Barra estabilizadora traseira

boas pessoal

tenho o meu carro equipado com uns coils jamex umas jantes 17 com goodyear f1, o carro quando mudei para este setup ficou mt melhor a curvar, mas sinto que quando levo o carro aos limites (que para mim nao e preciso muito) a traseira parece crer descolar a qualquer momento, quando tento entao numa situaçao dessas corrigir tragectoria a traseira começa a escorregar mas logo agarra.

gostava de saber se a barra estabilizadora traseira ira resolver o problema.


ja em rotundas quando aperto e a fugir de frente que ja ninguem o segura.

abraço

p.s. nao tenho barra aa a frente
 
Amigo, barra AA não é estabilizadora. (só fiz este aparte pela tua referencia no fim à AA frontal).

Ao contrário do que parece, pelo nome, a barra estabilizadora traseira vai-te melhorar a frente e tornar-te a traseira mais violenta quando sai. A barra estabilizadora frontal (já tendo, meter melhor/mais resistente/mais grossa) vai melhorar a traseira e piorar a frente.

No entanto, a estabilizadora traseira, que perguntas, pode melhorar a traseira em situações de aceleração em curva. Ou seja, caso vás normalmente a traseira não está a ser puxada para baixo (aceleração) e, como tal, a traseira fica um pouco mais rija e, quando fugir, vai fugir com maior violência que de origem (no entanto esta situação pode ser positiva, caso se queira propositar o fugir da traseira para corrigir trajectórias durante subviragem). Mas se, na curva, claro entrando em velocidade de acordo com isso, formos acelerando, vamos puxar a traseira para baixo (quando maior aceleração melhor, até um limite já bastante alto) e, fazendo isso, a estabilizadora vai trabalhar melhor e aninhar a traseira por todo, melhorando o grip na traseira e na frente. como tal, se vale a pena, vale muito. a verdade também é que para a maioria é gastar dinheiro pois não chegam a tirar proveito disso.. ou andas realmente de gás à tabua nas curvas, ou não vale a pena.. se calhar uma AA já te pode ajudar um bocado.. e pelo preço metes 3 AA +-..
 
Convem é dizer o carro em questão! Um aparte, se for um 6k2, 17 e F1 fugir de traseira? das duas uma, o tens o carro demasiado alto atrás ou troca de coils! porque se gostas de curvar não são esses coils que vão fazer o serviço.
 
sim.. também não faço ideia que coils são esses.. de qualquer maneira, o principio que falei cobre a barra aplica-se na msm..
 
obrigada pessoal

o carro em questao e um ibiza 6l 1.4 16v sport, referi nao ter a barra AA pois pode (nunca esperimentei) fazer muita diferença no comportamento.

entao pelo que percebi se puser a barra traseira vai melhorar e piorar ainda mais a frente?

convem meter as duas? numa mais grossa a frente e uma atraz?

se conseguir descrever o comportamento agradecia :D

o problema tambem e que no meu casa acima dos 80-100km\h em curva o motor parece nao ter força para fazer traçao suficiente e nao posso deixar ceder a traseira pois acho que o carro nao ira ter força para a puxar, mas isto é a minha ideia
 
Last edited:
coils jamex e o carro ficou a curvar melhor? ou é efeito placebo ou tinhas os amortecedores todos mortos..

em relação a barras, qual é mesmo a ideia de meter uma barra estabilizadora se é para andar com uns coils tipo lowcost? não faz sentido..
 
coils jamex e o carro ficou a curvar melhor? ou é efeito placebo ou tinhas os amortecedores todos mortos..

em relação a barras, qual é mesmo a ideia de meter uma barra estabilizadora se é para andar com uns coils tipo lowcost? não faz sentido..

true..

jacc, a tua frase do "vai melhorar e piorar a frente" é que não fez sentido. Barra estabilizadora traseira melhora a frente e piora a traseira, a não sei que calques a sério durante as curvas.
 
faltou uma virgula, eu quiz perguntar se a barra traseira vai melhorar a taseira e afectar a frente?

uns coils de qualidade custam 1000euros nao tenho orçamento para estas coisas, mas agora fiquei sem perceber qual e a questao destes coils nao curvarem?

nunca esperimentei outros
 
não faço a minima ideia que coils são esses.. mas pelo que leio nos comentários devem ser daqueles de 250€.. isso baixa o carro. ponto. o que vais curvar melhor é porque o centro de gravidade baixou e não porque os coils estão a fazer o seu trabalho.. é preferível altura original com bons amortecedores que colado abaixo com coils maus (isto para curvar). uns coils bons não custam 1000€.. por bem menos que isso compra-se já coisas porreiras ou, então, amortecedores normais, sem ser coils, com muito boas performances.
 
estes na altura a tres anos a traz foram 400 euros, e sao duros o que aprecio e respondem bem rapido.

pensem nao serem tao maus como se pintam.

agora a questao das barras e a traseira meia solta, eu cria tornar o ibiza num carro que desse pa curvar tao bem quanto um saxo cup
 
hehe.. mete 6 barras AA, 2 estabilizadoras, diferencial auto-blocante.. casquilhos powerflex, melhor suspensão.. ou então metade e um kit de unhas..
 
fiquei com inveja :p o diff + mão de obra é caro que mete medo..

Eu sei,também já me informei de valores,e perdi logo a vontade.:lol:
Esse teu avatar,me faz lembrar o meu 1º track-day na Vasco Sameiro,com uma particularidade de ter feito as duas curvas em drift.:rir:
Nesse dia a chicane não se fazia,imagina que a travagem para essa curva,era a quase 220km.O resultado foi andar as aranhas a controlar o carro.:rir:
A seguir,faço um 360º,no final da recta...:rir:
 
Eu sei,também já me informei de valores,e perdi logo a vontade.:lol:
Esse teu avatar,me faz lembrar o meu 1º track-day na Vasco Sameiro,com uma particularidade de ter feito as duas curvas em drift.:rir:
Nesse dia a chicane não se fazia,imagina que a travagem para essa curva,era a quase 220km.O resultado foi andar as aranhas a controlar o carro.:rir:
A seguir,faço um 360º,no final da recta...:rir:

hehe já me tinhas falado nisso no meu tópico do track day :p foi à patrão isso :p também cheguei a fazer essas duas.. o gajo da bandeirinha levantava sempre a bandeira quando eu aparecia, porque já ia de lado.. depois pousava.. lol
 
hehe já me tinhas falado nisso no meu tópico do track day :p foi à patrão isso :p também cheguei a fazer essas duas.. o gajo da bandeirinha levantava sempre a bandeira quando eu aparecia, porque já ia de lado.. depois pousava.. lol
Eu para acabar com a brincadeira,alterei o cãber traseiro,e meti a 1.5º negativo.:p,mesmo a duro.:lol:
Ficou logo outro carro.
 
Back
Top