kom o material k tinha disponivel) para receber a melhor corrente de ar. mas se prokurarem e se tiverem a tubagem necessaria, podem dispor o filtro como kiserem desde k tenha o espaço necessario e k no fim receba a maior quantidade de ar possivel. fika ao gosto de kada um
04.jpg


5-O tubo k liga o filtro ate proximo da grelha da frente. nao tirei uma foto da vista da grelha de fora, mas tentem apontar o tubo de forma a conseguirem-no ver do outro lado da grelha
05.jpg

06.jpg


*Pelo k as pessoas dizem, para se usufruir ainda mais deste filtro, convem mandar fazer akela 1ª curva de 90º em silicone, ate pk ao k parece, a tubagem k vem kom o filtro akece kk koisa e nao nos interessa isso ;)
eu inda me vou informar, mas tb deve haver opçoes de criar uma tubagem completa de um material diferente e melhor

para acabar fiz um pekeno filme, tambem kom o tlm, para ver se o filtro nao estava solto kom aceleraçoes.. kem tiver o Nokia Multimedia Player pode ver, e klaro está.. ouvir tb :D
http://rapidshare.de/files/22100840/BMC-CDA_sound.zip.html
utilizem esse link para sakar o video

e é tudo.. nao sou grande entendido em mecanica, por isso é k tb fiz este DIY para kem for noob komo eu lol.. espero k esteja simples e k as imagens valham mais k o texto :D
para terminar, de referir k kem me ensinou e montou o filtro da primeira vez foi o Jmb k fez me esse favor em ka vir e montar isto sem problemas por isso os creditos sao para ele também

fikem bem
 
Last edited by a moderator:
Nice DIY... Será que o proximo sera montar os tubos de silicone e ficar tudo certinho?!?!? Quem sabe serei eu a fazer o próximo DIY....

Cumps
 
Bom DIY :D

Bem esse motor parece kuase o meu tem uma diferença onde sai o tubo do Ar Kente do motor, ja agora como tapas-te esse tubo?

K diferenças notas com a alteração?
 
eSck, por acaso notaste o mesmo que eu????

O tubo que vem com o BMC, é ligeiramente mais largo (10mm) que a borboleta da admissao e que as proprias entradas no filtro?!?!?! Por acaso não medi na altura, mas ou o tubo é de 80mm e a borboleta da admissão 70mm, ou o tubo é de 70mm e a borboleta da admissão de 60mm.

Corrige me se estou enganado, mas pelo que vejo nas fotos, qd tiraste o tubo, ele tem uma zona que levou um bom aperto.

Por acaso eu qd estava a montar, estava com medo que o tubo se rasgasse.
E como queria comprar os tubos em silicone, era bom saber a medida certa.


Cumps
 
LauAlf disse:
Bom DIY :D

Bem esse motor parece kuase o meu tem uma diferença onde sai o tubo do Ar Kente do motor, ja agora como tapas-te esse tubo?

K diferenças notas com a alteração?

thx :)
bem, diferenças k para ja note, para alem do marabilhoso som :p , parece k desenvolve um bokadinho mais rapido e um bom aspecto comparativo é por exemplo com o AC.. a diferença de potencia k se nota é a mm komo kd antes ligava o AC
akele tubinho k penso k estas a falar, inda nao esta tapado. tenho k pensar numa soluçao kk tb.. se alguem tiver alguma ideia k diga tb ;)

IbizaR disse:
eSck, por acaso notaste o mesmo que eu????

O tubo que vem com o BMC, é ligeiramente mais largo (10mm) que a borboleta da admissao e que as proprias entradas no filtro?!?!?! Por acaso não medi na altura, mas ou o tubo é de 80mm e a borboleta da admissão 70mm, ou o tubo é de 70mm e a borboleta da admissão de 60mm.

Corrige me se estou enganado, mas pelo que vejo nas fotos, qd tiraste o tubo, ele tem uma zona que levou um bom aperto.

Por acaso eu qd estava a montar, estava com medo que o tubo se rasgasse.
E como queria comprar os tubos em silicone, era bom saber a medida certa.


Cumps
o tubo k vem tem 70mm de diametro.. a borboleta realmente é um pouko mais estreita e tal como eu disse pode ser o sitio onde vos vai dar mais trabalho a acentar ali o tubo da BMC. medida exacta nao vi, mas a diferença nao é mt por isso calculo k o diametro da borboleta seja um pouko mais k 60mm
e tens razao, ali levou um aperto grande e mm assim nao é o k fikou melhor apertado lol.. axo k eu se puxar com força o tubo inda se mexe e eu xeguei a usar uma black&decker para dar as ultimas voltas ao parafuso, mas é uma zona de dificil acesso :rolleyes:

BTW, tava aki a ver o site k deste IbizaR, e os preços dakilo sao puxadotes..
axo k, se konheceres uma garagem perto de ti, mais vale ires la e pedires pa te fazerem o trabalho à medida komo keres
 
Bem, tb tive que apertar bem, mas apertei menos um pouco que tu. É que usei uma fita isolante em aluminio resistente a temperaturas. Na zona da borboleta dei umas qts voltas com a fita ( A fita é como fita cola ) e só depois é que pus o tubo. Com o tubo no filtro fiz o mesmo.

Qt aos tubos de silicone, vou procurar melhor, mas como aqui em lisboa ando a pé, e o Ibiza esta nos Açores, não é fácil me deslocar. Mas devagar se vai ao longe. he he

Como já disse se alguém souber de outra loja de confiança € pela zona de Lisboa, era NICE....

Cumps
 
LauAlf disse:
Bom DIY :D

Bem esse motor parece kuase o meu tem uma diferença onde sai o tubo do Ar Kente do motor, ja agora como tapas-te esse tubo?

K diferenças notas com a alteração?




Qt ao tubo, tb não fiz nada, mas estou aqui a pensar......
Já vi por aí umas curvas em 180º, estou a pensar em pedir ao meu mecanico para me fazer uma em aluminio, e assim direccionar aquele ar quente para o chão. Que tal?? Assim a zona do motor fica mais fresca, e fresco é o que ela quer.

Fica aqui uma opinião.

Que achas eSck?

Cumps
 
O meu tá na tampa do Oleo, s tirar de la o tubo deita oleo Lol.

Um amigo meu falou k num Leon meteu uma filtro pekeno k ia ficando com Oleo edepois trocava, vou perguntar melhor como ele tinha feito isso era num Leon 1.4 16V o 75cv's s ñ me engano Lol.

Pelo k ele me disse esse tubo ao tar ligado a admisão sujo a borboleta e o relanti fica marado.

Kanto custa esse filtro? Meu prob é ter o carro na garantia e ja fikei kom ele mais k uma vez na rua e tenho de chamar o ACP k bule pra VW e vai logo pros gajos :|
 
IbizaR disse:
Qt ao tubo, tb não fiz nada, mas estou aqui a pensar......
Já vi por aí umas curvas em 180º, estou a pensar em pedir ao meu mecanico para me fazer uma em aluminio, e assim direccionar aquele ar quente para o chão. Que tal?? Assim a zona do motor fica mais fresca, e fresco é o que ela quer.

Fica aqui uma opinião.

Que achas eSck?

Cumps

o ar kente sobe e kom a korrente de ar k passa por baixo do karro axo k nao te ia adiantar mt sinceramente..
no meu kaso esse tubinho ta a apontar pa cima.. o ar bate no capot e dps deve-se espalhar, nao creio k afecte directamente a temperatura do motor
 
LauAlf disse:
O meu tá na tampa do Oleo, s tirar de la o tubo deita oleo Lol.

Um amigo meu falou k num Leon meteu uma filtro pekeno k ia ficando com Oleo edepois trocava, vou perguntar melhor como ele tinha feito isso era num Leon 1.4 16V o 75cv's s ñ me engano Lol.

Pelo k ele me disse esse tubo ao tar ligado a admisão sujo a borboleta e o relanti fica marado.

Kanto custa esse filtro? Meu prob é ter o carro na garantia e ja fikei kom ele mais k uma vez na rua e tenho de chamar o ACP k bule pra VW e vai logo pros gajos :|


Epah, é assim, agora fiquei uma beca confuso.
Estas a falar do tubo grosso que sai dos colectores ou de um tubo pequeno que esta perto da admissao??

Qt ao tubo pequeno que esta perto da admissao, esse tem que levar um pequeno filtro ( Filtro respirador ), agora qt ao tubo grosso que sai dos colectores, na minha opinião, fazia o que disse num dos posts anteriores, um tibo com uma curva de 180º , direcionando o ar quente que sai de la para a parte de baixo do carro. Qd digo para a parte de baixo, é mesmo para baixo, numa zona em que a ponta final do tubo, fique numa zona em o ar que sai, seja levado pelo vento.
Epah, não sou mecanico nem nada que se pareça, mas axo a melhor opção.

Agora no VW, não sei como é o motor, mas se dizes que é parecido, então o método deve ser parecido.

O preço do BMC CDA 70/130, ficou me em € 205.

O preço do Filtros repiradores, anda na casa do 20, 30 €

Cumps
 
Last edited:
os motores sao iguais IbizaR ;)
grupo VAG... alias deves ter reparado k mta da tubagem no nosso motor tem carimbo Audi :p
 
IbizaR disse:
Epah, é assim, agora fiquei uma beca confuso.
Estas a falar do tubo grosso que sai dos colectores ou de um tubo pequeno que esta perto da admissao??

Qt ao tubo pequeno que esta perto da admissao, esse tem que levar um pequeno filtro ( Filtro respirador ), agora qt ao tubo grosso que sai dos colectores, na minha opinião, fazia o que disse num dos posts anteriores, um tibo com uma curva de 180º , direcionando o ar quente que sai de la para a parte de baixo do carro. Qd digo para a parte de baixo, é mesmo para baixo, numa zona em que a ponta final do tubo, fique numa zona em o ar que sai, seja levado pelo vento.
Epah, não sou mecanico nem nada que se pareça, mas axo a melhor opção.

Agora no VW, não sei como é o motor, mas se dizes que é parecido, então o método deve ser parecido.

O preço do BMC CDA 70/130, ficou me em € 205.

O preço do Filtros repiradores, anda na casa do 20, 30 €

Cumps

Ia era mesmo esse tubo pekeno, pois o preço é k ñ é tão animador, como tá vai andando ainda lOlOL.

Ia o motor é mesmo igual ou kuase, o meu é Igual ao 1.6 16V 105cv's do Toledo, Leon e o Ibiza tb deve ter um destes.

Ja agora OffTopic, O teu carro nunca te deu problemas de Relantim? Tipo ficar preso nas 1000 rpm's em vez das 800 rpm's com o motor mesmo kente?
 
LauAlf disse:
Ia era mesmo esse tubo pekeno, pois o preço é k ñ é tão animador, como tá vai andando ainda lOlOL.

Ia o motor é mesmo igual ou kuase, o meu é Igual ao 1.6 16V 105cv's do Toledo, Leon e o Ibiza tb deve ter um destes.

Ja agora OffTopic, O teu carro nunca te deu problemas de Relantim? Tipo ficar preso nas 1000 rpm's em vez das 800 rpm's com o motor mesmo kente?


Eu também por enquanto tb não tenho o filtro respirador, apenas esta numa zona mais protegida.

Qt ao ralenti, nunca o vi a ter variações, nem a quente nem a frio, mas cada carro é um caso.

Cumps
 
Pois eu na sexta fui pra fila do McDrive e kando fui ver tinha o carro a beber 1l no CB e tinha o relantim alto, desliguei e voltei a ligar normalizou.

Mas ai a tempos ele tb fez isso, bons motores :(

59 mil km's . . . e volta na volta VW Lol

Uma coisa k este DIY vai ajudar e muito é ao ficar sem o filtro de origem ñ tens la o tubo a mandar oleo pra burbuleta k faz os carros ir abaixo e vai na volta o meu tem isso Bahhhhhhhhh
 
Mesmo stock nunca me aconteceu isso, por isso não sei qual sera a razão.
E o meu esteve stock até aos 30000.

Cumps
 
LauAlf os sintomas q dizes provalvelmente e da borboleta, talvez estaja completamente suja e isso provoca um relenti instavel! A minha namorada tem um polo e tb tem esse problema, agora o carro engasga e tudo ao acelerar! Retira a tanpo do moto e ve a peça igual a q esta assinalada na 2 foto colocada pelo eSck. Por dentro se tiver mto escura manda fazer uma limpeza, ou entao faz mesmo tu isso!

Anda por aki tb um Diy feito pelo Rmgti.
Como sou vosso amigo deixo-vos aki o link directo!! http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=2502&highlight=limpar+borboleta
 
Last edited:
Jmb disse:
LauAlf os sintomas q dizes provalvelmente e da borboleta, talvez estaja completamente suja e isso provoca um relenti instavel! A minha namorada tem um polo e tb tem esse problema, agora o carro engasga e tudo ao acelerar! Retira a tanpo do moto e ve a peça igual a q esta assinalada na 2 foto colocada pelo eSck. Por dentro se tiver mto escura manda fazer uma limpeza, ou entao faz mesmo tu isso!

Anda por aki tb um Diy feito pelo Rmgti.
Como sou vosso amigo deixo-vos aki o link directo!! http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=2502&highlight=limpar+borboleta

Tive a limpar o meu hoje, o carro esta a responder muito melhor, mais garra o relanti tá igual em kente, kando ligo é k fica ligeiramente nas 1100 RPM's mas normaliza logo.

Nota a 4º muito rapida, antes tava mesmo muito agarrada só em 5º é k desemvolvia.

Esse tubo ñ tem de tar ligado né? Assim desactivo e ñ tenho mais prob's :D

O Skoda Felicia do meu pai tem esse tubo e akilo tá com a mesma doença a ver s akilo tb dá pra limpar :| é uma tecnoligia ligeiramente mais antiga.
 
Ainda bem q tudo se resolveu entao. Eu tinha quase a certeza q era disso os problemas!

E bom qdo o carro respira saude!
 
Back
Top