* Limpar velas de platina num 6k2 1.0 MPI

Boas a todos

Penso de este DIY não tem nada que saber para os Ibizistas a gasolina, mas mesmo assim , e uma vez que sentia o carro ao ralenti um pouco incerto, decidi verificar o estado das velas, que no meu carro motor ALD 1.0 MPI, são de platina, referência NGK PZFR5D-11, que segundo diz a SEAT duram 60.000 km, caras demais para andar sempre a trocar (4 velas=98 euros!!!)

Estas velas já tinham 10.000 km e então toca a ver o estado delas

ATENÇÃO: o motor deve estar frio, senão a dificuldade em desapertar as velas aumenta e muito, devido à dilatação do bocal onde elas encaixam.

Nesta foto vemos assinaladas a vermelho as tampinhas plásticas a retirar para ter acesso aos 2 parafusos que fixam a tampa do motor que é também a caixa dos filtros de ar (leva 2)

Foto 1
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Utilizar uma chave de roquete 10 para desapertar os 2 parafusos, e puxar a tampa do motor para cima, pois ela tem dois pinos por baixo a fazer de mola, é só puxar para cima.

Nesta foto estão assinalados a vermelho os quatro cabos das velas, basta puxar que eles desencaixam na perfeição. Se estiverem oxidados e não saírem ao puxar, basta utilizar um alicate de pontas para os desencaixar.

Foto 2
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Desenroscar as velas com chave de velas apropriado, provavelmente terão que forçar um pouco, no meu caso elas estavam bastante apertadas, sinal de que foram substituídas e apertadas com o motor quente, o que fez com que depois ao arrefecer o motor, elas ficassem tipo numa “camisa de forças”, demasiado apertadas.

Nestas duas fotos vemos a vela do 4º cilindro, com o polo de platina cheio de carvão, e pior, que isso, a cerâmica à volta do polo está partida. Seria do aperto com o motor a quente?.


Foto3
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Foto 4
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Aqui vemos as quatro velas. Assinalado a vermelho a tal vela do 4º cilindro.

Foto5
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O 4º cilindro com restos de carvão, misturado com óleo???

Foto 6
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Nesta foto vemos o bocal do 1º cilindro, seco, assim como os outros 2 cilindros também estavam secos e sem vestígios de óleo.

Foto7
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Entretanto reparei num tubo que faz a ligação da caixa do filtro de ar com uma zona traseira do motor. Está com um rasgo de cerca de 1 cm, talvez provocado por roçar na parte metálica assinalada com a seta amarela. Vou ter que resolver isto noutra altura...

Foto 8
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Enquanto as velas estavam de ”molho” em WD40, aproveitei para compor a antena do rádio, que tinham partido a ponta (??) não sei como, e então cortei um pouco mais e apliquei-lhe uma carapuça de borracha. Não perdeu o bom sinal de rádio que sempre teve, e sempre ficou um pouco diferente da antena original.

foto antena
fotoantena.jpg



A limpeza das velas, após estarem de “molho” em WD40, foi fácil, bastando passar um pano para secar as velas e retirar o carvão da vela do 4º cilindro, voltar a colocá-las nos bocais dos cilindros, mas pus a vela do 4º cilindro no 3º, vou andar assim um tempo e depois vou ver se aparece óleo no 3º cilindro, ou no 4º.


Nesta foto já com tudo montado, e como tinha a tampa dos colectores muito suja, passei uma lixa fininha e aquilo sai tudo. Vou ter que a retirar para pô-la a brilhar.

Foto 9
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Gostei de ver estes Km e aproveitei a tirar uma foto. Capicua

foto km
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Por último não podia deixar de agradecer ao meu mecânico a preciosa ajuda que me deu, pois sempre que lhe pedia ferramenta, ele imediatamente ia buscar, quer fosse a chave de roquete, ou o filtro da Tvcabo (out)...

Foto 11
fotoleo.jpg



Abraço a todos
 
Last edited:
Nao chegas-te a mudar as velas? pelo o que eu entendi so fizes-te uma limpeza.
ainda bem que vi este topico pensava que as velas estavam na outra ponta do carro(nao precebo nada de macanica)
Nao ha problema em limpar as velas com o produto que utilizas-te?
 
Nao chegas-te a mudar as velas? pelo o que eu entendi so fizes-te uma limpeza.
ainda bem que vi este topico pensava que as velas estavam na outra ponta do carro(nao precebo nada de macanica)
Nao ha problema em limpar as velas com o produto que utilizas-te?

Boas, apenas fiz limpeza, pois ainda só tinham 10.000 km. O produto utilizado (WD40) repele humidade do sistema electrico, lubrifica, penetra, remove ferrugem, logo mal não faz, e ajudou a retirar restos de carvão que se vai acumulando no polo da vela
 
sk2 1.o MPI

Boas a todos

Penso de este DIY não tem nada que saber para os Ibizistas a gasolina, mas mesmo assim , e uma vez que sentia o carro ao ralenti um pouco incerto, decidi verificar o estado das velas, que no meu carro motor ALD 1.0 MPI, são de platina, referência NGK PZFR5D-11, que segundo diz a SEAT duram 60.000 km, caras demais para andar sempre a trocar (4 velas=98 euros!!!)

Estas velas já tinham 10.000 km e então toca a ver o estado delas

ATENÇÃO: o motor deve estar frio, senão a dificuldade em desapertar as velas aumenta e muito, devido à dilatação do bocal onde elas encaixam.

Nesta foto vemos assinaladas a vermelho as tampinhas plásticas a retirar para ter acesso aos 2 parafusos que fixam a tampa do motor que é também a caixa dos filtros de ar (leva 2)

Foto 1
foto1.jpg


Utilizar uma chave de roquete 10 para desapertar os 2 parafusos, retirar 1 tubo de ar grosso por debaixo da tampa do filtro do lado esquerdo, retirar 2 tubos de ar por baixo da tampa do lado direito e puxar a tampa do motor para cima, pois ela tem dois pinos por baixo a fazer de mola, é só puxar para cima.

Nesta foto estão assinalados a vermelho os quatro cabos das velas, basta puxar que eles desencaixam na perfeição. Se estiverem oxidados e não saírem ao puxar, basta utilizar um alicate de pontas para os desencaixar.

Foto 2
foto2.jpg


Desenroscar as velas com chave de velas apropriado, provavelmente terão que forçar um pouco, no meu caso elas estavam bastante apertadas, sinal de que foram substituídas e apertadas com o motor quente, o que fez com que depois ao arrefecer o motor, elas ficassem tipo numa “camisa de forças”, demasiado apertadas.

Nestas duas fotos vemos a vela do 4º cilindro, com o polo de platina cheio de carvão, e pior, que isso, a cerâmica à volta do polo está partida. Seria do aperto com o motor a quente?.


Foto3
foto3.jpg


Foto 4
foto4.jpg


Aqui vemos as quatro velas. Assinalado a vermelho a tal vela do 4º cilindro.

Foto5
foto5.jpg


O 4º cilindro com restos de carvão, misturado com óleo???

Foto 6
foto6.jpg


Nesta foto vemos o bocal do 1º cilindro, seco, assim como os outros 2 cilindros também estavam secos e sem vestígios de óleo.

Foto7
foto7.jpg



Entretanto reparei num tubo que faz a ligação da caixa do filtro de ar com uma zona traseira do motor. Está com um rasgo de cerca de 1 cm, talvez provocado por roçar na parte metálica assinalada com a seta amarela. Vou ter que resolver isto noutra altura...

Foto 8
foto8.jpg


Enquanto as velas estavam de ”molho” em WD40, aproveitei para compor a antena do rádio, que tinham partido a ponta (??) não sei como, e então cortei um pouco mais e apliquei-lhe uma carapuça de borracha. Não perdeu o bom sinal de rádio que sempre teve, e sempre ficou um pouco diferente da antena original.

foto antena
fotoantena.jpg



A limpeza das velas, após estarem de “molho” em WD40, foi fácil, bastando passar um pano para secar as velas e retirar o carvão da vela do 4º cilindro, voltar a colocá-las nos bocais dos cilindros, mas pus a vela do 4º cilindro no 3º, vou andar assim um tempo e depois vou ver se aparece óleo no 3º cilindro, ou no 4º.


Nesta foto já com tudo montado, e como tinha a tampa dos colectores muito suja, passei uma lixa fininha e aquilo sai tudo. Vou ter que a retirar para pô-la a brilhar.

Foto 9
foto9.jpg


Gostei de ver estes Km e aproveitei a tirar uma foto. Capicua

foto km
fotokm177771.jpg



Por último não podia deixar de agradecer ao meu mecânico a preciosa ajuda que me deu, pois sempre que lhe pedia ferramenta, ele imediatamente ia buscar, quer fosse a chave de roquete, ou o filtro da Tvcabo (out)...

Foto 11
fotoleo.jpg



Abraço a todos

Muito Bom
 
Eu tambem tenho esse motor, não sei que tipo de velas são mas será que dá para as limpar da mesma maneira com o WD40?
 
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