[Ajuda] Upgrade e montagem de som 6L

Boas,

Tenho aqui algum material de som novo que estava a pensar montar no carro...Passa-se que não percebo muito disto e desde já agradecia todo o tipo de ajuda que me possam dar!

Então vamos la ver o que por aqui tenho :

:arrow:Dois sub´s Innovate INV12400 de 12"
my.php
subc.png
sub2m.png



Specs:

Potência máxima: 1000w
Potência nominal de entrada (RMS): 400w
Frequência de resposta: 25-1500HZ
Impedância: 2 OHM - 4 OHM
Sensibilidade: 88 dB/W/M
Íman: 100oz
Tipo bobine: 65mm BASV
Material do cone do woofer: nomex + kevlar woven
Tipo da bobine: aluminio preto.


:arrow:Um Amplificador JBL GTO3501 Mono
ampliy.jpg


Specs:

Grand Touring Series Class AB Monoblock Car Amplifier
RMS Power Rating:


* 4 ohms: 225 watts x 1 chan.
* 2 ohms: 360 watts x 1 chan.

Max power output: 700 watts x 1 chan. approx.
LED power and protection indicators
Tuned Bass EQ (0-12 dB bass boost)
Preamp RCA outputs
Cast-aluminum heatsink

JBL patented DBOC (Dynamic Bass Optimization Circuitry)
Variable low-pass filter (32-320 Hz, 12 dB/octave)
Frequency response: 20-330 Hz
Dimensions: 12-1/4"L x 10-3/8"W x 2-1/8"H


:arrow:Um Capacitador INNOVATE 1 farad

Bem agora as minhas dúvidas são as seguintes:

Os subs são bons??

Quanto ao amplificador, que só tenho um, compensa comprar outro igual para o outro sub, ou mais vale vender este e comprar melhor!?

Posso ligar dois amplificadores ao mesmo capacitador!?

O radio estava a pensar comprar um de dois din de preferencia com Windows CE, futuramente tenho ideia de equipar o carro com PS2 dai a minha escolha recair para um radio de dois din...mas quanto a potencias e qualidade de som não vou ficar a perder!??

Quanto as colunas para a frente o que me aconselham??


Agora a maior ajuda que precisava era para fazer as caixas para os sub´s....Segundo o que li na net, para calcular as medidas da caixa naqueles programas xpto preciso de:

VAS (litros)
FS (Hz)
QTS
QES

Alguem me podia dar uma ajuda!?
Já agora aceito opiniões sobre a estetica da mala, queria fazer algo engraçado mas nem sei por onde começar!!

Abraço e Obrigado
 
boax.em releção a subs axo k ja xtas bem xervido,na minha opinião deves vender exe amplifikador e komprar 1 melhor.
para a tua instalação axo k xega 1 kondensador não pexixa de mais,colunas para a frent recomendo t magnat,excelente preço kualidade
 
Boas,

eu n t posso ajudar (n percebo nd disso), mas fala com o White Cupra, manda-lhe PM ou assim.. Ele domina isso..

Cumps
 
Eu a pouco tempo trokei as minhas colunas da alpine type R de 275W e comprei umas focal de 160W e posso dizer que em som e qualidade de som batem as alpine de longe. é um pouco caro o material da focal, mas vale a pena.
Abraços
 
O pa eu não conheço a marca do subwoofer, nem sei dizer se é bom ou não.
O amplificador JBL não vale nada, na minha opinião. Isso é material que
é comprado na norauto ou worten ou mediamarkt.
Para mim ias mais bem servido com DLS ou Focal ou Hertz ou ozygen.
Mas o preço também dispara logo. Vamos aguardar pela opinião do white_cupra.
Não falta muito ele já está aí a postar :finga:
Abraço
 
O pa eu não conheço a marca do subwoofer, nem sei dizer se é bom ou não.
O amplificador JBL não vale nada, na minha opinião. Isso é material que
é comprado na norauto ou worten ou mediamarkt.
Para mim ias mais bem servido com DLS ou Focal ou Hertz ou ozygen.
Mas o preço também dispara logo. Vamos aguardar pela opinião do white_cupra.
Não falta muito ele já está aí a postar :finga:
Abraço


lololol ia dizer o mesmo, nem o conheco (white cupra) mas que o rapaz sabe de colunas fios etc é impressionante.
deve servir para te tirar todas as duvidas.
contagem decrescente....
podiamos fazer apostas a ver quando ele vai aparecer:D
cumpts e boa sorte ai com a montagem...
 
lololol ia dizer o mesmo, nem o conheco (white cupra) mas que o rapaz sabe de colunas fios etc é impressionante.
deve servir para te tirar todas as duvidas.
contagem decrescente....
podiamos fazer apostas a ver quando ele vai aparecer:D
cumpts e boa sorte ai com a montagem...

Vamos apostar umas minis :finga:
 
Vamos apostar umas minis :finga:

As mini´s pago eu :D Venha dai é ajuda :D

Interessa-me saber se compensa montar os sub´s e como :confused:

E se compro outro amplificador igual já que neste caso tinha ideia de um amplicador para cada sub...

Bem....White Cupra chamado a recepção :whistle::D

Cmpts
 
LoL... calhou eu vir fazer um pouco de tempo enquanto a maria está no trabalho, e venho ver este tópico...

Epá é assim, eu não sou mais que os outros, e não sou nenhum "profissional"
Sou é apenas á longos anos um apaixonado pelo car audio, e sou alguém que já gastou uns bons milhares de euros (felizmente e infelizmente) neste hobby...

Acabamos sempre por fazer muita asneira, até ter o que realmente nos agrada.

Posso dizer que no ibiza tenho um investimento abismal e tenho um som que para mim, é de arrepiar os cabelos :D

Mas igualmente no 106 da minha namorada tenho um muito bom som, com material médio, e com um investimento muito mas muito pequeno...

Então é assim..

Antes de mais nada pessoal, tenham a noção que quantidade de watts's como anunciadas é para esquecer!
O que interessa na realidade é os RMS ou seja, uma coluna 70W RMS máx 150Watts, tocará quase na certa bem melhor que uma de 50W RMS máx 280Watts :)

Não iremos falar se os subs são ou não bons. Se os tens, deixa-te estar... são de 12" e a meu ver é o ideal.

Agora depende do que pretendes...
Que fonte (rádio) tens?
Que colunas na frente tens?
Tens colunas atrás? São ovais?

Não sou contra o uso de ovais, sou é contra o som vir em maior quantidade vindo de trás...

No 106 tenho o seguinte setup:

Radio Alpine 9881R (2 Preouts)
Colunas Frente ( Tweeters + Crossovers DLS + Woofers Alpine R 13cm)
Colunas atrás (Ovais Magnat) Isto porque já vinham com o carro e continuam lá...
Subs 2x Phase 12"
Amplificador Mono MTX só para os subs (200Watts RMS)
São subs de 250W RMS 400Watts MAX

E garanto, tenho um somzinho brutal :)
posso é dizer que tenho o fader em +4 para a frente... Isto para nao ouvir tanto as colunas atrás e garanto que se notam que estão la...

Agora quanto ao teu Amp, não é um mau amp para subs, agora o problema reside é saber a potencia certa dele para os subs...

Os teus subs são de bobine dupla?
o ideal a meu ver seria usar o amp a 2ohm que dá um canal 360W RMS para um sub a 400Wrms...
Agora o problema é se os subs sao a 4ohms... aí sim, já terias de ligar os 2 subs, para o amp fazer os 2ohm a 360...

Se é que me fiz entender..

Depois tens uma situação, o Amp, não é classe D, logo vai consumir mais, e aquecer mais...


Já agora, és tu que vais fazer a montagem?
 
LoL... calhou eu vir fazer um pouco de tempo enquanto a maria está no trabalho, e venho ver este tópico...

Epá é assim, eu não sou mais que os outros, e não sou nenhum "profissional"
Sou é apenas á longos anos um apaixonado pelo car audio, e sou alguém que já gastou uns bons milhares de euros (felizmente e infelizmente) neste hobby...

...

Não iremos falar se os subs são ou não bons. Se os tens, deixa-te estar... são de 12" e a meu ver é o ideal.

Agora depende do que pretendes...
Que fonte (rádio) tens?
Que colunas na frente tens?
Tens colunas atrás? São ovais?

Não sou contra o uso de ovais, sou é contra o som vir em maior quantidade vindo de trás...

Agora quanto ao teu Amp, não é um mau amp para subs, agora o problema reside é saber a potencia certa dele para os subs...

Os teus subs são de bobine dupla?
o ideal a meu ver seria usar o amp a 2ohm que dá um canal 360W RMS para um sub a 400Wrms...
Agora o problema é se os subs sao a 4ohms... aí sim, já terias de ligar os 2 subs, para o amp fazer os 2ohm a 360...

Se é que me fiz entender..

Depois tens uma situação, o Amp, não é classe D, logo vai consumir mais, e aquecer mais...


Já agora, és tu que vais fazer a montagem?

Boas White Cupra,

Desde já agradeço-te o tempo disponibilizado para ajudar...;)

Pela tua larga expriencia na area de car audio é que eu queria uma opiniao a ver se assim não gasto dinheiro mal gasto :)

Ora bem...quanto a fonte tenho o que vem de origem ou seja um alana mp3 o qual queria alterar...tava com ideias de um radio de 2din um jbl ou algo assim parecido com o que tens mas a nivel de qualidade não vou ficar a perder!?

As colunas a frente queria uma opniao pois ta de origem tambem...não querendo gastar dinheiro por ai alem o que posso comprar?!?

Atras pelo que já li não preciso de grande coisa pois interressa é a frente...mas atras as colunas são ovais ou redondas como as da frente??

Pois se os sub´s são de bobine dupla não sei, o que sei é o que esta nas spec´s no primeiro post....

Então achas que um amplificador para cada sub é suficiente ou em vez de comprar um igual ao que tenho (o que já vai ser dificil) vendo este e compro um só para os dois sub´s??Se sim o que me aconselhas??

Pelo pouco que percebo os sub´s trabalham a 2 e a 4 omhs certo!?pelo menos é o que diz nas spec´s dele !

Pois sou eu que vou fazer a montagem ou pelo menos queria ser assim poupava uns euros....a nivel de cabos ligaçoes etc não tenho problemas!

O grande problema e a grande ajuda que eu queria era em fazer as caixas para os sub´s....Alguem me poderia dar uma ajuda nas medidas e essas coisas!!??

Mais uma vez Muito Obrigado ;)

Abc
 
Boas amigo..venho-te responder em relacao as caixas para os subs

Queres mesmo usar os 2 subs?Eu so tenho um tambem de 12polegadas (mas da Audiobahn), de 450W RMS e ja abana de caracas...

se decidires usar so um eu tenho uma especie de caixa ;) ve aqui:

http://www.leiloes.net/Mala-Audio-p-SEAT-Ibiza-6L,name,8360554,auction_id,auction_details

Se quiseres ver como a fiz para fazeres igual ou tirares duvidas em relacao ao material esta aqui:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=33256

ou ainda outra ideia se quiseres fazer:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=33213


Abraco :D
 
Boas amigo..venho-te responder em relacao as caixas para os subs

Queres mesmo usar os 2 subs?Eu so tenho um tambem de 12polegadas (mas da Audiobahn), de 450W RMS e ja abana de caracas...

se decidires usar so um eu tenho uma especie de caixa ;) ve aqui:

http://www.leiloes.net/Mala-Audio-p-SEAT-Ibiza-6L,name,8360554,auction_id,auction_details

Se quiseres ver como a fiz para fazeres igual ou tirares duvidas em relacao ao material esta aqui:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=33256

ou ainda outra ideia se quiseres fazer:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=33213


Abraco :D

Boas,

O meu é comercial por isso estou a pensar num tipo de caixas um pouco diferentes...de qualquer das maneiras obrigado pela "oferta" :)

Quanto aos DIY já deu pra ficar com uma ideia :D

A minha duvida já é só em relação ao amplificador/Sub, resta-me saber se o amplificador é suficientemente bom para alimentar um sub pelo menos!As caixa mais cm menos cm.... :D

Obrigado
Abc ;)
 
boas...
estive a ler o teu tópico e decidi partilhar contigo o meu conhecimento (pouco) destas coisas...

Pelo que aprendi isto é mesmo uma ciência, embora possas encontrar muito tipo de montagens mas nem todas funcionam realmente.

Para alem de ler algumas magazines, etc... aprendi muito num site da net:

www.autosom.net depois clicas para entrar no site (nao no forum, no site)

no topo vais encontrar um link com projectos.

Ai entras num mundo muito engraçado. Apesar de muita porcaria parecer brasileiro e cenas sem assunto, tem conteudo e ferramentas muito engraçadas.

Tem software de calculo das caixas acusticas (subs) os quais precisas desses dados que nao sabes o que sao (VAS, QES, etc - parametros thile small) explica la tudo mesmo.

Tambem tem o calculo da bitola de cabo que deves usar consoante a potencia do teu equipamento

tem exemplos de montagens em esquemas muito simples.

Para quem realmente quer fazer uma coisa caseira e seja iniciante isto é muito porreiro mesmo

grande abraço e espero ter ajudado nessas duvidas todas

Nota: depois se quiseres realmente experimentar o teu sistema ou posso disponibilizar-te um cd que tenho (creio que veio desse site tambem) que tem musicas em todas as faixas de mhz e assim podes descobrir qual o ponto exacto em mhz que o teu carro fica potente... uma serie de coisas mesmo
 
Last edited:
boas...
estive a ler o teu tópico e decidi partilhar contigo o meu conhecimento (pouco) destas coisas...

Boas amigo,

Quanto ao autosom.net já me é familiar, descobri o numa busca no amigo Google!

Fiz questão de ler bastante por la antes de vir aqui incomodar o pessoal com perguntas básicas já que sou iniciante nestas andanças do som...

Penso que a solução do meu problema passa por usar esses software´s que tu falas, o mais chato é que não tenho nenhum dos dados pedidos para calcular as medidas das caixas (vas,qes,fs,qts...) apenas tenho os dados que veem descritos nas caixas dos sub´s...

Não tenho pressa em montar nada até porque já tenho isto aqui em casa aos meses, quero é fazer isto bem feito, mesmo assim ainda me falta um radio e ver se o amplificador que tenho é bom para o sub...se assim fosse comprava outro amplificador igual para o outro sub!

Não tinha conhecimento desse cd, se então me poderes disponibilizar fico-te agradecido, segue pm ;)

Obrigado pelo teu tempo

Abc
 
ja agr se nao se importam eu vou aproveitar..tnh em plano montar o som no meu 6l e o k keria prg era kual o amplificador melhor em termos de potencia para aguentar com 2pares de colunas de 200W/80Wrms, com um par de tweeters de 150W(rms nao sei as espera de resposta) e com um subwoofer de 1000W/500Wrms?:)
 
ja agr se nao se importam eu vou aproveitar..tnh em plano montar o som no meu 6l e o k keria prg era kual o amplificador melhor em termos de potencia para aguentar com 2pares de colunas de 200W/80Wrms, com um par de tweeters de 150W(rms nao sei as espera de resposta) e com um subwoofer de 1000W/500Wrms?:)

Isso não se vê assim...

Que rádio tens?
Que colunas tens?
Frente ?
Trás?

Tens sub? vais querer sub?

Tens várias escolhas, mas tudo depende do que pretendes, e do que já tens... e/ou vais montar
 
Back
Top