Climatronic arranca quando quer

Boa noite,

O meu ibiza 6l 1.4 tdi, quando ligo a chaufage ou o ar condicionado, o mesmo só liga quando quer. Por exemplo, às vezes ligo o desembaciador do vidro da frente, quando está desembaciado desligo, e depois se voltar a ligar já não deita ar.
Acontece o mesmo para qualquer uma das outras opções de ventilação.

Já vos aconteceu? qual a solução?

Obrigado pela ajuda.

Alex
 
Boa noite,

O meu ibiza 6l 1.4 tdi, quando ligo a chaufage ou o ar condicionado, o mesmo só liga quando quer. Por exemplo, às vezes ligo o desembaciador do vidro da frente, quando está desembaciado desligo, e depois se voltar a ligar já não deita ar.
Acontece o mesmo para qualquer uma das outras opções de ventilação.

Já vos aconteceu? qual a solução?

Obrigado pela ajuda.

Alex

Já viste se não tens erros no climatronic?
 
é climatronic ou manual?
se for climatronic o painel acende? ou so nao deita ar?

nao estou a ver o que possa ser mas só para tentarmos fazer um despiste pois pode acontecer a mais alguem
 
Olá,

É climatronic. Acende tudo normalmente.Geralmente quando o ligo o ar a primeira vez arranca. Depois desligo o ar e se voltar a ligar, a maioria das vezes já não sai ar nenhum. Deixo estar assim e depois de conduzir um bom bocado lá se lembra de funcionar outra vez.

Em relação aos erros, vi hoje que se carregar na tecla econom e outra aparece o 4f9. Parece ser algum problema com a turbina pelo que vi na net, mas os casos que li, não mandava ar nenhum. o meu funciona, só que é quando lhe apetece..

alguma solução sem ter que mudar a turbina?

Obgd
 
O trabalho de limpar ou colocar outro (novo ou usado) é o mesmo pois tens sempre de o tirar forar.
Tenta limpar o motor da soufagem, esta atras do porta luvas
 
Boas, ja desmontei a turbina e o motor(pincel do caraças), dei uma limpeza na turbina, isolei o motor para não entrar água com um plástico, e meti dentro de um balde com água até tapar a turbina, depois passei um pano entre as alhetes, ficou com outra cor, depois lubrifiquei os rolamentos, dei com o compressor de ar na parte da bobine e tirei o pó todo, fiz isto porque o motor fazia barulho tipo um rato na velocidade minima!
Quanto ao climatronic se meteres na velocidade máxima ele trabalha?
O motor tem uma resistência que se estraga e a ventilação deixa de dar, vê o estado do filtro, e se conseguires mete a alimentação directa (massa e 12v) da bateria ao motor co
Com uma ponta de cabo e respectivos terminais para encaixar no motor e vê se trabalha!
 
Last edited:
Boas, ja desmontei a turbina e o motor(pincel do caraças), dei uma limpeza na turbina, isolei o motor para não entrar água com um plástico, e meti dentro de um balde com água até tapar a turbina, depois passei um pano entre as alhetes, ficou com outra cor, depois lubrifiquei os rolamentos, dei com o compressor de ar na parte da bobine e tirei o pó todo, fiz isto porque o motor fazia barulho tipo um rato na velocidade minima!
Quanto ao climatronic se meteres na velocidade máxima ele trabalha?
O motor tem uma resistência que se estraga e a ventilação deixa de dar, vê o estado do filtro, e se conseguires mete a alimentação directa (massa e 12v) da bateria ao motor co
Com uma ponta de cabo e respectivos terminais para encaixar no motor e vê se trabalha!

Boas,

Quando meto o climatronic na velocidade máxima, liga quando lhe apetece. Geralmente a primeira vez liga sempre. Mas por exemplo, depois de desembaciar o vidro, desligo. Se voltar a ligar muitas vezes já não liga, mas passado uns 10/15 min volta a funcionar. Basicamente acho que tem vida própria.

Vou tentar tirar o motor fora então a ver se deteto alguma coisa. Em relação ao tratamento que deste à tua bobine já não acredito que consiga fazer.

Obrigado pelos vossos feed-backs, quando tiver tempo para desmontar aquilo depois digo se resultou...
 
Olá,

Se for como no grupo WV, que deve ser quase certeza, isso é um relé que faz "atracar" o compressor" que deve ter as soldas partidas. Sei que em WV é o 267, não sei se no ibiza terá a mesma numeração. O sintomas pelos menos são os que referiste-te, ou seja a intermitência do funcionamento do AC, liga,desliga, etc. Tenta arranjar um relé igual e testa, ou podes simplementes-me abrir o relé e verificar os pontos de solda, caso estejas a vontade para isso. É só dar um jeito com um ferro de soldar e pouco de solda, e fica novamente a funcionar.
 
Boa noite a todos! Peço-vos a ajuda, no sentido de saber a localização do relé 133, do AC, do meu Seat Ibiza 1.9 TDi, de 12/2000 (6K2). Agradeço a vossa ajuda. Abraço!!
 
Boa noite a todos! Peço-vos a ajuda, no sentido de saber a localização do relé 133, do AC, do meu Seat Ibiza 1.9 TDi, de 12/2000 (6K2). Agradeço a vossa ajuda. Abraço!!

Boa noite, antes de participar no fórum deves fazer a tua apresentação na zona indicada para tal.
Entretanto alguém com 6k2 conseguirá ajudar-te.
Cumps.
 
Ora boa tarde meus amigos, hora de desenterrar este Post....chegaram a resolver alguma coisa?
O meu não sai ar nenhum e tenho o erro 4F9, já liguei o motor direto a 12v e funciona sem qualquer problema.
 
Back
Top