Ajuda! Mistério do motor aos saltos e vibração=S

Boas pessoal, já há umas 2 semanas ando às voltas com o meu AC. Começou quando ia andando com ele na boa e de um momento para o outro a luz do motor começou a acender e a apagar, e o motor ficou literalmente aos saltos, e com perda de potência. Felizmente estava perto da MIDAS e lá deixei a viatura. Resultado? 2 bobines na viola. Aproveitei e troquei as 4 bobines e as 4 velas. Carro entregue, e no entanto sempre fiquei com a noção de estar a tremer ligeiramente mas mais que o normal. Passado 2 dias, volta a fazer o mesmo. Lá fui à MIDAS, uma bobine das novas tinha defeito. Trocaram e no mesmo dia quando o fui buscar voltou a fazer o mesmo. No dia seguinte lá deixei o carro, mas quando o levei já não estava aos saltos apesar de sentir a tremer um pouco. Lá lhes entreguei, tiveram o dia inteiro o carro sob avaliação, andaram com ele, puxaram por ele, deixaram-no a trabalhar, e no entanto nada. Dizem só que quando ligam a máquina para apagar a avaria do motor, dá sempre erro no cilindro nº2. Levei o carro, apenas a sentir a tal vibração ligeira, e durante 3 dias não fez nada. Até que segunda de manhã volta a fazer o mesmo. Levei-o a outro mecânico, dizendo os problemas que tinha tido e o que tinha trocado, ah e reparei que quando fez a revisao o mecânico tinha posto óleo a mais(estava a bater no inicio da curva da vareta). Liga-me ele hoje a dizer que não fez nada pois não conseguiu perceber o que era...ainda trocou uma bobine de um cilindro para outro mas nada...Ah a única coisa mais anormal que fazia, era que quando a trabalhar, e se abria a tampa do óleo, o motor ficava acelerado..
Alguma ideia?? É que amanhã vou buscar o carro mas bem sei que o problema ainda lá está e que daqui a uns tempos volta a fazer o mesmo e não sei se qualquer dia não lixa algo bem mais grave...
IBIZA 6L 16V 100CV de 2005 a gasolina. 115mil KMS.
 
faz um teste de compressão para começar, se o mecanico tiver a maquina nao te fica muito caro.
depois so estou a ver que seja algum problema na cablagem ou injector.

quanto ao acelerar sem a tampa do oleo ja tinha lido algo a relatar isso mas penso que era tipo normal
 
Ve os injectores, ou melhor, os vedantes dos injectores.
Na semana passada tive um stress com o carro. Uns dias antes tremia muito ao ligar e ficava assim uns segundos.

E era os vedantes. Estava a passar gasoleo para o motor e então tremia por falta de quantidade de gasoleo adequada.
Até que fiquei apeado porque os vedantes ficaram no mato e o gasoleo entrou para o motor e o carro não respondia ao acelerador. Mas no meu caso como foi até ao limite dos vedantes o gasoleo entrou para a admissão e apesar de não andar o carro ficou a acelerar sozinho e grande nuvem de fumo branco.

Vê o nivel de óleo, se estiver acima da marca pode muito bem ser isso. No meu caso tinha o nivel um pouco a cima mas nunca pensei que fosse isso. No dia que aconteceu tinha o nivel mais do dobro porque alem do oleo tinha gasoleo misturado.
 
Ve os injectores, ou melhor, os vedantes dos injectores.
Na semana passada tive um stress com o carro. Uns dias antes tremia muito ao ligar e ficava assim uns segundos.

E era os vedantes. Estava a passar gasoleo para o motor e então tremia por falta de quantidade de gasoleo adequada.
Até que fiquei apeado porque os vedantes ficaram no mato e o gasoleo entrou para o motor e o carro não respondia ao acelerador. Mas no meu caso como foi até ao limite dos vedantes o gasoleo entrou para a admissão e apesar de não andar o carro ficou a acelerar sozinho e grande nuvem de fumo branco.

Vê o nivel de óleo, se estiver acima da marca pode muito bem ser isso. No meu caso tinha o nivel um pouco a cima mas nunca pensei que fosse isso. No dia que aconteceu tinha o nivel mais do dobro porque alem do oleo tinha gasoleo misturado.

tiveste muita sorte (ou cabeça fria e conhecimento para o parar) para o carro não ter ardido no local
 
epá se calhar até tive cabeça fria... curiosamente estava super calmo, não sei se por já começar a ser habito ficar empanado ou se por nem estar a ver a gravidade da situação.
A verdade é que aquilo foi um aparato do caraças. uma coisa que nunca tinha visto. era uma nuvem de fumo branca tão espessa e grande que nem via nada para trás. imagino o cagaço de quem vinha atrás de mim. e nem ia a puxar, ia a uns 80km/h não mais de 90km/h.
Ao ficar sem controlo no carro e ao ver ele a acelerar sozinho, a única coisa que me ocorreu foi mesmo desligar para deixar de acelerar e parar de fazer fumo e depois com o balanço (que não era muito pois estava a começar uma subida) encostar o carro. quando saí ainda ficou a deitar uma fumaça pelo escape.

Sinceramente não sei o que poderia ter acontecido se não o desligasse. ou se incendiava por andar o gasóleo ali a passear na admissão ou se calhar rebentava com o motor por tb lá ter gasóleo misturado com o óleo.

bem, aconselho mesmo que o Filipe_Santos comece por ver então primeiro o nível do óleo e depois a situação dos vedantes dos injectores. eu tinha dois lixados e um bom, mas optei por substituir os todos. fica mais ou menos em 30eur cada vedante epá, mas acho que é um preço baixo tendo em conta o que se pode prevenir.
 
Tive a verificar e realmente tem óleo a mais. O mecânico quando lhe fez a inspeção meteu acima do nível=S mas agora como um azar não vem só, deram-me uma grande cacetada na traseira, por isso segunda-feira vai para a Seat arranjar, e já agora aproveito e meto o do Cupra. A ver se lá na Seat dou o toque e me conseguem ver isso do Óleo e dos vedantes:S
 
Se tem óleo a mais pode não ter sido o mecânico. Eu tb pensei isso mas afinal não era, ele pôs a quantidade certa. No meu caso foi mesmo fuga de gasóleo para o motor o que fez o nível do óleo parecer mais alto o que na verdade era o gasóleo lá misturado.
Evita andar assim com o carro muitas vezes porque pode acontecer o mesmo que a mim. Vai ver isso rápido. Ele continua aos soluços?
se não for dos vedantes vê tb a bomba de alta pressão de gasóleo, aquela peça que fica do lado direito em cima no bloco do motor, quase ao pé do filtro do ar. tb pode fazer passagem por aí. Mas que é entrada de óleo para o motor que ai tens quase de certeza.
 
Se tem óleo a mais pode não ter sido o mecânico. Eu tb pensei isso mas afinal não era, ele pôs a quantidade certa. No meu caso foi mesmo fuga de gasóleo para o motor o que fez o nível do óleo parecer mais alto o que na verdade era o gasóleo lá misturado.
Evita andar assim com o carro muitas vezes porque pode acontecer o mesmo que a mim. Vai ver isso rápido. Ele continua aos soluços?
se não for dos vedantes vê tb a bomba de alta pressão de gasóleo, aquela peça que fica do lado direito em cima no bloco do motor, quase ao pé do filtro do ar. tb pode fazer passagem por aí. Mas que é entrada de óleo para o motor que ai tens quase de certeza.

Mas o meu Ibiza é a gasolina amigo. Pode ser a mesma coisa?
 
Independentemente do combustível, penso que possa acontecer o mesmo. Não te posso afirmar com certeza mas é melhor dares uma vista de olhos o quanto antes.
E se realmente o nível do óleo está acima, então é mesmo de desconfiar. está quanto mais acima? consegues por foto?
já agora, no título do tópico referes vibração, que tipo de vibração é e como é que a sentes? É quando arrancas uma vibração no pedal do acelerador?
 
Back
Top