[Informação]Como obter um melhor som

Já verifiquei que há membros que gostam de ouvir música.

Gostam de fazer up grades nas suas viaturas vai aqui algumas dicas para obter o melhor som. ;)


Novos Altifantes
É uma das respostas e/ou soluções mais fáceis mas é uma grande verdade! Uma melhoria dos altifantes que equipam o sistema vai incrementar a sonoridade geral. A razão é muito simples: o seu sistema audio, comparando com uma corrente, é tão forte como o elo mais fraco. Tudo o que ouve tem de passar por esses altifantes e se não estiverem à altura, todo o sistema vai "sofrer". Instalar altifantes de pós-venda altamente efeciebtes num sistema de origem é um óptimo passo a dar porque soarão, sem dúvida, bem melhor e funcionam com a potência disponível existente.
Existe vários tipos de altifalantes:

3 vias separadas

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2 vias separadas

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Coaxiais

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Ovais

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Exemplos de instalações

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Novo autorádio
Tão importante como os altifalantes para uma qualidade geral do sistema é uma fonte de qualidade. Uma fonte de pós-venda de alta potência dar-lhe-á uma secção amplificada mais limpa e componetes de alta qualidade para melhor som com menor distorção. Pode-se muitas vezes adicionar fontes musicais tais como leitores portáteis, permutadores de CD/DVD e outros por via de uma entrada auxiliar. obterá também um controlo mais convicente e seguro e melhores possibilidades de afinação musical.

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Acrescente Tweeters
Um som meloso e sem vida é um dos problemas comuns aos carros que têm os altifalantes instalados nos locais de origem, em baixo nas portas. Essas colunas a "disparar" directamente aos tornozelos poderão soar bem em termos de médios/graves [frequênicas muitomenos direcionais] mas é muito provável que deixem bastante a desejar em reprodução de Treble. Ao acrescentar uns tweeters nos paineis superiores ou mesmo nos pilares A, poderá focalizar essas frequências mais elevadas onde elas devem realmente estar, ao nível dos ouvidos.
A reorganização do som que resulta desta "operação" melhora muito a defenição do espectro superior e fará maravilhas pela globalidade da "experiência" de escuta.

Os tweters de aluminio e de titanio são algo agressivos ao ouvido, por isso se puder escolher, escolha um de seda.

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Um amplificador
Do ponto de vista de Sound Quality ou qualidade sonora, poucas alterações poderam ser feitas a um sistema com tão bons resultados como a instalação de um amplificador de potência.
Para iniciantes, pensem deste modo: os vossos altifalantes precisam de muita consistente potência para "trabalharem" no seu melhor. Ao ligá-los a um amplificador externo de alta potência obterá um som mais cheio e muito mais dinâmico [em todos os volumes] do que teria com a potência especifica da fonte, além de que fica com muita potência disponível para aquelas alturas em que se quer "abusar".
Uma boa noticia a este respeito é o facto de haver, hoje em dia, uma grande variedade de configurações em amplificadores e que compreendem todos os sistemas possíveis. Com amplificadores de 1,2,3,4,5 ou mesmo de 6 canais podem amplificar-se quase todos os altifalantes directamente sem que sejam necessários grandes conhecimentos electrónicos ou algum truques de electricista.

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O que tem de saber sobre amplificadores

A grande parte dos entusiastas de car audio sabe dizer que com um amplificador externop, o som fica "melhor", "dá para pôr mais alto" e alguns dirão mesmo que a qualidade melhora significativamente. Mas pouco mais!

Há tantos apectos sobre os amplificadores que se não souberemos ler as instruções (mais importantes) que lá estão escritas, ficamos uma vez mais à mercê dos olhos, lembrando a expressão que diz que os "olhos também comem" e/ou do vendedor.


Potência

Há muitas maneiras usadas pelas marcas construtoras para medir a potência dos amplificadores.
Fazem-nos de maneira a que o resultado obtido seja o que comercialmente é o mais apelativo, ou seja, o que faz o amplificador antingir valores de potência mais elevados.
As Leis da Física dizem-nos que a Potência pode ser obtida multiplicando Corrente por Voltagem. Por exemplo, se o seu amplificador recebe 12 Volts e gerar 20 Amperes, a potência deveria ser de 240 Watts.
Mas não é correcto. Na realidade, os amplificadores perdem ou gastam cerca de 50% ou mais da sua potência sob a forma de calor. E nesse caso, deixaria-o só com 120 Watts.
As coisas são um pouco mais complicadas que isto. Há diferentes maneiras de medir potência. A potência pode ser medida do topo ao ponto mais baixo do sinal (Pico, Máxima, etc).
Outra forma de medir Potência é desde o nível-zero até ao "topo de metade" (normalmente chamada de potência musical). O modo mais preciso para medir a potência é em Watts RMS (root mean square -> significa o meio da raiz - quadrado).
O Valor RMS é obtido ao elevar ao quadrado o valor do sinal, obtendo a média e depois fazendo a raiz quadrada. Isto é à potência realmente produzida. As marcas mais reputadas usam os valores RMS na sua classificação dos seus produtos.
Para obter valores RMS da Potência de Pico ou Potência máxima, dividida por três. A potência musical é metade da potência de Pico. Poe exemplo, um amplificador classificado a 100 Watts (Pico) por canal. A chamada Potência musical seria apenas de 50 Watts por canal. A Potência RMS seria de 33 Watts por canal. É uma grande diferença! Verifique as especificações dos amplificadores antes de comprar para se aperceber realmente do que está a adquirir. Peça sempre os valores RMS de um amplificador.
Foi confuso?! Há mais! Algumas empresas classificam os seus amplificadores usando condições "irreais", ou seja, calculando Potência a 15 Volts a 2 Ohms, com distorção de 10%, ect.
Certifique-se das voltagens e cargas utilizadas nos tests.


Qualidade

Compre sempre marcas reputadas.
O tamanho e o peso do amplificador também interessam.
Quanta mais potência o amplificador gerar, mais calor vai gerar e maior será a superficie necessária para dissipar esse mesmo calor. Isto por si só não diz se o amplificador é bom ou não. Tenha em atenção as marcas que utilizam chassis maiores do que o necessário, dando a impressão de um amplificador mais potente.
Atenção aos fusíveis que estão encaixados no amplificaor ou que são especificados pelo livro de instruções. Se vir um amplificador de 400 Watts com um fusível de 5 amperes, deverá desconfiar.
Multiplique o tamanho do fusível por 6 (valor obtido com uma corrente de 12 volts a 50% de eficiência) e obterá uma ideia aproximada da potência com que está a lidar em termos de máximo valor RMS possível.


Potência necessária

Para médios e agudos, qualquer coisa entre os 30 e 50 Watts (RMS) por canal são os valores mínimos.
Para cada subwoofer precisarápelo menos de 80/150Watts ou mais. Deverá haver sempre mais potência a ir para os subwoofers do que para os restantes alfifalantes, uma vez que os ouvidos humanos são mais sensíveis às altas frequências do que às baixas. por exemplo, se possuir 4x50Watts para os médios e agudos, com um total de 200Watts, deverá ter pelo menso 200Watts ou mais para o subwoofer.
Muitos perguntam se muita potência poderá queimar os altifalantes. A maioria das vezes, o que queima os altifalantes é a distorção e não a potência. Se os altifalantes possuirem crossovers indicados e não estiverem a distorcer, será muito difífcil queimá-los. Um amplificador muito potente apenas dá a possibilidade de grandes volumes sem distorção. Adquira os maiores amplificadores que possa comprar e que o sistema eléctrico do seu veiculo possa suportar.
Mais potência significa som mais alto e mais limpo.


Mais noções

Será muito boa ideia procurar amplificadores com crossovers incorporados para que não tenha de gastar muito dinheiro mais tarde em croosovers externos. Se vai utilizar muitos altifalantes, certifique-se que o amplificador é estável a dois Ohm (ou até menos). Um amplificador que "aceite" instalação em ponte pode ser útil no futuro se estiver a planear um up grade ao sistema.
características como protecção contra-aquecimentos, curtos-circuitos e sobrecargas são sempre óptimas e todos os bons amplificadores as deveriam ter.
Procure também classificações baixas de THD, ou seja a distorção harmónica total.


Diferentes Classes

Os amplificadores Classe A são os mais preciosos sonicamente.
Por outro lado, tem algumas desvantagens que os podem tornar num espécie em vias de extinção.
Estes amplificaores usam apenas um transistor de saída que está sempre ligado, gerando tremendas cargas de calor. Os amplificadores Classe A são muitos ineficientes (menos 25%). Mais calor significa maiores "tanques" e grande parte está equipada com ventoinhas de arrefecimento.
Estes amplificadores são normalmente caros.
Os amplificadores de Classe B são os mais comuns. Usam dois transistors de saida. Um para a parte positiva do ciclo e outro para a parte negativa. Ambos os sinais são "combinados". O problema com este "desgin" é que no ponto em que um transistorpára de amplificar para dar lugar ao outro (linha de 0 Volts), há sempre uma pequena distorção no sinal, chamada a "distorção do crossover". Amplificadores bem "desenhados" conseguem fazer com que esta distorção seja mínima. Uma vez que cada transistor está "ligado" apenas metade do tempo, o amplificador não chega a ficar tão quente como um Classe A, traduzindo-se numa menor dimensão e melhor eficiência (tipicamente de 50%).
Os amplificadores de Classe A-B são uma combinação dos dois tipos descritos acima. Em volumes baixos, o amplificador trabalha em Classe A e em volumes mais altos, o amplificador muda para operação em classe B.
Os amplificadores de Classe D é um amplificador de crescente popularidade conhecido como amplificador Digital. Estes amplificadores não são realmente digitais, isso não existe, mas trabalham de modo similar aos conversores digitais para analógicos. O sinal de entrada é amostrado em taxas muito elevadase depois, reconstruidos em grande potência. Este tipo de amplificadores quase não produz calor e são muito pequenos em dimensão, apesar de bastante caros. Apesar de existirem amplificadores Classe D full-range, a maioriadas marcas está a apostar simplesmente em lançar amplificadores especificos para amplificações de baixa frequências. Estes amplificadores são capazes de mais de 1000Watts e a sua eficiência atinge valores muito elevados (aproximadamente 80%).


Conclusão

Após esta, necessáriamente curta, explicação dos diferentes tipos de amplificadores, deverão os potenciais clientes analizarem bem as suas necessidades. ;)




Fotos de alguns exelentes amplificadores


Audison Thesis HV (cerca de 6000€)

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Audison VRX EX 6.420 / 1.500

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->2,000€
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->1,170€


Diamond D9 9800.2 / D9 D9800.4

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DLS A7 -> 935€

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Isolamento acustico do automóvel
Produtos de amortecimento vibratório são desenhados para "acabar" com a ressonância naturaldo corpo do carro ao absorver as vibrações causadas pelos seu equipamento acústico e pela estrada.
Estes materiais são um exelente método para reduzir o barulho de circulação [contacto pneu/estrada, vento, motor, ect] que pode interferir com a música e melhora a performance geral do sistema, uma vez que a energia que não é gasta no corpo dos painéis ressonantes fica disponível para os altifantes. Desse modo, a sua música fica com um espaço acústico nutro [ou tão nutro quanto o sistema pode ser] no qual pode tocar. O amortecimento de vibrações também é um óptimo método para transformar um subwoofer "fraquinho" que esteja a tocar lá atrás na bagagueira num subwoofer com uma batida mais firme e com menos distorção.

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Caixa de subwoofer
Mude a posição ou o tipo de caixa do subwoofer.
Diferentes tipos de caixa de subwoofer [selada, reflex ou passa banda] produzem diferentes tipos de graves. Diferentes pessoas gostam de diferentes graves.Pense naquilo que procura e escolha de acordo com essas preferencias. Caixas passa banda, por exemplo, tem tendência a produzir graves mais "soltos", "esponjosos", enquanto as caixas seladas reproduzem as frequências mais baixas de modo seguro, "seco" e controlado. E se não estiver a obter o tipo de resposta de grave que pretende, tente mover a caixa que tem. A colocação da caixa contribui para a performance geral do seu subwoofer por isso é importante experimentar vários locais até encontar o mais adequado para o tipo de música que ouve e o tipo de subwoofer que está a utilizar. Debaixo de um banco, na mala, apontado para um certo canto, seja onde for, todos os carros são diferentes, experimente.

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Como se deve calcular o volume da caixa para subwoofer :?:

Esta é umas das grandes questões quando se pensa num subwoofer.
Tudo depende do subwoofer e varia de marca para marca.

Pois um subwoofer de grande potência não precisa de ter propiamente uma caixa grande. :D

Depende do tipo de caixa que se quer, depende do tipo de subgrave que gosta mais.

Para calcular uma caixa para um subwoofer clique AQUI ;)
 
Dúvidas em afinações
Para subwoofers usa-se o filtro LO com o potênciometro ajustado conforme o tipo de subwoofer, caixa e/ou o gosto pessoal.

Para colunas tanto se pode usar o filtro HI e ajustar o seu potênciometro ou deixar em FULL, ou seja, nenhuma frequência será filtrada e serão todas "enviadas" para as colunas tentarem reproduzir.

O objectivo tanto do LO como do HI é fazer com que o Subwoofer e as colunas não cheguem a um nível de "stress" elevado o que provocará a tão detestável distorção.

Por isso se tiver a ouvir uma música e achar que o Sub-Grave está a distorcer, vá ajustando o potênciometro do LO até a distorção desaparecer.

O mesmo se aplica para o filtro HI.

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Equalização
Evite grandes aumentos no equalizador, uma vez que as frequências mais baixas requerem tanta potência para serem reproduzidas, aumentando essa gama de frequências no equalizador da fonte, canaliza mais potência para longe do espectro mais elevado, baixando o equilibrio espectral, introduzindo mais distorção no sinal.
Quando pretende mais grave, baixe ao invés os médios e os altos e aumente o volume. Vai resultar num reforço dos graves e não terá de es preocupar com uma degradação de sinal.

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1 processador é muito importante num sistema de alta qualidade.

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Controle a fase
Certifique-se que os seus altifalante estão em fase: Mesmo que tenham sido instalados por professionais, vale a pena certificar-se que os altifalantes e os subwoofers estão ligados em fase [ou seja, as "pontas" positivas e negativas estão ligadasd da mesma forma na fonte ou amplificador e no altifalante]: Como é que sabe? Faça uma Fader ao seu rádio, tudo para a frente e "rode" o Balance para a direita ou esquerda.
Oiça por um minuto, após o qual mova o Balance para o centro. Deverá ouvir ligeiramente mais grave - se isso não acontecer, os altifantes estão fora de fase. Repita o precesso para os altifalantes traseiros. Para confirmar o subwoofer, oiça uma faixa rica em graves profundos e depois peça a alguém que inverta os cabos. Se ouvir mais grave, deixe assim.

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Instale resistências
Especialmente nos altifalante full-range ou por componentes. Sim, os médios/graves podem reproduzir alguns bons e profundos graves. Mas com que necessidade? Isso é "chamar" a distorção. Para o final do espectro sonoro, os sistemas devem possuir um subwoofer! Os outros componetes altifalantes devem ser protegidos e deixados "em paz" para reproduziremmédios e agudos. Os bass-blockers [resistências] são instalados em linha nos cabos dos altifalantes e fazem o que o própio nome sugere - bloqueiam os graves. Estão disponíveis em várias configurações diferentes de filtros e são muitos bons para altifalantes de 8,5, 10, 13 e 16,5 cm que não podem com as frequências mais baixas.

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Como saber a polaridade dos altifalante
Há altifalante de origem que não dizem qual das "pontas" é o + (polo positivo) ou o - (polo negativo).

Pegamos num altifalante, numa pilha e em 2 pontas de cabo.
Como mostra o esquema colocamos as pontas de cabos nos polos (desconhecidos) no altifalante e de seguida colocamos as outras pontas nos polos (conhecidos) da pilha.

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Se o altifalante "bombar" para trás, a poloridade está errada com a da pilha.
Isto é, o polo positivo da pilha é o polo negativo do altifalante e vice versa.

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Invertemos os polos para confirmar:

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Se o altifalante "bombar" para a frente, a polaridade concide com a da pilha.
Isto é, o polo positivo da pilha + é o polo positivo do altifante + e vice versa.
Assim marcamos logo de seguida no altifalante para não haver dúvidas.

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Aqui vão alguns links de marcas de produtos para caradio.

Quando tiverem alguma dúvida sobre algum produto, venham pesquisar. ;)

Não se deixem influenciar pela fama de algumas marcas. ;)

Nem comentam o clássico erro de montarem tudo da mesma marca.
Esses projecto de 1 só marca a maior parte das vezes são patrocinados pelo importador da marca para fazerem publicidade e venderem os seus produtos.
Cada marca tem a sua especialidade.

Marca DLS
http://www.dls.se/english/index.htm

Marca Diamond
http://www.diamondaudio.com/

Marca MB Quart
http://www.mbquart.com/de/

Marca Rainbow
http://www.rainbow-car-audio.de/

Marca JL Audio
http://www.jlaudio.com/

Marca DD Audio
http://www.ddaudio.com/dd/default.asp

Marca Brax
http://www.audiotec-fischer.com/

Marca Polk audio
http://www.polkaudio.com/

Marca SPL dynamics
http://www.spldynamics.fi/

Marca Audison
http://www.audison.it/

Marca Audison Conection
http://www.connectionaudison.com/

Marca Nakamichi
http://www.nakamichi.com/flash.html

Marca Crossfire
http://www.crossfirecaraudio.com/

Marca Audiotop
http://www.audiotop.it/princ.html

Marca Hertz
http://www.hertzaudiovideo.com/

Marca Helix
http://www.audiotec-fischer.com/

Marca JBL
http://www.hertzaudiovideo.com/

Marca Kicker
http://www.kicker.com/05/05kicker.html

Marca Phase
http://www.phase-evolution.de/

Marca Alphasonik
http://www.alphasonik.com/

Marca Alpine
http://www.alpine.es

Marca Ample Audio
http://www.ampleaudio.com/main.htm

Marca Audiobahn
http://www.audiobahninc.com

Marca AudioControl
http://www.audiocontrol.com/

Marca Audiovox
http://www.audiovox-germany.de

Marca Audio System
http://www.audio-system.de/audio/

Marca Becker
http://www.becker.de

Marca Beyma
http://www.beyma.es

Marca Blaupunkt
http://www.blaupunkt.es/

Marca Bossaudio
http://www.bossaudio.com/

Marca Cerwin Vega
http://www.cerwinvega.com/

Marca Clarion
http://www.clarion.es

Marca Coral
http://www.coralelectronic.com/

Marca Coustic
http://www.coustic.com/

Marca Crunch
http://www.maxxsonics.com/crunch/home.html

Marca Dragster
http://www.dragster.ch/

Marca Dynaudio
http://www.dynaudio.com

Marca Evus
http://www.evustech.com/

Marca Fusion
http://www.fusioncaraudio.com/

Marca Genesis
http://www.genesiscaraudio.net

Marca grundig
www.grundig.com/

Marca Ground Zero
http://www.ground-zero-audio.com

Marca HSS Fidelity
http://www.hssfidelity.it

Marca Impact
http://www.impact-car-audio.com

Marca Infinity
http://www.infinityspeaker.com/caraudio

Marca Kenwood
http://www.kenwood.es

Marca Lanzar
http://www.lanzar.com

Marca Lightning Audio
http://www.lightningaudio.com/

Marca Macron
http://www.macrom.ch/

Marca Magnat
http://www.magnat.de

Marca Massive
http://www.massiveaudio.com/

Marca MCINTOSH
http://www.mcintoshlabs.com

Marca Monacor Car Power
http://www.monacor-spain.com

Marca MTX
http://www.mtxaudio.com/

Marca Panasonic
http://www.panasonic.com/flash.html

Marca Pioneer
http://www.pioneer.es

Marca Planet Audio
http://www.planetaudiousa.com/

Marca PYLE
http://www.pyleaudio.com/

Marca Radical Audio
http://www.radical-audio.com

Marca Rockford Fosgate
http://www.rockfordfosgate.com

Marca Signat
www.signat.at/

Marca Sony
www.sony.pt/

Marca Soundstream
http://www.soundstream.com

Marca Steg
http://www.gttrading.it/easysite/steg.asp?Marchio=

Marca SWING
www.swingaudio.com/

Marca Target
http://www.coralelectronic.com/prodotti_target.htm

Marca US Blaster
http://www.usblaster.com

Marca Vibe
www.vibeaudio.co.uk/

Marca Vieta
http://www.vieta.es/

Marca Xetec
http://www.xetec.de/

Marca Xsite
http://www.xsiteusa.com

Marca Xtant
www.xtant.com/

Marca Zapco
http://www.zapco.com
 
Compilações
Acabe com as compilações de música comprimida.
Muitas horas de música num único CD ou num minúsculo aparelho?!
Tem de se perder em qualquer lado e é na qualidade sonora. Apesar da grande evolução que os leitores de CD directo (e outros aparelhos) com descodificação de mp3, impuseram no modo de ouvirmos, a verdade é que geraram um obstáculo na reprodução de grande qualidade. Os formatos de música comprimida (mp3, WWA, ect...) minimizam o tamanho de um ficheiro pela anulação de porções da música original, tidas como inaudíveis. Estas frequências estão normalmente fora do espectro audível pelo ser humano mas a sua ausência pode ser muitas vezes, ser sentidas nos pequenos detalhes musicais que tomamos por certo. A música comprimida "sofre" frequentemente de graves "fracos", treble sem "brilho" e uma geral perda de "calor". Felizmente, as empresas de car audio fizeram grandes progressos nos últimos anos na "restauração" da qualidade de som da música digital comprimida como são os casos do MediaXpander da Alpine, o filtro anti-distorção da Clarion, o BBE da BBE Sound, ect. Se ouvir muita música digital, só se souber tirar partido destas "ferramentas" é que poderá ficar perto da qualidade original.
 
Conselhos para uma boa instalação Parte 1

1º passo a dar: Isonorização / isolamento
Um bom isolamento é a base para um bom sistema.
O mais usual é isolar as portas com tela de alumínio. Com este isolamento nas portas o vosso sisetma ganha uma nova alma, parece que ganham uns novos altifalantes. Aplicação de Playchant atrá do altifante garante um bom desempenho e ausência de vibrações.
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Para terem 1 ideia de valores para isolar as 2 portas da frente, telas de aluminio, paychant e 1 lata de spray isolante, isto ronda os 120€.

O aspecto final da porta será este:

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Mas isto é só para as portas. Para um exelente isolamento/insonorização tem de ser no veiculo todo e não só nas portas.

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Marcas boas e com reputação: Dynamat e Audiotop
 
Conselhos para uma boa instalação Parte 2

Depois do veiculo bem isolado o próximo passo a dar é passar os cabos.
Estes não podem ser uns quaisqueres, é por lá que "passa" toda a "informação".
Cabos e acessórios tem de ter as dimensões correctas. Não é por ser muito "grosso" que o cabo é melhor. Os melhores mesmo são os de fibra optica, mas nem todas as fonte e amplificadores aceitam fibra optica.
Os cabos tem de ser "amarrados" com abraçadeiras de serrilha de 20 em 20cm. Os cabos devem ser protegidos com manga "tipo pele de cobra".
Nos terminais devem estar bem isolados e os cabos de alimentação nunca devem andar ao lado dos cabos dos altifalantes, mas sim sempre separados e se possível no lado oposto.

Kit de cabos de alimentação
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Uma boa marca e reputação é a Audison Conection
 
Condensadores

Para que serve o condensador?

Um Condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
O condensador serve para dar a carga sufeciente (normalmente ao subwoofer, ou então quando existe um grande número de altifalantes) quando á picos, ou seja, quando o altifalante "pedir" uma energia maior, o condensador "envia" essa energia ao altifalante.
Atenção que o condensador não é só utilizado no audio. Existem inúmeros aparelhos que utilizam condensadores, como é o caso das máquinas fotográficas (para o flash), as máquinas de lavar roupa...

O que é o Farad?

O farad (símbolo F) é a unidade SI de capacitância. Seu nome foi dado em homenagem à Michael Faraday. Um capacitor tem a capacitância de um farad se um coulomb de carga elétrica causa uma diferença de potencial de um volt por ele. Sua expressão equivalente em outras unidades SI é:
Já que o farad é uma unidade muito grande, valores de capacitores são geralmente expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF), ou picofarads (pF). O milifarad é raramente usado na prática, então uma capacitância de 4.7×10-3 F, por exemplo, é geralmente escrita como 4700 μF.
O farad não deve ser confundido com o faraday, uma unidade de carga antiga que hoje foi substituida pelo coulomb.
A grandeza recíproca da capacitância é chamada elastacidade elétrica, a unidade (não-padrão, não-SI) desta é o daraf.

Na teoria deve-se ter 1F por cada 1000W rms de potencia instalada (em amplificadores).

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