Lei que proíbe o uso de leds

Pedro Sport

Administrador
Membro do Staff
Pessoal, já é a segunda pessoa esta semana que me diz que saiu oficialmente uma lei contra o uso de leds nos carros, e com sanções que podem ir bem alto. Alguém também leu ou ouviu? Ninguém tem um excerto da lei ou notícia que possa postar?
 
Isso foi anunciado numa página da treta no Facebook só para ganhar clicks é tudo tanga para mentes débeis

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
 
Pedro, os leds exteriores sao ilegais por causa da treta da lei de alteração às características e também porque não são peças homologadas. Por isso se quiserem implicar, implicam. É sempre um risco andar com eles, especialmente se ficarem visíveis como acontece no 6K2.
 
Os led's são ilegais mas é nas vossas cabecinhas.
A lei prevê luz branca para mínimos.
O que se vê muito é azeiteirada com led's azuis e mínimos laranjas a pensarem que estão nos EUA.
 
tenho de concordar com o fabregas e mbernardes. existe leds xinocas que maioria compra e dizem que é branco, e existe leds como por exemplo da bmw ou mercedes que sao puro branco. agora isso de facebook a dizer que a multa pode chegar ate 6000 euros e apreensão de veiculo por usar leds é tudo tanga, so pra ter clicks. existe tanto "bullshit" no facebook que o pessoal ainda vao la e akreditam. ja fui parado imensas vezes (so por ter ibiza como é o normal...) e ja me disseram que nao pegam por leds (so se forem outra cor é que podem). unicos que pode ate comentar mas nao é nada por ali alem é o centro de inspeçoes, pra eles leds da anotaçao negativo, mas ja ninguem faz isso xD.

alguem sabe onde ta a lei sobre isso?
 
Last edited:
Portaria 851/94, de 22 de Setembro
0c8b929a7426cc7ab293a93813c6c144.jpg
 
O problema e que muitos não querem pagar pelos os led's e compram dos chineses. Eu tenho uns Led's nos mínimos, mas custam cerca de uns 15€ e são puros brancos. Nada de azuis nem coisas parecidas. Agora meter style USA e que a bofia pode implicar.
 
Que eu tenha conhecimento não existem Lampadas LED para substituição de halogénio que sejam legais. Fabregas, o que tu referiste é verdade. Uns LED's se forem bem escolhidos, cumprem fácilmente a legislação no que respeita à côr e intensidade emitidas. Mas isso é bem diferente de serem legais. Grande parte das pessoas desconhecem, é que qualquer lâmpada para ser legal, precisa de estar homologada, ou seja têm de estar em conformidade com as normas ECE. Que eu tenha conhecimento ainda nenhuma marca produz LED's de susbtituição com esta certificação, logo, a utilização de LED's em minimos, médios e máximos é ilegal.

Têm aqui o exemplo dos LED's w5W (T10) comercializados pela OSRAM:

http://www.osram.pt/osram_pt/produt...izacao-e-interior/ledriving-premium/index.jsp

Podem ler na informação de legislação:

Não está em conformidade com ECE
Only approved for off-road use. Any use on public road traffic leads to cancellation of vehicle operating licence and loss of insurance cover.


Se procurarem no site da Philips, também é lá referido que as lâmpadas de LED vendidas por eles são apenas para uso interior.
 
Last edited:
Tudo bem até aí Martins, não existem led's aftermarket com homologação para uso em estrada.
Ok, mas então e as marcas que trazem farolins de matricula com led?
Desde que a luz seja branca que é o que vem na legislação.
As lâmpadas convencionais são "branco quente".
 
Fabregas, os carros que vêm com iluminação LED de origem, têm farolins projectados de origem para iluminação LED e foram homologados para tal, logo estão de acordo com a legislação aplicável. E sabemos bem que uns farolins full led, são bem diferentes de qualquer aplicação aftermarket.
Relativamente ao uso de LED's aftermarket, pode-se sempre invocar a legislação que colocaste, é verdade, mas temos de ter sempre a noção que o uso de LED's não é legal e que se as autoridades quiserem implicar conosco, têm sempre ponta por onde pegar.
 
Back
Top