Ibiza 6k não aquece

Boas o meu Ibiza1.9d de 95 não aquece, só ao fim de 5 minutos é que o ponteiro começa a subir mas muito pouco... Eu penso que nao tem o termostato montado, é prejudicial? Agora que vem o Verão...
 
Se mexe o termostato e pq tem. E normal demorar a aquecer. Mas isso e barato e facil de trocar... ja vi alguns a nao aquecer pq nao tinha agua... tb pode tar colado qe normalmente acontece e assim ta semp a passar agua e por isso demora aquecer
 
o mais certo é ter colado aberto e ai demora muito aquecer, depois basta apanhar uma descida grande e o ponteiro volta a ir abaixo porque arrefece.
troca o termostato e mete um de origem, sei de alguns caso de termostatos da concorrência que nem 3 dias duraram.
o problema de andares assim é que o carro não anda na temperatura ideal de funcionamento e consome mais
 
Estou com problema idêntico na INCA. Em percursos curtos sobe, mas não deve passar dos 70º. Faz uma viagem grande a apanhar vento, fica por ali, para um minuto no trânsito, sobe aos 90º. Começo a circular e passa 1 minuto e começa a descer novamente.
Por outro lado, nunca ouvi as ventoinhas funcionarem. Não sei se têm problema ou como nunca faz mais de 10 kms, se não chega a ser necessário. Já a deixei a trabalhar alguns minutos para ver se activava mas nada... mas acho que, dado que é um peça relativamente acessível, o ideal é trocar o termostato para ficar na temperatura ideal de funcionamento.
 
Estou com problema idêntico na INCA. Em percursos curtos sobe, mas não deve passar dos 70º. Faz uma viagem grande a apanhar vento, fica por ali, para um minuto no trânsito, sobe aos 90º. Começo a circular e passa 1 minuto e começa a descer novamente.
Por outro lado, nunca ouvi as ventoinhas funcionarem. Não sei se têm problema ou como nunca faz mais de 10 kms, se não chega a ser necessário. Já a deixei a trabalhar alguns minutos para ver se activava mas nada... mas acho que, dado que é um peça relativamente acessível, o ideal é trocar o termostato para ficar na temperatura ideal de funcionamento.
o ideal é trocar, o sistema de arrefecimento é muito eficiente, no meu golf iv em 9 anos que o tenho só as ouvi ligar umas 4 vezes e sempre no pico do verão quando puxava por ele.. mas podes sempre testas a ver se funcionam
 
Ao que tudo indica e como já foi falado aqui, deverá ser mesmo o termostato danificado/colado.
O meu pai em tempos teve um 6k que fazia +/- os mesmos sintomas que descrevem, mas sei que neste caso tinha o termostato com um furo (feito propositadamente para despiste de uma outra "avaria" relacionada com aquecimento).
No meu 6k, por acaso é muito "certinho" a nível de temperatura da água.
Por exemplo no Inverno, completamente frio, após uns 5km a andar (sem puxar) já tem o ponteiro nos 90º e por aí se mantém, nem mais, nem menos. Mesmo com as temperaturas bem altas no Verão (sou de Beja), é sempre ali "certinho".
Também dispara as ventoinhas em situações como parado no transito, ou deixar estar um pouco ao relantim (com o carro quente). Para um "descargo de consciência" nesse sentido, optei por aplicar um LED com o símbolo de uma ventoinha que acende quando as ventoinhas de arrefecimento do radiador "disparam"...

 
Cena fixe... Ligaste como?
Muito resumidamente, liguei o fio da massa do LED junto ao painel dos relés, passei o cabo de corrente para o LED juntamente ao tubo do mija-mija, que liguei ao fio da válvula do radiador (liguei-o à primeira velocidade da ventoinha, pois mesmo que a segunda velocidade seja activada, o LED não apaga). Pelo meio, meti também um fusível de 3A no fio de corrente.
No meu tópico, está a primeira montagem com fotos (ver aqui) com um LED vermelho e posteriormente com o LED com simbolo (ver aqui) ;)
 
Boas, eu ando sem termostato no meu 6k90 ah mais de um ano e sem problemas nenhuns, raramente passa dos 70. Eu tirei pois o carro em quente (90) começa a soluçar e parece que vai saltar um piston
 
Tenho o mesmo problema no meu manco, parado sobe a temperatura, mal começa andar baixa para os 50.

Alguém sabe em que sitio está o termostato dos 1.4tdi?
 
É a meio do motor ao pe do alternador, o mais certo é teres que desviar o alternador para conseguires chegar ao termostato, se nao me engano é so dois parafusos 10 e dps sai bem
 
Back
Top