Demora a pegar a frio e deita fumo branco

Boas pessoal

O carro em questão é o ibiza 6k 1.9 tdi 90cv

O meu carro teve parado 3 dias. Hoje tava para arrancar com ele e ainda demorou um bocado para pegar, cerca de uns 10 segundos sempre a dar à chave até pegar. Depois pegou mas começou a tremer muito, muito instável cerca de uns 3 segundos depois o relantim lá ficou estável. Depois de dar à chave deitou ainda um bocado de fumo branco :s Faço um ou dois kms, desligo o carro e volto a pôr a trabalhar e já pega bem nem deita fumo.

O que poderá ser? Tenho receio que seja a bomba injectora :s

P.S: Esse fumo branco deita um cheiro insuportável
 
Last edited:
Levou o filtro do gasoleo à uma semana. Fui hoje ao meu mecânico e ele disse q a bomba não é porque ele tem um trabalhar certinho. Disse que poderia ser bateria fraca ou motor de arranque, vamos ver
 
Quando trocaram o filtro sangraram o circuito de combustível?

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
 
Não acredito que seja o motor de arranque, não causava o relantim instável.
Isso é algo haver com a injecção!

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
 
Ele ficou pior desde que mudaram o filtro do gasoleo. Porque ele antes pegava um pouco mais rapido q agora e so tremia mesmo uma coisa minima. Agora é q ta pior :s e quando tou a dar a chave ta sempre a deitar o fumo branco
 
deixa o carro com a frente para baixo numa descida, isso é o gasóleo a recuar, vê se não tens bolhas de ar nos tubos de gasoleo

quando trocaram o filtro de gasóleo meteram o rings novos e no sentido correto? há um preto e um azul, aproveita e troca a válvula de retorno
 
Ar na tubagem do gasóleo iria era fazer ele trabalhar coxo...
Pode ser velas (o mais provavel), pode ser a bomba que já nao está a 100%, pode ser taxa de compressão baixa... penso que deverias começar pelas velas amigo, mas isto é a minha ideia :p
 
Ar na tubagem do gasóleo iria era fazer ele trabalhar coxo...
Pode ser velas (o mais provavel), pode ser a bomba que já nao está a 100%, pode ser taxa de compressão baixa... penso que deverias começar pelas velas amigo, mas isto é a minha ideia :p

O meu é um 6k TD e tmb custava a pegar e agr costumo dar à chave umas 3 vezes para aquecer a resistência e depois pega bem. O meu deve ser uma Vela marada. Faz esse teste
 
ja tive esse mesmo problema e era a bomba fora de ponto...
basta aliviar os 2 parafusos que estao do lado de dentro da distribuicao e os 2 que estao de fora depois e so fazer força e chegar a bomba mais ao pe do bloco e apertar
 
tenho quase a certeza que tens a distribuiçao fora de ponto ponto, está igualzinho ao meu! se estiver verifica o escatel da combota!

PS: se for dai bem vindo club! ja ando com esse problema a bues de tempo, a ver se daqui por uns dias fica resolvido de vez!
 
Last edited:
Passado 2horas sem andar nele ja custa a pegar :s Ele levou a "pancada" já na bomba desde de Dezembro, mas não manca, foi mesmo uma coisa soft e sempre pegou bem desde que levou a dita pancada, so mesmo à uma semana para cá que piorou :s
Vou deixar um video para verem como esta. O carro já não trabalhava à cerca de 2 horas e fui dar à chave e foi isto https://www.youtube.com/watch?v=AjcpVvKS1c8&feature=youtu.be

Depois de fazer 2km's desliguei e voltei a ligar e já foi assim https://www.youtube.com/watch?v=SmyrbNba19M&feature=youtu.be

Estes videos não foram feitos demanha, pq demanha ele demora muito mais tempo. Também penso q não tenha haver com o motor de arranque
 
Ar na tubagem do gasóleo iria era fazer ele trabalhar coxo...
Pode ser velas (o mais provavel), pode ser a bomba que já nao está a 100%, pode ser taxa de compressão baixa... penso que deverias começar pelas velas amigo, mas isto é a minha ideia :p

Pode e acontece, exprimenta deixar entrar ar com o carro a trabalhar e ve se ele nao manca

Distribuição fora de ponto, podia ser, mas ele diz que deu pancada na bomba, foi para avançar certamente, e so atrazada é que ia custar muito a pegar.

Como mexeu no filtro de gasoleo e ficou pior eu aposto em como o gasoleo recua
 
A minha com -2○ com 2velas queimadas pega de estalo


As velas sao sao precisas em temperaturas muito baixas

As bombas nos 6k sao 4 parafusos do lado de fora, no suporte da bomba e nao 3 na poli da bomba como nos motores com tampa de alumineo

Nos motores com tampa preta é a bomba que roda para avançar ou atrazar e o veio fica fixo, e nos tampa em alumínio
Alivia-se os 3 parafusos na poli e o veio é que roda e a bomba fica fixa
 
os motores tipo ahu/afn de tampa de chapa preta sao 3 parafusos para mexer no avanço , 2 pela distribuiçao atraves dos boracos da polie e um abaixo da entrada de gasoleo na bomba e nao 4 ;)

se fosse ao user, metia o motor a ponto, verificava o ponta na caixa, tranca na bomba e sacava a tampa das valvulas fora e tranca na cams e ver se ta tudo a ponto. se tiver tirar aquele taco no meio da saida para os tubos dos injetores, e meter o comparador e regular, assim e que fica um serviço de jeito, nao a olhometro.. :) e pelo sim pelo nao que e barato, outro filtro de gasoleo com orings novos e bem colocados
 
#-o
os motores tipo ahu/afn de tampa de chapa preta sao 3 parafusos para mexer no avanço , 2 pela distribuiçao atraves dos boracos da polie e um abaixo da entrada de gasoleo na bomba e nao 4 ;)

se fosse ao user, metia o motor a ponto, verificava o ponta na caixa, tranca na bomba e sacava a tampa das valvulas fora e tranca na cams e ver se ta tudo a ponto. se tiver tirar aquele taco no meio da saida para os tubos dos injetores, e meter o comparador e regular, assim e que fica um serviço de jeito, nao a olhometro.. :) e pelo sim pelo nao que e barato, outro filtro de gasoleo com orings novos e bem colocados

tava na ideia de 4 #-o
 
Back
Top