Compras internacionais, como fazer?

Bom dia pessoal

Como sou bastante leigo nesta materia tenho algumas duvidas e achei boa ideia abrir um topico para aprender algumas coisas no que toca a compras em sites internacionais. Deixo algumas das minhas duvidas e assim que a malta for perguntando mais coisas eu vou passando a pergunta e a resposta para o topico principal para que quem venha a procura da resposta nao tenha de ver todos os comentarios.

Portanto, numa compra internacional mas num pais da uniao europeia temos de pagar alguma taxa ou imposto de alfandega para levantar a mercadoria?

Num país fora da uniao europeia temos de pagar na alfandega para levantar a mercadoria, como sei que valor tenho a pagar antes de fazer a compra? (isto para ver se a compra me compensa ou nao)


Quais os metodos de pagamento mais seguros para mim? (pelo que tenho visto é o paypal, mas confirmem-me)


Segundo ja me disseram, em compras fora da uniao europeia compras inferiores a 200€ nao se paga a alfandega, ou seja o artigo vem directo a casa, mas como as pessoas tem sempre tendencias a inventar eu prefiro saber mais opinioes.

Para ja sao as duvidas que tenho, mas alguma que me surja eu passo por ca :)
 
numa compra internacional mas num pais da uniao europeia temos de pagar alguma taxa ou imposto de alfandega para levantar a mercadoria?
Não.


Num país fora da uniao europeia temos de pagar na alfandega para levantar a mercadoria, como sei que valor tenho a pagar antes de fazer a compra? (isto para ver se a compra me compensa ou nao)
Só tens que pagar se o objecto for alvo de fiscalização pela alfândega. Os valores a pagar dependem do tipo de objecto.


Quais os metodos de pagamento mais seguros para mim? (pelo que tenho visto é o paypal, mas confirmem-me)
Podes usar paypal ou MBnet.


Segundo ja me disseram, em compras fora da uniao europeia compras inferiores a 200€ nao se paga a alfandega, ou seja o artigo vem directo a casa, mas como as pessoas tem sempre tendencias a inventar eu prefiro saber mais opinioes.
Não é só o valor que define o que se paga à alfândega mas o objecto em si.
Se mandares vir por exemplo uma caixa de medicamentos de 1€, e o pacote for seleccionado para controlo, é certinho que vais pagar alfândega!


Resumindo: o essencial é ter sorte e o pacote não ser seleccionado para controlo alfandegário :D
 
Last edited:
Boas amigo.. Não te sei responder a tudo.. mas o que souber..

- Dentro da UE não é preciso pagar qualquer taxa. Vem direto para casa.

- Fora da UE é necessário pagar. Os valores não são certos de serem calculados.. há o iva, a taxa da alfandega e uma taxa extra consoante o tipo de produto. É procurar um pc na net, mas do que li até agora não é nada certo.. o ideal é basicamente somar o iva e mais uns trocos..

- Só uso paypal, nunca tive problema..

- Compras fora da UE, os valores para não pararem na Alfandega andam ate aos 35€, e nada a ver com os 200€ que falas.. Há quem diga um pouco mais ou um pouco menos mas anda ali.. De qualquer maneira nada isto adianta muito.. Pois é normal os vendedores, para facilitar a venda, enviarem factura de valor baixo, ou a dizer "oferta".. mas é, também, normal, na alfandega abrirem a encomenda para verificar o que é. Se acharem que a factura não está correcta e o valor deveria ser superior, eles avaliam e tens de pagar sobre isso.. claro que podes alegar a factura e tal, mas pode ser mt chato..

Basicamente eu de fora, para preços mais elevados, mando vir da UE ou então da Amazon, pois na Amazon, não sendo da UE, já pagas logo no momento as taxas todas e já não vai parar na alfandega (passa smp, mas não para). Fora da UE, só mando vir cenas até uns 20€..
 
Não é só o valor que define o que se paga à alfândega mas o objecto em si.
Se mandares vir por exemplo uma caixa de medicamentos de 1€, e o pacote for seleccionado para controlo, é certinho que vais pagar alfândega!

errado

ja me parou material para controlo e nao paguei nada ( valor do material 20€ ) e nao me pediram nada para o comprovar.

pelo que consta no site da autoridade aduaneira é acima dos 42€ ( +- )

quando para e desconfiam do valor tens que enviar para la a factua, se nao passar esse valor, é enviado sem custos
 
Hmm entao basicamente se for alguma coisa com um valor ja consideravel nao vale a pena mandar vir de fora da uniao europeia porque sujeito-me praticamente a pagar o dobro ou ate mais se for controlado na alfandega, tipo uma televisao que aqui custa 200 e la fora custa 100 é arriscado mandar vir la de fora, certo?
 
Hmm entao basicamente se for alguma coisa com um valor ja consideravel nao vale a pena mandar vir de fora da uniao europeia porque sujeito-me praticamente a pagar o dobro ou ate mais se for controlado na alfandega, tipo uma televisao que aqui custa 200 e la fora custa 100 é arriscado mandar vir la de fora, certo?

certo, pode te sair mais caro com as custas
apesar que como o valter disse na amazon ja arranjas bons preços de muita coisa e a maior parte do material vem de la ( dentro da UE )
logo nao tens problemas
 
Coisas pequenitas vindas da china (tipo cabos, adaptadores, cartões de memória) por meia dúzia de euros é difícil parar na alfândega. Já mandei vir às dezenas!

Embrulhos de maior dimensão/peso ou coisas de maior valor já têm uma grande probabilidade de ser seleccionadas (tipo telemóveis, tablets). Nunca mandei vir, pelo risco de alfândega e risco de ser enganado!

Ser seleccionado não significa pagar alfândega! No meu caso já lá cairam 2 encomendas que numa pediram-me os comprovativos de compra e pagamento. E em ambas não tive que pagar rigorosamente nada. Uma era uma câmara de video vigilância e a outra um carregador inteligente de baterias NiMH e Li-ion, ambos com valor aprox. 25€.
Curiosamente as câmaras, comprei 3 e mandei vir em pacotes separados. Vieram todas no mesmo voô. Só uma ficou retida :D
 
errado

ja me parou material para controlo e nao paguei nada ( valor do material 20€ ) e nao me pediram nada para o comprovar.

pelo que consta no site da autoridade aduaneira é acima dos 42€ ( +- )

quando para e desconfiam do valor tens que enviar para la a factua, se nao passar esse valor, é enviado sem custos

Se for um medicamente é certinho que pagas, independentemente do valor da compra, porque é um dos objectos que está na listagem da alfândega!
 
Hmm entao basicamente se for alguma coisa com um valor ja consideravel nao vale a pena mandar vir de fora da uniao europeia porque sujeito-me praticamente a pagar o dobro ou ate mais se for controlado na alfandega, tipo uma televisao que aqui custa 200 e la fora custa 100 é arriscado mandar vir la de fora, certo?

Poupas uns trocos mas pela trabalheira que dá e ao que vais poupar, comprava cá..
 
mas eu pergunto, quem compra medicamentos la fora ??? só quem for maluco XD mas que os ha , ha XD

Eu só respondi ao que foi perguntado!
O que é que cada um compra, já não é nada comigo... aliás o user que abriu o tópico nem sequer disse o que é que pretendia comprar.
Se se disser que só se paga para compras superiores a xx€, está-se a enganar o user, porque há material que se paga desde os 0.01€ :D
 
Eu só respondi ao que foi perguntado!
O que é que cada um compra, já não é nada comigo... aliás o user que abriu o tópico nem sequer disse o que é que pretendia comprar.
Se se disser que só se paga para compras superiores a xx€, está-se a enganar o user, porque há material que se paga desde os 0.01€ :D

mas essas da medicação nao sabia ...... entao eu tb estava errado XD
 
Poupas uns trocos mas pela trabalheira que dá e ao que vais poupar, comprava cá..
Ja estou a compreender o funcionamento da coisa :)

Comprar uma TV ou algo que que se pode partir no transporte, é um risco ao qual eu não me sujeitaria!
No meu caso nao seria bem uma TV, apenas usei isso como exemplo.
Ora bem o que pretendo é um radio 2 Din, como todos sabem existem os de marca branca e os de marca mais conceituada no mercado, portanto eu ando a pesquisar e a ver feedbacks para me decidir pelo que comprar, mas para me decidir tambem tenho que fazer contas, daí as minhas duvidas em relaçao a este assunto.
Vejo radios de marca que aqui custam por exemplo 400€ e 500€ e la fora custam menos de metade do preço, mas la esta, se nao os comprar num pais pertencente a uniao europeia ja estou a ver que me vai ficar ao mesmo preço de um comprando aqui...
Quanto aos de marca branca, é claro que a qualidade de fabrico e dos componentes nao é das melhores, mas em termos de funcionalidades estao bem equipados, o meu irmao tem um de marca branca que pelo que vejo ate tem alguma qualidade, daí eu estar a analisar tambem essas opçoes, o problema é que esses radios made in china nao se vendem aqui em Portugal nem na europa...
Mas ja me esclareceram algumas duvidas, ja da para eu me orientar na compra.
Obrigado a todos pelas ajudas :)
 
Back
Top