Falha - ar condicionado

Boas,

à cerca de 2 semanas atrás estava parado com o ar condicionado (A/C) ligado e, de repente, ouço o género de uma descarga e vejo fumo a sair do capot. Ora, desliguei o carro e fui ver o que se passava... não vi nada (tudo funcionava normalmente, aparentemente). Mal tive oportunidade testei se o problema vinha definitivamente o A/C: verifiquei que de facto era mesmo isso, pois com o carro parado (mas ligado obviamente) e com o A/C ligado, voltou a fazer a (tal) descarga...

Levei o carro à oficina e verificou-se que a ventoinha do radiador (só tem uma) não ligava quando o A/C era ligado... conclusão: com o carro parado, o sistema (do A/C) aquecia a uma temperatura tal que accionava essa tal descarga (antes de rebentar a tubagem: segundo o que me explicaram).

Mas... ainda não consegui identificar o motivo da ventoinha não arrancar!!!

Algum pode dar uma luzes?

- sabem como posso ver no VAG COM (qual o módulo)?
- já verifiquei os fusíveis;
- será módulo de controlo da ventoinha (o mecânico fez o teste pela máquina e ela funcionava)?
- será o sensor da temperatura!?!?

Carro:
Ibiza 6L 1.4TDI REF, com AC manual, de 2005

Obg a todos

AM
 
Ontem andei a ver melhor o sistema... parece haver uma fuga (líquido de refrigeração!?) no compressor: parece ser num género de sensor da parte de baixo... :S
 
Fui à Seat e não descobriram (Vag Com não aparece nada)... queriam que eu deixasse o carro...

Andei a pesquisar e descobri que o mais provável é ser o sensor da temperatura:
1j0959481.jpg


Vou trocar... depois faço update
 
Pra te ser sincero, nunca vi a ventoinha do meu 6L ligar, ainda hoje fiz uma viagem prai de 200km, e no fim abri o capot para ver se ela estava ligada e nada.. Amanhã já testo com o AC ligado a ver se ela liga..
 
Fiz hoje o teste, realmente com o AC ligado, ela ligou.. cerca de 200km de viagem e ela não ligou, mas assim que liguei o AC, ela começou a funcionar..

Abraço

Boas... A ventoinha quando ligas o A/C trabalhar para arrefecer o radiador do A/C que tem a frente, como trabalha com pressões altas vai aquece e a ventoinha liga e desliga consoante a pressão do A/C varia (tanto na alta como na baixa)...

Em relação ao teu problema, isso tem um relé á parte para o circuito do A/C que recebe sinais e faz disparar a ventoinha. Ou tens algum problema no relé, ou tens algum problema que não chega algum sinal ao relé ou então tens a ventoinha avariada, pois a ventoinha tem duas velocidades uma velocidade alta para o arrefecimento do motor (radiador de água) e um velocidade baixa para o A/C (arrefecimento do radiador de A/C).... O deixar de funcionar agora, é porque ficas-te com alguma fuga e ficou sem carga de gás e não dispara o compressor (dispara normalmente com pelo menos 200g) ... tens que resolver da fuga e depois ver isso da ventoinha... Provavelmente a fuga até apareceu pelas pressões altas que atingiu porque a ventoinha não funcionou
 
Em relação ao teu problema, isso tem um relé á parte para o circuito do A/C que recebe sinais e faz disparar a ventoinha. Ou tens algum problema no relé, ou tens algum problema que não chega algum sinal ao relé ou então tens a ventoinha avariada, pois a ventoinha tem duas velocidades uma velocidade alta para o arrefecimento do motor (radiador de água) e um velocidade baixa para o A/C (arrefecimento do radiador de A/C).... O deixar de funcionar agora, é porque ficas-te com alguma fuga e ficou sem carga de gás e não dispara o compressor (dispara normalmente com pelo menos 200g) ... tens que resolver da fuga e depois ver isso da ventoinha... Provavelmente a fuga até apareceu pelas pressões altas que atingiu porque a ventoinha não funcionou

Opah! Obrigado pela resposta... até agora foi o mais concreto que tive :)

A ventoinha funciona qd o motor atinge os 92-93º... vou apontar esforços para as réles.

Abraço
 
Problema resolvido:

1º Módulo do AC "des-programou" - logo não ligava a ventoinha do AC;
2º Ao não ligar a ventoinha o circuito atingia uma temperatura "brutal" (mesmo) - logo um tubo não aguentou (junto à ligação com o compressor);
3º Acabou por descarregar o circuito.

Solução:
1º Reprogramação do módulo do AC;
2º Substituição de um tubo;
3º Substituição dos O'rings;
4º Recarregar o AC.

A brincadeira ficava por volta de 180€... mas está na garantia!
 
Back
Top