* Audi A3 8L - Montar Yatour

Boas pessoal!

Aproveitando um mini-DIY que fiz noutro forum, aqui fica o meu contributo com algumas fotos, relativamente à aplicação de um Yatour no porta-luvas de um A3 8L.
(Nota: sem recorrer a furos no porta-luvas e sem aplicação do adaptador 8pin/20pin)

Carro: Audi A3 8L 1.9TDI 130cv de 2002
Rádio OEM: Concert II
Yatour aplicado: YT-M06



Não tirei muitas fotos no processo em si, mas espero que dê para ter uma ideia melhor de como instalei.
O primeiro passo que fiz antes de adquirir o Yatour, foi retirar o rádio fora e certificar-me de qual a ficha/quantos pin's que tinha:


Após isso, optei por adquirir o Yatour YT-M06, sem a ficha adaptadora, pois quis fazer "pela forma mais difícil" e retirar os terminais da ficha original do Yatour e colocando-os directamente na ficha OEM da cablagem.
Para tal, utilizei umas "chaves" próprias para retirar os terminais das fichas sem danificar nada. Fiz também uma cábula da ordenação dos fios na ficha e tirei umas fotos:


Já tinha reparado que no porta-luvas do meu 8L, na parte superior existiam uns buracos, julgo que devem vir assim mesmo de origem e tinha pensado que, como iria retirar a ficha da cablagem do Yatour, daria para passar por aí mesmo o fio, sem fazer mais nenhum buraco no porta-luvas:


Como o cabo até tinha algum comprimento, optei por deixar o Yatour "escondido" por baixo daquela "tampa" que existe no porta-luvas. Retirei a dita tampa fora e com cuidado recortei em forma de meia-lua o canto que ficava mais perto para o fio passar. Eis o resultado:


Do lado do rádio, foi só ter em atenção a posição dos fios na ficha e colocar tudo na ficha OEM.
Quanto ao fio de massa, optei por liga-lo na parte lateral do rádio, aproveitando um dos parafusos:


Ao montar tudo no sitio, tentei deixar os fios o menos "apertados" possivel, quer atrás do radio, quer o cabo para o Yatour. Num primeiro ensaio, passei o cabo por trás de um apoio metálico que existe entre a consola e o porta-luvas, porém vi que no meu caso (da forma como deixei o Yatour "escondido") o leitor ficava um pouco levantado e "pendurado". Voltei atrás e passei o fio pela parte da frente desse apoio. Ao montar o porta-luvas, tive o cuidado de não ficar nada "entalado":


Todo finalmente montado e a funcionar:



Espero que possa ser útil a quem pretender montar um Yatour pela primeira vez, como foi o meu caso ;)
 
Last edited:
Excelente diy, já à muito tempo que ando para comprar um também, mas agora há tanta oferta que não sei qual é o melhor... o xcarlink foi o primeiro que ouvi falar, mas não sei se será melhor...
Há também duas coisas que não gosto do sistema, primeiro não aparece o nome das músicas, e segundo como já tenho aux de origem ao montar isso irei perder o original passando para o emulador...
Neste momento ando com cd regravável com músicas mp3 e vou apagando e gravando novas músicas [emoji3]

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk
 
Last edited:
Eu tenho este modelo noutra viatura, nas o princípio é igual
2fe678d6a4ddae81e4f997e66f6dfc80.jpg
 
Excelente diy, já à muito tempo que ando paracomprar um também, mas agora há tanta oferta que não sei qual é o melhor... o xcarlink foi o primeiro que ouvi falar, mas não sei se será melhor...
Há também duas coisas que não gosto do sistema, primeiro não aparece o nome das músicas, e segundo como já tenho aux de origem ao montar isso irei perder o original passando para o emulador...
Neste momento ando com cd regravável com músicas mp3 e vou apagando e gravando novas músicas [emoji3]

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk

Confesso que não estou muito dentro do assunto, e sinceramente não sei como é no teu Ibiza. Sei é que há adaptadores para o Yatour para manter a caixa de cd's (o meu A3 não tem, só mesmo a entrada frontal para o CD, que não lê em MP3), para o teu não haverá semelhante?
Todas estas coisas têm os seus prós e contras, confesso que também gostaria que aparecesse o nome das músicas no rádio, mas para quem andava com um transmissor FM ligado ao isqueiro, tá mais que bom :D
Relativamente à "oferta" que há, e também não estou dentro do assunto mas pelo que me disseram, o Xcarlink é bastante equivalente ao Yatour, agora que há uma outra marca de topo é a Dension, onde praticamente não se distingue a qualidade para o CD audio, dá info de faixa, etc... Mas é muito, muiiiito mais caro (a qualidade paga-se! :p )
 
Confesso que não estou muito dentro do assunto, e sinceramente não sei como é no teu Ibiza. Sei é que há adaptadores para o Yatour para manter a caixa de cd's (o meu A3 não tem, só mesmo a entrada frontal para o CD, que não lê em MP3), para o teu não haverá semelhante?
Todas estas coisas têm os seus prós e contras, confesso que também gostaria que aparecesse o nome das músicas no rádio, mas para quem andava com um transmissor FM ligado ao isqueiro, tá mais que bom :D
Relativamente à "oferta" que há, e também não estou dentro do assunto mas pelo que me disseram, o Xcarlink é bastante equivalente ao Yatour, agora que há uma outra marca de topo é a Dension, onde praticamente não se distingue a qualidade para o CD audio, dá info de faixa, etc... Mas é muito, muiiiito mais caro (a qualidade paga-se! [emoji14] )
Boas,

O meu ibiza 6l não tem caixa de CDs, apenas tem o original alana com a entrada aux!
Tenho que ver os preços e feedback dessa marca que referes [emoji848]

Cumprimentos.

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk
 
Boas,

O meu ibiza 6l não tem caixa de CDs, apenas tem o original alana com a entrada aux!
Tenho que ver os preços e feedback dessa marca que referes [emoji848]

Cumprimentos.

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk
Sabes se a entrada Aux no alana é idêntica à de 8pin ao Yatour?
Digo isto porque o YT-M06 na cablagem trás duas fichas, a de 8pin fêmea que adaptei na ficha OEM e outra também de 8pin macho:


Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas julgo que essa ficha de 8pin macho é mesmo para conectar a caixa de CD's (ou o Aux neste caso) e ficaria tudo a funcionar à mesma.
Mas o Yatour também tem entrada Aux :p
 
Sabes se a entrada Aux no alana é idêntica à de 8pin ao Yatour?
Digo isto porque o YT-M06 na cablagem trás duas fichas, a de 8pin fêmea que adaptei na ficha OEM e outra também de 8pin macho:


Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas julgo que essa ficha de 8pin macho é mesmo para conectar a caixa de CD's (ou o Aux neste caso) e ficaria tudo a funcionar à mesma.
Mas o Yatour também tem entrada Aux :p
Sei que a ficha é azul idêntico à tua última foto...
Eu sei que o emulador teu aux, a questão é que o original fica somente para feitio lol

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk
 
Sei que a ficha é azul idêntico à tua última foto...
Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk

Eu sei que o emulador teu aux, a questão é que o original fica somente para feitio lol
Sim eu percebi.
Mas no entanto, acho que o meu raciocínio estará certo:
Essa ficha de 8pin macho é mesmo para conectar a caixa de CD's (ou o Aux neste caso) e ficaria tudo a funcionar à mesma.
Posso tentar perguntar a um conhecido se é realmente assim...
 
Eu sei que o emulador teu aux, a questão é que o original fica somente para feitio lol
Sim eu percebi.
Mas no entanto, acho que o meu raciocínio estará certo:

Posso tentar perguntar a um conhecido se é realmente assim...
Pois podes ter razão, não andei a estudar o caso para ter certezas...
Se conseguires confirmar isso agradecia!

Obrigado.

Enviado do meu SM-A750FN através do Tapatalk
 
Back
Top