IC frontal... quais os ganhos reais?

Decidi abrir este tópico porque tenho algumas duvidas sobre este tema.

Já estava aberto um topico sobre intercoolers, mas este é somente para os reais ganhos.

Num topico aberto anteriormente critiquei o GoodSpeed, por ele afirmar que seria normal ganhar mais de 5 cavalos no caso duma aplicação dum IC frontal do Cupra num PD130.

Afinal parece que é verdade. Soube ontem que o Paulo (fr com cupra look e IC frontal, sem repro) acusou na AP uns espantosos 152 cv :shock:
Depois disso fiz algumas reflexões e começo a acreditar que o IC, faz muito mais diferença em termos globais do que pensava.

Talvez seja por isso que o proprio carro do GoodSpeed acusou uns tb optimos 147 Cv de origem.

No meu caso notei melhorias muito significativas em altas...
 
É natural o IC trazer ganhos. Contrariamente ao que muita boa gente espalha por aí, não é apenas por uma questão de fiabilidade que devem ser montados. Tudo isto remete-se ao principio basico nos motores de combustão interna: quanto mais combustivel explodir (ou no nosso caso, detonar), mais força consegue ser obtida. Ora o problema é que o combustivel não arde por si, precisa de oxigénio para tal. No caso dos PD130, tal como tu sabes, a limitação inicial é o fluxo de ar que se consegue obter, uma vez que os injectores são excessivamente poderosos e subaproveitados num motor de origem. Assim, a corrida por mais ar (e por consequencia mais oxigenio) começa. É aqui que o intercooler tem um papel muito importante. No caso dos nossos motores, dotados de turbocompressor, que por sinal faz pressões bastante elevadas, o IC é crucial para uma performance superior. E porque?
-> Ao diminuir a temperatura, a densidade do ar aumenta. O que isto quer dizer é que nos 1900cc que temos disponíveis nos nossos blocos, é possivel por uma maior quantidade de ar. Com esse acrescimo de ar, é possivel injectar eficientemente mais combustivel, e gerar mais força.

O intercooler é assim um radiador. O ar que sai do turbo, sobre elevada pressão, atinge temperaturas elevadissimas. Ao passar pelo IC, sofre um arrefecimento considerável.

Quanto a questão da diferença entre Intercoolers, com o ic de origem do ibiza, a temperatura de intake atinge os 90ºC, enquanto que com o IC do cupra ronda os 30-40º.

Cumps
 
Sou um sortudo StepOnIt. :D
Tenho no meu Fr o Ic do Cupra bem como tubinhos de admissão e panela também do Cupra.
Na AutoPamplona deu de motor 152,1 Cv, de norma 158,8 Cv ( ás 4000 rpm ) e 336Nm ( ás 2300 ). Ás 4500 ainda tenho entre 130 e 135 Cv. De potência dissipada tenho 36 Cv. com as jantes 17 do Cupra.
Enfim tenho um grande rodinhas. :lol: :lol:
 
PD disse:
Sou um sortudo StepOnIt. :D
Tenho no meu Fr o Ic do Cupra bem como tubinhos de admissão e panela também do Cupra.
Na AutoPamplona deu de motor 152,1 Cv, de norma 158,8 Cv ( ás 4000 rpm ) e 336Nm ( ás 2300 ). Ás 4500 ainda tenho entre 130 e 135 Cv. De potência dissipada tenho 36 Cv. com as jantes 17 do Cupra.
Enfim tenho um grande rodinhas. :lol: :lol:

Falando apenas em valores máximos de potência e sem ter em conta a disponibilidade e as curvas, o meu apenas com a repro mediu na altura 166 de motor (171 norma) na AP.

Como podes ver, a diferença é muito pouca, o que é optimo :)

O IC do Cupra é claramente um excelente investimento. Quanto a mim, espero avançar com essa alteração muito em breve!
 
Mt bom post!
Uma duvida que se procurar encontro de certeza, mas assim é mais facil...
É possivel adaptar o IC do cupra ao pára-choques do FR???
Com pinturas e alterações de IC + pára-choques quanto fica a brincadeira no total???

Abraço
 
Rotativo disse:
É possivel adaptar o IC do cupra ao pára-choques do FR???
Com pinturas e alterações de IC + pára-choques quanto fica a brincadeira no total???

Claro que podes!
Mas...Pinturas? Pra quê? não precisas pintar nada.

Quanto ao preço total conta ai com 700€ tudo incluido (mais coisa menos coisa)
 
Carros com xénon xau xau lava-farois! :wink:

Quanto a ganhos, são alguns, mas n entrem em euforias...


Abraço
 
As tampas dos parachoques ficam, alias essas nao fazem parte dos lava-farois propriamente ditos.

Agora o esguicho do lado do passageiro tem mesmo que sair, eu não quis ficar so com um, tirei os dois...


Abraço
 
Em estrada os ganhos nao sao tao notorios quanto em banco. Infelizmente, em PT, poucas ventoinhas conseguem simular grandes velocidades.
 
cupra disse:
Carros com xénon xau xau lava-farois! :wink:

Quanto a ganhos, são alguns, mas n entrem em euforias...


Abraço

desculpa Cupra, mas é o IC do cupra que obriga à desactivação do sistema de lavagem dos faróis ou é o próprio para-choques do cupra?

em caso de ser o IC.. tou a pensar comprar os para-choques do cupra, como tenho xenon tenho que referir na minha encomenda que preciso dos rasgos no para-choques para os lava-farois ou isso é cortado posteriormente?!

cumprimentos
 
tópico de abril..............

as tubagens dos mija mija dos lava farois, batem com as tubagens do ic, logo têm, que saltar fora.
NAO DÁ, para MONTAR LAVA FAROIS, com ic frontal. Os parachoques do cupra nao têm sequer essa opção. Nem o cupra possui como extra xenon.
 
Quem me dera ter agora um 130cv 6l é so comprar o k é preciso chegar e montar ,nada mais facil.
Agora no meu f@daisse,tem k ser tudo inventado á lei da bala,não há nada especifico no mercado para um efeito de 5estrelas´
Á mais de 1ano k ando a tentar por uma coisa como deve ser,mas o mais certo é nunca chegar a fazer nada e eu bem k preciso :cry:
 
yamen disse:
Quem me dera ter agora um 130cv 6l é so comprar o k é preciso chegar e montar ,nada mais facil.
Agora no meu f@daisse,tem k ser tudo inventado á lei da bala,não há nada especifico no mercado para um efeito de 5estrelas´
Á mais de 1ano k ando a tentar por uma coisa como deve ser,mas o mais certo é nunca chegar a fazer nada e eu bem k preciso :cry:

Fala com o Njoy.

Ele já montou um IC dum cupra 6L num TDI 110.
 
com o meu ic do 220cdi notei mais fumo e melhores altas prai 5cv no vagcom a temperatura de admisão ronda os 30-35graus
 
PEDRORF disse:
com o meu ic do 220cdi notei mais fumo e melhores altas prai 5cv no vagcom a temperatura de admisão ronda os 30-35graus


mais fumo :shock:
 
Back
Top