* Montagem Yatour

PedroSouza

Sócio ibizaClubPT
Sócio ibizaClubPT
Pos bem amigos, como vendo destes maravilhosos aparelhinhos, achei por bem criar um DIY, para quem precisar, e principalmente para os futuros compradores. Este processo de montagem fez-se numa 6k2, mas deverá ser praticamente igual em todos os carros ;)
O processo deverá demorar uns 10-15 minutos, para dexar tudo montado e a funcionar.

Cá está o Yatour, ainda na caixinha:
240y8nq.jpg


Os cabos necessários para a montagem:
eh1bgh.jpg


Aqui já com o rádio de fora (espero que saibam como o desmontar), teremos de encaixar a ficha azul do cabo do aparelho na parte de trás do rádio de origem, na ficha de cima do lado esquerdo. Alguns deverão ter já lá uma ficha azul, que será do cabo da caixa de cd's, basta tirar essa ficha e meter no mesmo sitio, a nova ficha:
657hgk.jpg


De seguida, terão de prender um cabo preto, com ponta metálica, que vem tambem no cabo do Yatour, numa parte metálica. Terá de ficar bem presa, e completamente imóvel, pois se calha de soltar-se, o Yatour deixará de funcionar. Eu retirei a tampa de cima do rádio de origem, coloquei o fio entre o fecho da tampa, isolei com fita adesiva, e está super seguro, mas deixo um exemplo do que terão de fazer:
k01ra1.jpg


De seguida, terão de direccionar a outra ponta do cabo, que se conectará ao Yatour, para onde desejarem. Eu, por exemplo, abir um buraco no porta-luvas a fim de guardar la o Yatour, mas agora é escolha vossa.
Para finalizar terão de conectar a ponta do cabo ao aparelho. Terão de conectar de forma uniforme dos dois lados, e deixar bem apertado, senão o aparelho não funcionará correctamente:
10ga0xl.jpg


Recordo que na entrada USB só funcionarão Pen's até 8GB, superiores a isso, não funcionarão. Terão de formatar a pen em formato de ficheiros FAT32, e de seguida criar pastas neste formato: CD01, CD02, CD03,...,CD06.
Depos basta colocar as musicas que desejarem nas devidas pastas, ate ao total de 99 músicas cada pasta. De seguida conectam a pen ao Yatour, no rádio escolhem a opção CD, e tá feito:
29aqhk7.jpg


Espero ter ajudado, e qualquer dúvida, não exitem em perguntar...
 
Last edited:
Carissimo amigo muitos parabéns pelo DIY... Só tenho um reparo a fazer e não é crítica. É experiência pessoal.
Não aconselharia colocar esse fio assinalado a vermelho a fazer massa no proprio rádio. Existe um possivel retorno de voltagem e já aconteceu alguns problemas a amigos meus ao fazerem isso. Mudaram de rádios e veio-se a descobrir que por estranho que pareça o problema era esse. Um abx


JvSJcys.jpg
 
Bem, uma coisa que não sabia amigo VK, estamos sempre a aprender.

Sendo assim terei de alterar a localização desse cabo, antes que estrague alguma coisa ;)

Obrigago pelo aviso ;)
 
Bem, uma coisa que não sabia amigo VK, estamos sempre a aprender.
Sendo assim terei de alterar a localização desse cabo, antes que estrague alguma coisa ;)
Obrigago pelo aviso ;)

De nada caro amigo. Só publiquei para evitar chatices. Um abração my friend
 
eu não tenho a pen em fat 32 e trabalha na mesma, o cabo da massa liguei ao cabo da massa do rádio e ate hoje impecável, se meterem mais de 99 musicas na pasta elas vão tocar na mesma mas não aparece no visor, depois também há uns cabos para o yatour que da para ter ligado a caixa de cd´s na mesma
 
eu não tenho a pen em fat 32 e trabalha na mesma, o cabo da massa liguei ao cabo da massa do rádio e ate hoje impecável, se meterem mais de 99 musicas na pasta elas vão tocar na mesma mas não aparece no visor, depois também há uns cabos para o yatour que da para ter ligado a caixa de cd´s na mesma

Engraçado que no meu, enquanto não mudei para FAT32, aquilo não tocava.

Isso de mais de 99 músicas, não sabia porque nunca experimentei.

Existe sim senhora um adaptador com duas saídas, 1 para o Yatour e outra para a caixa de cd's ;)
 
Pelo menos no meu dá, para alternar entre caixa de cd e pen, por exemplo tenho a tocar na pen mudo para rádio carrego novamente em cd fica na caixa de cd para ir para a pen meto no radio carrego no botão cd vai para a pen faz alternado
 
Boas amigo ja tinha falado ctg algum tempo sobre um yatour para a minha 6k2, mas na altura disseste-me que não dava para ter yatour e caixa de cd ao mesmo tempo, vejo que agora é possivel, tambem arranjas o adaptador com duas saídas, qual o procedimento para ter tudo funcional?
Cumps
 
Boas..

Montei hoje o meu no golf V e estou com alguns problemas..

Em primeiro lugar reparo que não conseguia ler mais que 6 pastas porque o radio RCD-310 não passava de "CDs" além do 6. Depois de uma pesquisa encontrei isto:

http://www.ycarlink.com/my_41/USB SD Usage.htm

Como podem ver, dependendo do carro o número de pastas que lê pode variar.. como informa no site, para os VAG o limite é 6 (como me está a acontecer, não significa que seja para todos). Ou seja, o meu limite será musicas (99 x 6 pastas) (apesar de dar para ter mais que 99 musicas por pasta, depois não irá é apresentar o nome no rádio).

Em relação a este problema, falta testar se posso colocar pastas dentro das pastas CD01, CD02, etc para não ter problemas de misturar albuns todos na mesma pasta..

o último problema que estou a ter é que, várias vezes, as musicas só tocam alguns segundos e passam logo para a musica seguinte, ás vezes nem chega a começar a tocar a musica e passa logo para a seguinte.. já aconteceu a alguém? como resolveram?

Falta ver se este problema possa ter a ver com a pen que estou a usar, pois naquela página também dizem que pens mais modernas não funcionam bem, e pode ser isso..

Vou continuar os testes mas, se alguém souber de alguma coisa, avisem :)
 
Boas amigos,

Venho dar o restante feedback prometido..

Finalmente está a funcionar bem, tentei agora com uma pen moderna e com 16 gigas (tanto o ser moderna como mais de 8 gigas era desaconselhado pela yatour) mas funcionou bem. Para tirar as dúvidas, dado que um user aqui conseguiu colocar a funcionar, formatei em ntfs com o formato dos cds "CD01, CD02, CD03, etc" e nada. Formatei de novo em FAT32 com o formado recomendado das pastas e ficou a funcionar bem.

Volta e meia acontece o que digo de algumas músicas tocar apenas uns segundos e depois trocar, mas deve ser algum delay entre a pen e o yatour no arranque pois a mesma musica passado um bocado dá sem problema..
Da mesma maneira, a primeira música quando ligo o yatour, começa sempre uns 5 segungos depois do início da música, no entanto nada de grave com isso, é apenas um pequeno problema no meio das vantagens do yatour..

Como tal, fica o testemunho do yatour em Golf V com rádio RCD-310, funciona e já tou a curtir uns MP3..
 
Fico contente que finalmente estejas a usufruir do Yatour ;)

Obrigado pela confiança amigo ;)
 
Boas...
Estou com um pequeno problema.
Instalei o yatour, tenho a pen de 8gb e no formato fat32 e também as pastas das músicas com o nome correcto e não ultrapassando as 99 músicas por pasta.
Acontece que eu insiro a pen vou a função pra ler os cds e diz que não lê a pasta ou seja depois disso aparece aas músicas salteadas sempre a mudar de faixa sozinhas e não toca nenhuma delas.. Não entendo isso.
 
Last edited:
Carrego nos vários cds das pastas e apenas lê o cd05.. nos outros carrego mas aparece isto "no cd 1"
É no cd5 que lê aparece a faixa 19 e a 99 mas nem uma nem outra a música da apenas muda constantemente da 19 para a 99 sem carregar em nada... alguém me pode ajudar?
 
Isso acontece quando o Yatour não suporta essa pen.

Tenta com outra pen, que resolve o problema... Há-de haver alguma pen que sirva...
 
Carrego nos vários cds das pastas e apenas lê o cd05.. nos outros carrego mas aparece isto "no cd 1"
É no cd5 que lê aparece a faixa 19 e a 99 mas nem uma nem outra a música da apenas muda constantemente da 19 para a 99 sem carregar em nada... alguém me pode ajudar?

formata a pen noutro formato e volta a experimentar
no meu tb experimentei um cartão que aconteceu isso e resolvi assim
 
Back
Top