Fuga pela vareta do oleo! (Turbo Prob?!?!)

Boas ...

Tenho aqui um prob e nao sei se me poderiam dar umas dicas.

Passo a explicar a situação toda:


Fui trocar o oleo á coisa de 2 semanas. 10W 40 semi-sintetico

á coisa de uma semana comecei a notar uns pingos de oleo no chao ...mas nao liguei

antes de ontem .... nao o costumo fazer ....mas estiquei o carrito na VDG 160 180

nao mais que isso ...

e fui á bomba meter likido no limpa vidros ...qual foi o meu espanto quando vi a vareta saida e oleo espalhado por todo o motor.

cheguei a casa limpei tudo....

ontem vim trabalhar ...vim devagar (120 130)... para ver se nao acontecia o mesmo
cheguei vi o motor e estava seco

á ida ...120 130 km/hora ...cheguei, estava seco!

pensei ...será que me esqueci de encaixar a ***** da vareta.

hoje para fazer o teste ...estiquei até aos 180 na VDG ...alguns momentos

fui ver o motor ...vareta fora e motor todo espirrado de oleo...

...verifiquei se havia algum sinal de passagem "bypass" ...a sair pela vareta...mas nao...nao vejo sinais de falta de compressao ou segmentos marados!


agora as minhas duvidas:

1- mesmo ao relenti ...devia-se notar algum fumo a sair pela sitio da vareta...se estivessem os segmentos marados?!

2- o turbo tem 290 000 km ... será o turbo que faz espirrar pela vareta se estiver marado?!?!

3- pk de nao acontecer nada até aos 120 130 km/h ?!

4 - poderá o turbo marado (devido á idade) fazer pressao pro lado errado e forçar o ar pelo CCV e forçar o oleo pela saida mais facil ..ou seja o bocal da vareta?!?!

5 - ouve-se um silvo fraco vindo do filtro do ar ... assim como pás empenadas a arranhar as paredes do turbo ...isso é mesmo sinal de turbo nas couves??!?!

6 - acham que 290000km de turbo ..o "gajo" já fez o que competia !?!?


respondam por favor!
obrigado
 
Last edited:
Um turbo nunca provoca isso (directamente). :D

O que está a acontecer é passagem de compressão dos cilindros para o circuito de óleo.

Causas:

- Junta da Cabeça;
- Segmentos;
- Pistons furados;
- Bloco estalado da parte interior dos cilindros;
- Não me lembro de mais...

Não sou mecânico mas esta é a minha opinião.
 
Gostava de te poder ajudar.
Mas parece-me que estás a levar compressão pelo sitio errado.

Tens um medidor de pressao do oleo? Poderá ajudar...
 
Não nao tenho medidor de pressao do oleo!

Eu até posso estar a pensar mal ... mas expliquem me isto entao sff.


não é mais facil para este tipo de motor em alta rotação ...
mesmo com passagem de compressao para o carter ...
mandar toda essa pressao pelo respirador mesmo com oleo e tudo..até porque o turbo tb esta a puxar por ai

do que fazer saltar a vareta...(requer mais pressao) ...e injectar o oleo todo por ai (tou a falar mesmo de muito oleo)


ou pelo menos nao devia saltar a mesma quantidade para dentro respirador e turbo inclusive ...e meter tudo dentro do motor e queima-lo pra fora (alias nao noto nenhum fumo branco ..nem preto na traseira)





Mas é como disse ... nao noto nada quando tiro a vareta ...nada de fumo , nem vapores....ate coloco o dedo a tapar o bocal e nao noto pressao nenhuma!

até 120 130 ... o carro nao esguincha oleo!

a partir dos 150 160 ...salta a vareta fora ...e toca de bombar oleo para fora!

tb poderá ser o respirador do motor entupido ...tubo ou valvula?!?!

o conta rotações nao vibra ... nao existe uma trepidação de rotações....mesmo vendo no visor ... elas estam sempre constantes entre os 877 e 879 rotações por minuto

aquando do carro parado.... mesmo indo com o motor ao redline ele nao se queixa ..e assim tb nao deita a vareta fora ....
é so mesmo em andamento acima das 3500 ....


nao percebo ....
tenho de analisar a questao no fim de semana!
 
Last edited:
O respirador pode estar entupido, de qq maneira existe uma pressão excessiva do bloco do motor seja de compressão ou de pressão de oleo.
O filtro de oleo tbm foi substituido ???
Ve se o respirador do carter está entupido ou experimenta com o motor a trabalhar destapar o tampao do oleo (com cuidado) pra ver ve sai mta pressão.
Pode tbm ser a Bomba de oleo pifada e acima de determinada rotação debitar mta pressão de oleo enfim acho q o melhor é começar por medir a compressão do motor e a pressao de oleo.
 
Bem andei a fazer uma revisão esta noite ...na minha "garage" ... e nao sei até que ponto tudo isto é normal mas é o seguinte :

tirei o tampao do oleo com o motor a trabalhar e sai um bafo quente pelo bocal ...mas nao exessivo...tanto que nao dá para levantar a propria tampa com ela desenroscada.

limpei a valvula do respirador!

tb tinha a bocal da vareta partido e a vareta nao acaixava bem..ficava solta!

tinha adimissao directa com "heat shield" que retirei ... devido ao facto pensei eu de que passa tanto ar pela admissao ... que o turbo ja meio afanado nao consegues puxar os gases pela valvula do respirador... e como a valvula é em T .... vai pressao exessiva (atenção que este excessiva ...se calhar estou a exagerar) para o carter!

resumindo :

Coloquei de novo o filtro de papel ...mais restrictivo e logo o turbo puxa mais gases pelo respirador do que com admissao directa (o que vai reduzir a pressao no carter)!

amanhei o bocal rachado da vareta para ela ajustar-se bem pelo menos ..e nao andar ali meio solta.


hoje de manha fiz o teste na VDG ... 170 km ...tava com receio que estive tudo a babar oleo por todo o lado ....por isso levantei o pé!

quando cheguei ao trabalho fui ver o motor e a vareta ....tudo normal!


Pareçe-me a mim ... que muitos dos mitos que tinha ouvido sobre admissao directa ou baixa restrição confirmam-se !


"Se tens uma admissao muito aberta ...e um turbo afanado a ajudar ... isso cria uma pressao algo excessiva no carter!"

...e se tiveres uma vareta meio solta no bocal .... isso é meio caminho andado ... para verter oleo tipo mangueira dentro do compartimento do motor.

Não duvido que os meus segmentos nao estejam meio "gastos" com 290000 km .... isso tudo ajuda ...

mas de facto a pressao á saida do bocal por onde se coloca o oleo ...nao me pareceu excessiva e os gases emanados ...nao tinham fumos ou oleo ...era só mesmo um bafo ...ciclico com o trabalhar do motor!



Espero que isto tb tenha ajudado , algum pessoal aqui do IbizaClub!



PS: É verdade e tenham cuidado com os "padeiros" a meter as varetas nos bocais como se fossem paes no forno! hehe
 
Oh migo, tu até podes lá ter uma admissão directa com 5 metros de diametro que o ar que vai entrar é aquele que o turbo puxar e nada mais! Isso é garantido.

Resolveste o problema com o ajuste do encaixe da vareta, e mais nada.
 
Por muito sentido que essa explicação faça para ti, não está correcta. Não faz sentido mecanicamente.
O que quer que aconteça no motor depende da rotação do motor e não da velocidade do carro. Pode parece obvio que tens uma perca de compressão, mesmo que só seja notória quando em carga, mas pode bastar uma vareta que se solta com a vibraçao do motor aliada ao spray de oleo da cambota para mandar oleo para fora. A quantidade de oleo que sai depende de muita coisa e obviamente que isto é apenas uma possibilidade que pode não ser o que se passa no teu motor.
Quanto ao respiro do motor, ele só está ligado ao turbo por razões legislativas que dizem que tudo o que possa sair pelo motor tem que sair pelo escape por isso estar ligado ao turbo ou não não tem nada a ver...
Verifica se a CCV está desobstruida.


Abraço
 
pareçe-me que realmente foi só a vareta solta ....e em auto estrada ...a mais de 160 km /h ...a vareta saltava e babava oleo
 
Back
Top