* Montagem IC CUPRA num FR

Boas,

Pediram-nos para montarmos um IC de uma CUPRA numa FR (alterando o minimo possivel, mas com acessáorios de qualidade), e depois de analizarmos as tubagens da FR de origem, verificamos que o sistema de encaixe de molas usado pela Seat, tem tendencia a ganhar muitas folgas e depois dá origem a tubos humidos com residuos e babas de oleo. Além deste promenor as curvas em borracha são acessórios mais economicos para o fabricante, mas não é o melhor material para tubagens de IC. verificou-se que os tubos de borracha, já apresentavam um aspecto de desgaste esterior e com mazelas, tendo os encaixes em aluminio, já com folgas e os vedantes já tinham fugas.

Sabendo que o melhor material que se pode usar numa tubagem é Tubos em Aluminio e Silicones, iremos tentar manter o máxima utilização destes acessórios na tubagem que iremos fazer....

O primeiro passo é desmontar a frente e aplicar o IC da Cupra, para isso compramos os suportes originais da Cupra e num dos lados, tivemos de furar e soldar duas porcas no apoio de forma a dar aperto.

Apartir do momento que temos o IC da CUPRA em posição, é altura de comprar o Tubo original da Cupra que faz a ligação ao IC na saida e além disso trás o Sensor MAP novinho. pensamos em fazer uma peça nova, mas depois de fazer as contas, achamos que não se justificava, pois é muito manhoso o espaço que existe e para se fazer uma peça em aluminio, teria de ser fundida, logo ficaria muito mais caro. A nossa opinião, neste caso é optarem pelo tubo de origem.

O primeiro passo, é fazer uma boca (Produto DNY), para que entre no tubo em aluminio que passa em baixo ao lado do carter. A boca de encaixe tem um vedante com vedação em 4 lados, o que nos permite uma vedação garantida e a mola de encaixe é desenhada para esta boca (Produto DNY). A vantagem destas bocas é que podem usar os encaixes originais da Seat, permitindo apertar um tubo silicone com uma abraçadeira (aconselhamos a utilização de abraçadeiras em Inox de qualidade).

A Tubagem de baixo optou-se por utilizar um tubo de aluminio com uma curva de 90º e uma curva em silicone de 135º. no meio do tubo de aluminio, colocamos uma ponta de silicone com abraçadeiras, para servir de encosto e anti-vibração. Desta forma ficamos com o tubo inferior ligado ao IC.

A tubagem de saida (superior), colocamos outra boca em aluminio com mola própria (Produto DNY), no tubo em plástico que passa ao lado da tampa de válvulas e alternador. Ligamos o tubo em plástico ao IC com um tubo em Silicone e na traseira com uma curva em silicone de 135º. Pode optar por fazer a tubagem até à admissão e até retirar o Supressor. É uma questão de opção e o que pretender.

Com a tubagem pronta, nada como um filtro de caixa novo. Tiramos o velho e colocou-se um novo à maneira que o povo gosta.

Trabalho pronto e mais umas ideias da DNY RACING.

Um abraço,
DNY TEAM
 
Last edited by a moderator:
Gostei do trabalho, pelo que se le por ai, pensei que fossem uns sapateiros, mas perdi essa opiniao....

abraço
 
Nao compreendo porque que tiveram de furar para fixar o ic...
Eu montei no meu manco , na minha garagem ( nao sou mecanico ) e nao tive de furar nada.

De resto fizeram bom trabalho.

Cumps
 
Para montar o fmic cupra não é preciso inventar nada para fixar.. lool

Esqueceram-se foi de montar a admissão cupra...
 
Só uma coisa...
É do CUPRA que se diz e não DA CUPRA!!! É um carro não é uma carrinha...

De resto... uma boa opção.
 
Gostei do trabalho, pelo que se le por ai, pensei que fossem uns sapateiros, mas perdi essa opiniao....

abraço

Boas,

Somos livres de pensar o que quizermos, mas devia procurar saber mais sobre nós, pois iria ter essa conclusão mais cedo...... mas mais vale um dia do que nunca... Lol

Thankx

Nao compreendo porque que tiveram de furar para fixar o ic...
Eu montei no meu manco , na minha garagem ( nao sou mecanico ) e nao tive de furar nada.

De resto fizeram bom trabalho.

Cumps

Boas,

Tivemos de soldar umas porcas e abrir uns buracos porque não existia nada para fixar... era a frente que o carro tinha e assim ultrapassamos o problema.

Um abraço,

Para montar o fmic cupra não é preciso inventar nada para fixar.. lool

Esqueceram-se foi de montar a admissão cupra...

Boas,

Não esquecemos.... Lol.. o cliente é que de momento só queria colocar o IC com o menos acessórios possiveis........ mais tarde vamos fazer um supressor e um tubo em aluminio.... Se colocasse-mos o tubo da Cupra, iriamos usar plástico e possivelmente a curva de borracha e é isso que queremos evitar.....
Como diz o titulo, é só uma forma de o fazer, existe mais formas e sabemos disso porque vendemos muitos IC, aluminios e silicones para oficinas, que depois aplicam em Seat.

Um abraço,

so faltava uma foto com o material que nao é de origem todo junto...

Boas,

Não fizemos porque em breve queremos desenvolver um kit completo para Ibizas e ai teremos todo o gosto em mostrar as peças mais pormonorizadas...... Se a DNY disse-se as peças que já fez para Seat ( material de competição desenvolvido por nós),.... muitos iam supreender-se, mas pensamos que para breve poderemos libertar alguma informação.

Um abraço,
DNY TEAM

o tubo de cima de plastico preto tb podia ser alterado para o de aluminio, ficava bem melhor

Boas joão,

Este foi o trabalho que este proprietario nos pediu e assim o fizemos, mas brevemente iremos colocar neste carro um supressor e depois acabamos a tubagem de cima.

Um abraço,
DNY TEAM
 
Boas,

Antes de mais kro vos dizer, k th material vosso no meu carro e gosto bastante, n tenho nada contra vós, mas isto é puro markting!!!!

Este tópico deveria estar quanto muito nos Classificados!!

O trabalho parece estar bem feito, tudo 5*, mas há algumas falhas!!

1º Gastaram dinheiro a toa num sensor novo, kd é igual ao antigo! A referencia é a mm!!
2º A tubagem original DO cupra k sai do FMIC para a admissão é a pior tubagem k há no circuito do cupra! Já k usaram essa então tb podiam colocar tudo original da SEAT.
3º Esse silicone azul na entrada do FMIC vê-se de frente, chama a atenção, se é k me faço entender..

Já n falo nos estreitamentos k há ao usarem os tubos de "cima"(do FMIC para a admissão) originais, pois já referiram k foi escolha do cliente..


Com isto n vos kero prejudicar em nada, até pk o vosso representante em Viana "Box64" é 5*, impecável mm.. Ele próprio tb faz tubagens para IC's e se me permitem... Podiam aprender algo com ele tb..



Boa evolução, é sempre bom alguém empenhar-se....


Cumps
 
Boas,

Tivemos de soldar umas porcas e abrir uns buracos porque não existia nada para fixar... era a frente que o carro tinha e assim ultrapassamos o problema.

Um abraço,
DNY TEAM

Boas não havia necessidade de furar nem soldar, o proximo carro que fizeres repara que por de traz da mascara, tens 2 parafusos que suportam os 2 radiadores (Agua e AC) é nessas furações que aplicas esse apoio do IC (Refiro-me ao lado do condutor) assim como fizes-te do lado do pendura... Como fizes-te o IC não fica paralelo com os radiadores...

Cumprimentos e bom DiY
 
Boas,

Antes de mais kro vos dizer, k th material vosso no meu carro e gosto bastante, n tenho nada contra vós, mas isto é puro markting!!!!

Este tópico deveria estar quanto muito nos Classificados!!

O trabalho parece estar bem feito, tudo 5*, mas há algumas falhas!!

1º Gastaram dinheiro a toa num sensor novo, kd é igual ao antigo! A referencia é a mm!!
2º A tubagem original DO cupra k sai do FMIC para a admissão é a pior tubagem k há no circuito do cupra! Já k usaram essa então tb podiam colocar tudo original da SEAT.
3º Esse silicone azul na entrada do FMIC vê-se de frente, chama a atenção, se é k me faço entender..

Já n falo nos estreitamentos k há ao usarem os tubos de "cima"(do FMIC para a admissão) originais, pois já referiram k foi escolha do cliente..


Com isto n vos kero prejudicar em nada, até pk o vosso representante em Viana "Box64" é 5*, impecável mm.. Ele próprio tb faz tubagens para IC's e se me permitem... Podiam aprender algo com ele tb..

Boa evolução, é sempre bom alguém empenhar-se....


Cumps

Boas,

Antes de mais é bom saber que está satisfeito com os nossos produtos e aproveitamos para informar que não se trata de marketing, pois não pretendemos fazer tubagens de IC, e se perguntar ao dono deste carro, teve à espera mais de 3 meses para que pudessemos fazer este trabalho e além dele tem mais 2 amigos que queriam que fizessemos as suas tubagens, como pode constatar não procuramos fazer tubagens de IC, isso é para os nossos clientes e Agentes como o Box 64 e outros. O nosso interesse em fazer esta tubagem era para nos permitir desenvolver duas peças que ilustramos aqui e desta forma dar umas ideias de soluções, quanto à escolha do IC, foi do cliente e nós só passamos a procurar a melhor forma de fazer o trabalho simplificando, mas mantendo qualidade.
Uma das nossas responsabilidades é desenvolver soluções técnicas para ajudar o mercado, ajudando os nossos agentes e para isso de vez enquando, temos de fazer uns trabalhos.
A DNY hoje tem peças desenvolvidas e exclusivas, porque a pedido de clientes as desenvolveu e criou-as e tudo isto faz parte do desenvolvimento.
Mas para que não pense que não sabemos trabalhar, a DNY tem muitas tubagens feitas de IC, desde Honda Turbo, Rover, Toyota, etc...

Aliás ao contrario de muitos a DNY sempre fez tubagens de IC em aluminio e silicone ao contrario de muitos que vão pelo caminho mais fácil ou a única solução que encontraram, que passa por usar os tubos e curvas em Inox...... Mas hoje temos cada vez mais preparadores a comprar-nos tubos e curvas em aluminio e silicones, o que é sinal de melhor qualidade nas tubagens de IC.

Respondendo às suas perguntas:
- 1º O sensor já vem incluido com o Tubo, não o compramos separadamente e neste caso não iriamos colocar o velho (se não optassemos por comprar o tubo original da Cupra, fizemos umas peças para que se pudesse colocar o sensor e ainda tinha uma saida para poder ligar um manometro de Pressão de Turbo)
- 2º Para poder passar o tubo na frente ou reduzia o diametro, mas seria uma má opção esganar o tubo, ou teria de cortar um pouco o reforço do para-choques (opção de muitos), mas neste caso tira sempre o reforço do mesmo. Cortar o para-choques ou outro componente, está fora de hipotese e como tal, estudou-se várias soluções e depois chegamos à conclusão que para fazer melhor, teriamos de mandar fazer um tubo em aluminio fundido, o que teria um custo enorme e como futuramente não contamos usar o IC da Cupra ( nunca gostamos da sua qualidade, são fracos no favo), não valia a pena invistir muito tempo e dinheiro a ultrapassar este ponto. Como tal o tubo da Cupra assenta bem e não é assim tão mau como parece, matendo as saidas em 62mm e desta forma não se estraga nada no carro.

- 3º A cor é uma questão de estetica, mas não chamam tanta atenção como pensa.

Um abraço,
DNY TEAM


Boas não havia necessidade de furar nem soldar, o proximo carro que fizeres repara que por de traz da mascara, tens 2 parafusos que suportam os 2 radiadores (Agua e AC) é nessas furações que aplicas esse apoio do IC (Refiro-me ao lado do condutor) assim como fizes-te do lado do pendura... Como fizes-te o IC não fica paralelo com os radiadores...

Boas,

Podiamos ter apertado nos parafusos que seguram o radiador, mas dava-nos jeito que estivesse a frente um pouco mais para a frente, devido à tubagem inferior.

Um abraço,
DNY TEAM
 
DNY...
Metam ao então o kit e porreiro porreiro era podermos compras as peças pq nem todos podem comprar de uma rajada um kit completo.
Se o preço for acessível... eu compro
 
DNY...
Metam ao então o kit e porreiro porreiro era podermos compras as peças pq nem todos podem comprar de uma rajada um kit completo.
Se o preço for acessível... eu compro
 
Do turbo ao IC, até está um trabalho porreiro... gostei dessas 'bocas' adaptadoras! Pode resolver algumas situações.

Do IC á admissão achei uma boa treta. Primeiro porque a secção da tubagem deverá ser toda igual, e esse tubo que passa ao lado da correia da distribuição é muito fino. Depois porque o tubo de ligação azul passa muito perto da Polie do alternador. No meu caso também cometi esse erro, achava que nunca na vida iria tocar, e quando dei por mim tinha a polie com umas quantas marcas.

Falta saber o preço disso. Já agora estou curioso.

Cumpts
 
Há que dar os parabéns pela ilustração, demonstra que é um trabalho simples.

Em relação ao trabalho efectuado apenas acho que conseguiram manter o pior tubo que existe na tubagem Cupra original. lol

De resto, nada de mais, o kit original faria o mesmo efeito mas se conseguiram isso por menos dinheiro melhor para o cliente.

Quanto à qualidade do IC, depende dos voos, até 210/220cvs dá bem conta do recado, com uma tubagem bem feita leva com mais 20 ou 30cvs em cima e também desempenha a função.

Cumprimentos,
 
Back
Top