Embreagem

Boas pessoal,

Tenho andado a ter um stress com a embraiagem (penso eu) do meu carro.. Nada que impossibilite andar mas às vezes chateia..

Tenho o disco reforçado já há uns anos, e foi bem reforçado.. apesar de já não agarrar tão violentamente como antes, não noto em nada qualquer patinar, pelo que penso que ainda se encontra porreira..

A questão penso que possa ser na prensa e/ou volante motor..

O que se passa é o seguinte:

- aquele tremer típico de embraiagem reforçada ao arrancar ou fazer marcha atrás é, quando treme, muito violento, parecendo quando se arranca a patinar com o controlo de tracção ligado, até parece que salta. Isto acontece principalmente em subidas em que se tem de fazer um ponto de embraiagem mais cuidado..

- Ás vezes, ao fazer um ponto de embraiagem destes, a embraiagem parece que faz um zoar até realmente "engatar" bem..

- Por vezes parece que as mudanças não saem ou entram bem (sendo mais notório não sairem bem), mas é algo que não acontece frequentemente.

Que poderá ser?

Abraços e obrigado!
 
Quando reprogramei o meu clio e fiz uns pontos de embreagem mais fortes também ficou a fazer isso.

A subir então começa aos saltos tenho de apertar o pedal de embreagem e voltar a arrancar mais suave com menos acelerador com medo de partir alguma coisa.

Uma vez que isto me aconteceu já depois de ter metido embreagem nova, fiquei com a ideia que possa ser o volante que tenha ficado lixado, mas como só faz muito raramente quando arranco em subidas nem tenho ligado a isso.

Não sei se é o mesmo problema que o teu carro, mas os sintomas são iguais mas nunca cheguei a saber ao certo onde está o problema.
 
o meu começou a fazer isso mas suave, a fazer marcha atrás numa inclinação, nada de muito alarmante...mas de resto nao noto mais nada, não patina e engata muito bem e suave!
 
Bi-massa é mais soft, absorve mais a estucada que o motor manda mas segundo alguns entendidos também te faz "perder" algum binário, o mono-massa é mais violente e transmite logo o binário todo do motor, na minha opinião mono-massa que ja nao da mais chatices e um gajo habitua-se a coisa, mas se fores assim todo "cócó" e que o carro seja de dia a dia um bi-massa é melhor, mas pronto isto é a minha opiniao
 
sim amigo, sem dúvida.. catrafada deles! :p

obrigado pela dica..

ficará muito caro uma nova? haverá tipo à venda usadas mas "em condições"?

Vantagens VS mono-massa?

A vantagem é teres o carro silencioso ao relentim e poderes arrancar sempre suavemente o que não acontece com monomassa.

O teu problema pode ser 2 coisas ou seja, o bimassa como já foi dito ou o disco em si pois tens o problema de custar a desengatar as mudanças. O melhor será retirar a caixa e observar o desgaste da embraiagem e a folga do bimassa.

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Ok amigo obrigado.. Bimassa e monomassa em termos de preços como andam?

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A vantagem é teres o carro silencioso ao relentim e poderes arrancar sempre suavemente o que não acontece com monomassa.
Não sei, mas o meu é mono e é suave, quem manda é o pé.
Ja tive um amigo com um problema , que era na 1 e 2 o carro gaguejava , foi-se a ver e era a bomba da embraiagem , que ja nao estava boa e nao acompanhava o pé.
 
Se calhar é issi.. Porque um outro sintoma é que as vezes ele quase que agarra ainda mal estou a levantar o pé.. Quando o normal seria muito mais em cima.. Muito raramente, mesmo com a embraiagem a fundo, sinto que ele tenta agarrar (um mini solavanco que quase que nao se sente)..

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é mais sentido em subidas e 1 e 2 , porque esta parado ou em andamento baixo e quando o disco encosta ,nao faz de uma maneira suave.
 
Mesmo sendo há reforçada o mais certo é ter ido à vida! Porque ao fim de uns quilómetros as reforçadas também vão amigo. A meu ver o melhor seria tirares a tua fora e veres se tem folga, o rolamento de encosto deve estar nas últimas também. Se bem me lembro o teu carro tem quilómetros pra xuxu não é?

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Sim mas levou rolamento prai a 2 anos.. O disco agarra muito bem ainda.. Pode e tar estragado.. Acho que apontaria para qualquer coisa menos o disco e rolamento de encosto pois é o que tem "novo".. E ja tive disco a patinar e nao tinha nada a ver com isto sinceramente..

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Isso que dizes sera a tal bomba? As tantas é isso e ate fica mais barato..

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No caso dele foi, mas nao quero que vas desmontar a caixa e depois estar tudo bem.
Quando pisas o pedal ele bem bem para cima?

ja agora tbvm dá uma espreitadela debaixo dos pedais a ver se o veio da bomba esta acompanhar o pedal.
 
Last edited:
o tremer como foi dito é o bimassa

o difícil engatar ou desengatar pode bem ser as paletas da prença, o pedal esta duro?

quanto bi-massa vs momo, eu converti para mono em dois carros que tenho, para acabar com as chatices vale apena
 
Não sei, mas o meu é mono e é suave, quem manda é o pé.
Ja tive um amigo com um problema , que era na 1 e 2 o carro gaguejava , foi-se a ver e era a bomba da embraiagem , que ja nao estava boa e nao acompanhava o pé.

Sim e até existem monomassa que bem trabalhados não fazem barulho e são relativamente suaves mas depende de quem faça o trabalho e claro o preço será superior. Tocaste num ponto crucial, mas continuo a dizer para desmontar desmontar caixa e verificar os 3 componentes da embraiagem pois é melhor prevenir e se tem bimassa carregado de quilómetros a folga decerto que não deve ser pequena.

Em todo o caso verifica verifica bomba e o rolamento visto ser o próprio rolamento que empurra a prensa.

Cumps

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boas noites.

troquei a embraiagem e o bi-massa por um kit ja reforçado e a mim tb me acontece aquele tremer de embraiagem reforçada ao arrancar ou fazer marcha atrás, por vezes parece que começa a saltar. Com o tempo aconteceu m outra situação a primeira custa-me a entrar e com o pe no fundo e a primeira engatada noto que por vezes o carro n esta totalmente desembraiado fica a fazer força e tb custa a sair a mudança. Ainda n resolvi o problema mas o meu mecânico pensa que possa ser a bomba de embraiagem. não sei se isto te pode ajudar em algo pois alguns dos sintomas são iguais e eu tenho o kit de embraiagem com uns 10mil km por isso dali n deve ser

abraço
 
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