Ar condicionado, não deita frio 6L 2004

Boa tarde a todos.
No meu Ibiza 6l de 2004, após efetuar o carregamento do ar condicionado (pois estava descarregado), ainda na oficina, verificamos que não estava a fazer frio como devia com a temperatura no mínimo.
Alguém me sabe indicar possíveis causas e por onde começar a despistar o problema?
Obrigado desde já a quem possa ajudar !
 
Primeira coisa que devias fazer era ligar o vag-com e fazer um diagnóstico ao módulo do Climatronic.
Visualmente podes verificar se com o frio ligado as ventoinhas do radiador ligam.
 
Relativamente ao filtro do habitáculo, se fosse isso, o quente também seria afetado? Pergunto isto pq o quente funciona normalmente.
Quanto à fuga de gás, o Sr da norauto da Maia disse que se tivesse uma fuga, que a máquina detetava e parava de carregar, mas tal coisa não aconteceu. Quanto ao vag-com, não possuo material para isso e a informação é tanta aqui pelo fórum que nem sei para onde me virar para aprender mais sobre isso. Tenho de o carregar e verificar as ventoinhas do radiador (pq uma vez que não estava a funcionar, retirou-se o gás). O Sr também ligou à “máquina” mas não sei ao certo o que detetou, que não me disse nenhum erro em especifico e já estava na hora de fechar também
 
Não é bem assim que as fugas são detectadas. Para se detectar uma fuga, usa-se um gás especial no carregamento e depois com uma luz ultravioleta, verifica-se se sai gás em algum ponto da tubagem. Mas se tentaste carregar, se o problema fosse fuga, com o sistema carregado, o compressor e as ventoinhas deveriam ter funcionado.

Visto que não tens VagCom, o melhor será levares o carro a outro local, de preferência a um local que percebam de ar condicionado.
 
Boas vê se as turbinas do radiador e condensador AC liga,e se o compressor liga,faz o teste... ligas o carro metes em LO,e ligas o compressor ,vê se as rpm alteram,quando o compressor liga as RPM´S vão para as 1000 rpm,se não alterar o compressor não está a trabalhar,já tive stress no compressor de ac,aquilo tem tipo uma embreagem que com o tempo vai á vida,além disso não regista nenhuma avaria na centralina,existe no olx um senhor que vende compressores recondicionados e podes pedir com reforço nessa dita peça e nao terás mais problemas no compressor!
Cumps
 
Relativamente ao filtro do habitáculo, se fosse isso, o quente também seria afetado? Pergunto isto pq o quente funciona normalmente.
Quanto à fuga de gás, o Sr da norauto da Maia disse que se tivesse uma fuga, que a máquina detetava e parava de carregar, mas tal coisa não aconteceu. Quanto ao vag-com, não possuo material para isso e a informação é tanta aqui pelo fórum que nem sei para onde me virar para aprender mais sobre isso. Tenho de o carregar e verificar as ventoinhas do radiador (pq uma vez que não estava a funcionar, retirou-se o gás). O Sr também ligou à “máquina” mas não sei ao certo o que detetou, que não me disse nenhum erro em especifico e já estava na hora de fechar também
A mim, também na Norauto, não de falaram assim. Disseram que se a fuga fosse grande a maquina detetava mas se tivesse uma pequena fuga a maquina não deteta. Mas se foi detetado logo na oficina que não dava o devido frio podes descartar as fugas.
 
Boas vê se as turbinas do radiador e condensador AC liga,e se o compressor liga,faz o teste... ligas o carro metes em LO,e ligas o compressor ,vê se as rpm alteram,quando o compressor liga as RPM´S vão para as 1000 rpm,se não alterar o compressor não está a trabalhar,já tive stress no compressor de ac,aquilo tem tipo uma embreagem que com o tempo vai á vida,além disso não regista nenhuma avaria na centralina,existe no olx um senhor que vende compressores recondicionados e podes pedir com reforço nessa dita peça e nao terás mais problemas no compressor!
Cumps

Não é bem assim, o meu 6L quando liga o AC as rotações não alteram, não se nota nada e está a funcionar bem.

ESS: Verifica se as ventoinhas do radiador ligam. Senão o carro só faz frio quando vais em estrada, com o carro parado não faz frio.
 
Boa noite,mas o consumo instantâneo ao relantim sobe, no meu passava de 0.6 para 1(6l sport asz), e sentia uma ligeira subida das rpms, quando compressor atraca faz o motor entrar em esforço,além das turbinas do condensador!
 
Muito obrigado pela ajuda malta!!
Amanhã já vou levar a uma casa que me indicaram e ver o que me dizem! Abraço
 
Boas pessoal.
Problema resolvido, bastou colocar o sensor de temperatura exterior.
Sem a peça em questão, não deitava frio.
Cumprimentos
 
Boas pessoal.
Problema resolvido, bastou colocar o sensor de temperatura exterior.
Sem a peça em questão, não deitava frio.
Cumprimentos

Bastou trocar o sensor que faz a leitura da temperatura exterior para o quadrante e Climatronic?
 
Bastou trocar o sensor que faz a leitura da temperatura exterior para o quadrante e Climatronic?
Exatamente.
No meu caso bastou colocar o sensor que estava em falta e que indica a temperatura nesses dois locais.
Após colocar o sensor, que comprei online por 7 ou 8 euros mais portes, liguei o carro e à primeira não deitou frio. Depois desliguei e voltei a ligar o carro e até agora funcionou sempre direitinho
 
Estranho..
Nunca tinha associado esse sensor ao funcionamento das ventoinhas.
Não sei.. As ventoinhas funcionavam, e deitava temperaturas altas. Quando metia temperaturas frias, deitava o àr à temperatura ambiente sem a meter fria. Deve precisar do tal sensor para funcionar o frio
 
Uma duvida, aparecia alguma indicação/informação de temperatura exterior no ecran do climatronic? e no quadrante?
(* questiono porque muitos de nós podemos vir a ter esse problema sem nos apercebermos)
 
Last edited:
Boas. Onde deveria aparecer os números a indicar a temperatura, apareciam dois ou três tracinhos no lugar dos números da temperatura, uma vez que não tinha o sensor
 
Back
Top