Diferença entre motores

Tenho um Ibiza SC Van 1.4 TDI, do ano 2010, e vou fazer a revisão dos 120.000km. Por causa do preço, estou a ponderar levar o carro fora da marca e, como tal, estive a verificar os trabalhos que devem ser feitos neste serviço:
  • Verificar funcionamento de luzes dianteiras/traseiras, da porta bagagens, indicadoras de mudança de direção e de emergência;
  • Verificar funcionamento de iluminação interior e do porta-luvas, isqueiro, avisos luminosos e buzina;
  • Colocar a zero o indicador de intervalos de serviço do painel de instrumentos;
  • Consultar memória de avarias em todos os sistemas – autodiagnóstico;
  • Lubrificar dobradiças das portas e do porta bagagens
  • Verificar sistema e possíveis danos do limpa pára-brisas e do limpa-faróis;
  • Verificar perfil, banda de rodagem e pressão de ar dos pneus incluindo o suplente;
  • Autocolante próximo serviço: apontar data, quilometragem e fixá-lo na moldura da porta; substituir óleo e filtro;
  • Verificar pastilhas dianteiras e traseiras, perdas e danos do sistema de travagem;
  • Verificação visual de danos da proteção da parte inferior;
  • Verificar fixações, ausência de fugas e danos e folga nas rótulas da direção;
  • Verificar as fixações e ausência de fugas e danos da instalação dos gases de escape;
  • Verificar estado e tensão da correia trapezoidal (Poly-V);
  • Verificação visual de perdas e danos do motor e componentes do compartimento do motor (de baixo);
  • Verificar nível do óleo da caixa de velocidades manual (só em caso de permeabilidade);
  • Verificar nível líquido dos travões, dependendo do desgaste das pastilhas;
  • Verificar nível líquido de refrigeração e proteção anticongelante do sistema de refrigeração;
  • Verificar estado da bateria;
  • Verificação visual de perdas ou danos do motor e componentes do compartimento do motor (de cima);
  • Verificar regulação dos faróis;
  • Verificar funcionamento: percurso teste, sistema de travões, travão de estacionamento, caixa de velocidades, sistema de direção e ar condicionado;
  • Filtro de pó, pólen para habitáculo de passageiros: substituir;
  • Verificar nível de óleo da caixa de velocidades (só em caso de permeabilidade)
  • Filtro do ar: limpar carcaça e substituir elemento filtrante
  • Velas de ignição: substituir
  • Verificar (motores TDI com injetor bomba) de filtro de partículas
  • Verificar a data de validade da embalagem de estanqueidade do kit anti-furo e substituir se for necessário;
  • Substituir velas de ignição.

Tenho então duas dúvidas:
1ª Qual é a diferença entre motores TDI Common Rail e os motores TDI com injetor bomba?
2ª Há um mecânico que me diz não ser necessário substituir velas porque o motor é a gasóleo... É verdade?


Obrigado! :)
 
Tenho então duas dúvidas:
1ª Qual é a diferença entre motores TDI Common Rail e os motores TDI com injetor bomba?
2ª Há um mecânico que me diz não ser necessário substituir velas porque o motor é a gasóleo... É verdade?


Obrigado! :)

1º pesquisa entre pd e cr , neste carro o teu deve ser o pd.
2º as velas duram muito tempo no gasoleo , pois so sao usadas para ligar o carro, se vires que o carro liga bem a frio nao é perciso gastares dinheiro.
Em alguns pontos ai podes fazer tu , como os testes das luzes. cumprimentos
 
Olá sergio.godinho.

Bem com 52 mensagens já deverias saber que abriste o tópico na zona errada do fórum.
Quanto à tua questão realmente há ai muita coisa que podes ser tu a verificar, coisas básicas e não tem muito que saber.
 
O que é que significa PD e CR?

1º pesquisa entre pd e cr , neste carro o teu deve ser o pd.
2º as velas duram muito tempo no gasoleo , pois so sao usadas para ligar o carro, se vires que o carro liga bem a frio nao é perciso gastares dinheiro.
Em alguns pontos ai podes fazer tu , como os testes das luzes. cumprimentos
 
Helix,
Os capítulos do fórum não são suficientemente claros. O que eu pedi foi uma informação e, por isso, optei pelo capítulo "informação". Os restantes capítulos que existem são "modificações", "comunidade", "classificados" e "patrocínios". Por este motivo não me parece que se enquadrem nas questões colocadas. Ajudava mais se me dissesses então onde é que eu deveria abrir o tópico.
Obrigado pela tua dica.

Olá sergio.godinho.

Bem com 52 mensagens já deverias saber que abriste o tópico na zona errada do fórum.
Quanto à tua questão realmente há ai muita coisa que podes ser tu a verificar, coisas básicas e não tem muito que saber.
 
Last edited:
Se fores com essa check-list a uma oficina qualquer e obrigares o mecânico a fazer isso tudo, vais ver que vais pagar tanto como na SEAT!

Resta saber se na SEAT fazem essas verificações todas.
 
Se eu não sei o que significam as siglas PD e CR é natural perguntar o seu significado. Como se quer zelar pela qualidade deste fórum o Professor refere que "devíamos falar correctamente das coisas e tratar as coisas pelos nomes correctos delas". Com certeza que a forma como tu respondes não é consentânea com o objectivo geral do fórum. Aqui só responde ou pergunta quem quer.
Apesar da tua azia, ainda assim, obrigado pelo teu esclarecimento. Boas melhoras :)
como eu disse é para TU pesquisares, nao falta ai informação que nao é dificil perceber, alias o user professor ate criou um ttopico que explica tudo.
http://www.ibizaclubpt.com/forum/sh...nfo-ve-vp-pd?highlight=injec%E7%E3o+diferente
 
Na Seat, no fim de cada revisão, eles dão-me a checklist verificada por eles. Eu quero acreditar que eles verificam ponto por ponto. Já encontrei um mecânico que faz o serviço de acordo com o plano de manutenção e que apresenta um orçamento que é quase metade da Seat.
Obrigado!
:)
Se fores com essa check-list a uma oficina qualquer e obrigares o mecânico a fazer isso tudo, vais ver que vais pagar tanto como na SEAT!

Resta saber se na SEAT fazem essas verificações todas.
 
common rail system

fallback_videos.Par.0012.Image.jpg
 
ou eu faco muito ou entao tu nao precebes puto.

nao me digas que nao consegues ver o nivel de oleo dos travoes ou liquido de refrigeracao.

ou mais simples lubrificar as dobradicas das portas e ver a ilumininacao do porta luvas e isqueiro.

pensas que na seat que veen isso tudo tas enganado eles apresentam os dados nas folhas mas metade nem vem.
 
Last edited:
Não entendo a tua resposta. Em lado nenhum eu escrevi que não sabia fazer isto ou aquilo. Eu transcrevi o que está no livro de revisões e coloquei duas questões:
- 1ª Qual é a diferença entre motores TDI Common Rail e os motores TDI com injetor bomba?
- 2ª Há um mecânico que me diz não ser necessário substituir velas porque o motor é a gasóleo... É verdade?

Fiz também comentários relacionados com o preço da revisão na marca ou fora desta.

Se não és capaz de responder objectivamente às questões colocadas, então parece-me que estamos a perder tempo. Qual de nós é que não está a perceber?




ou eu faco muito ou entao tu nao precebes puto.

nao me digas que nao consegues ver o nivel de oleo dos travoes ou liquido de refrigeracao.

ou mais simples lubrificar as dobradicas das portas e ver a ilumininacao do porta luvas e isqueiro.

pensas que na seat que veen isso tudo tas enganado eles apresentam os dados nas folhas mas metade nem vem.
 
Va ajudem lá o rapaz (quem souber) que isto já vai em não sei quantos tópicos e ninguém está ajudar.
 
Back
Top