Legalização de carro importado - dúvida

Boas pessoal,

O meu pai vai comprar um carro importado da Alemanha, mas estou com uma dúvida relativa à sua legalização em Portugal. O vendedor do stand quer fazer a legalização directamente em nome do meu pai. Segundo ele, irá processar-se da seguinte forma: o meu pai irá dar apenas um sinal para apalavrar o carro e depois fará o restante pagamento aquando da entrega com os documentos da respectiva legalização. Será seguro fazer a compra desta forma? Sendo o stand apenas um intermediário como funcionará posteriormente a garantia?

A nível de Km e revisões aparentemente está tudo direito. Já fui com o nº de quadro à MCoutinho onde viram o historial do carro. O carro foi sempre assistido na marca na Alemanha e os Km da última revisão feita na Alemanha em maio de 2016 batem certo com os que o carro apresenta. Na Sexta-feira vai fazer um check up também para ver se está tudo bem.
 
Martins desde que o stand assine um documento e declare esses valores do sinal com uma factura..nao deve haver stress. Agora se nao passar nada há sempre um risco..e é a vossa palavra contra a dele. Nada como ter tudo em pratos limpos..documentos!
 
A minha principal dúvida nem é a do sinal, mas sim depois de tudo legalizado. Sendo legalizado em nome do meu pai, em principio não deve haver problema, porque para todos os efeitos e perante o estado o meu pai passa a ser o dono do carro e no processo de legalização, presumo que verifiquem todas as questões financeiras relativamente ao carro(reservas, penhoras, etc). A minha dúvida é mesmo para efeito de garantia, como se processa, uma vez que o dono do stand apenas está a funcionar como intermediário.
 
Cunheco um caso em que o carro foi passado diretamente para o comprador e depois o motor deu barraca e o stand no meu disso tudo ficou apenas como um intermediário e não assumiu nada!!
 
Claro. Fatura total e documento de garantia e o que abrange. Quanto a penhoras e assim se fosse ao teu pai via eu mesmo.
 
Relativamente à garantia vou pedir que passem uma declaração com as condições da mesma. Vou tentar também que passem uma factura do valor a pagar. Assim sempre há um comprovativo emm como foi vendido pelo stand.
 
Boas, já tenho novidades relativamente à compra. Bateu tudo certinho com o que o vendedor disse inicialmente. O carro já está na posse do meu pai, assim como todos os documentos referentes ao processo de homologação do veículo. Nos próximos dias deverá chegar o livrete definitivo. O dono do Stand também emitiu uma declaração de garantia (1 ano por mutuo acordo), o que comprova a compra do mesmo. O carro está impecável e tem todo o seu historial de revisões feitas na Mercedes na Alemanha. Pelo menos no sistema informático da Mercedes não tem historial reparações, sinistros ou avarias. Tem apenas uma pequena intervenção com substituição de uma sonda lambda. Fez a última revisão em Maio de 2016 e neste momento tem mais 2M km, o que nos permitiu confirmar a veracidade dos km.

Agradeço a todos os que tentaram ajudar.
 
Back
Top