Adição de oleo vegetal nos TDi

Gafrancisco... aconselho-te vivamente a NAO fazeres isso !

O teu carro tem injecção directa.

A adição de oleo vegetal poderá ser feita num motor diesel de injecção INDIRECTA a proporções máximas de 35% oleo/gasoleo. Com tempo quente, máximo = 50%, sempre com cuidado no arranque a frio para nao exceder 2000rpm.
As bombas injectoras da BOSCH sao as mais tolerantes. Mais do que as Lucas, segundo consta.
No forum TOL tem um topico bastante extenso sobre isto ! :)

Mas cada qual está á sua responsabilidade :)
 
Last edited:
estao a brincar eu conheço um gajo que tem um 206 2.0 hdi que num depocito cheio de oleo fula so mete 5 euros de gasoleo e ja o faz a nove meses e aquilo puxa cheira e a batata fria
 
Ui...
com injecção directa a usar 95% de oleo, muita sorte tem ele em a bomba ainda nao ter gripado, uma vez que o oleo é mais espesso e nao Pre-aquecido antes de ser injectado.

Não sei não...

E sim, o cheiro é nauseabundo.


estao a brincar eu conheço um gajo que tem um 206 2.0 hdi que num depocito cheio de oleo fula so mete 5 euros de gasoleo e ja o faz a nove meses e aquilo puxa cheira e a batata fria
 
Ui...
com injecção directa a usar 95% de oleo, muita sorte tem ele em a bomba ainda nao ter gripado, uma vez que o oleo é mais espesso e nao Pre-aquecido antes de ser injectado.

Não sei não...

E sim, o cheiro é nauseabundo.

pois ele diz que nunca teve problemas agora nao sei se e verdade ou nao que o carro anda com oleo fula isso anda que eu ja o vi a atestar o depsito
 
Man, sem adaptação, imagina, tas a andar com o carro, td mt bonito enquanto o motor esta ligado, e quando o desligas? Imagina o que é oleo de fritar a arrefecer na bomba injectora e no filtro do gasoleo... a nhanha que la fica... + cedo ou + tarde :s

Mas os + entendidos que se cheguem a frente
 
Eu cheguei a compra-lo a 36 centimos o litro em promoções e por normal era a 69 centimos !

É preciso é procurar a "bomba" de oleo mais acessível.

Em relação ao arrefecer, nao se esqueçam de que o que voces vêm em casa é o oleo a arrefecer na frigideira, cheio de restos de comida....

O oleo vegetal é por sinal, bastante detergente, pelo que em carros antigos, costumam-se colocar 2 filtros. 1 Pre-filtro para ficar com a caca que vai sair do deposito !

Mas para carros novos... penso eu , nao convem mesmo nada usar oleo virgem puro. Nem mesmo mistura, apesar de ja termos Biodiesel misturado no gasoleo. Mas isso do biodiesel é outra coisa.
 
segundo consta ..o prob é so a viscosidade!

o oleo vegetal é mais grosso ..mas diluido com o diesel ...fica menos espesso

estudos revelam que lubrifica melhor a bomba e todos os componentes do motor

consome menos

alguns adicionam 5% de gasolina para facilitar a solvencia.

é menos poluente


o prob é que em dias frios ...o oleo vegetal é muito viscoso, e a bomba pode nao ter força para puxar e injectar como deve de ser o oleo nos cilindros (no caso de misturas superiores a 60 %)

tirando isso já li bue de cenas! ..e todos os estudos revelam melhorias ..tanto injecção directa como indirecta!

eu como já tenho o motor nas lonas ..já ando a adicionar 2 litros de oleo para cada deposito de diesel

mas vou aumentar gradualmente ..e depois posto aki resultados!
 
Man, sem adaptação, imagina, tas a andar com o carro, td mt bonito enquanto o motor esta ligado, e quando o desligas? Imagina o que é oleo de fritar a arrefecer na bomba injectora e no filtro do gasoleo... a nhanha que la fica... + cedo ou + tarde :s

Mas os + entendidos que se cheguem a frente

Sabes o que estas a dizer ..akilo nao frita ...tás -te a passar ..alguma vez a bomba ou o filtro chegam a 180 graus ..nem o motor quanto mais!

nanha ?!...é apenas oleo vegetal ... nao fica nanha nehuma ...a nanha fica na tua frigideira quando fritas lá batatas ...

um oleo limpo ...sem contacto com cenas sujas será sempre um oleo limpo!

PS: sabes que quando diesel (sim o inventor) inventou o motor de compressão o combustivel que utilizou foi oleo de amendoim!
 
Sabes o que estas a dizer ..akilo nao frita ...tás -te a passar ..alguma vez a bomba ou o filtro chegam a 180 graus ..nem o motor quanto mais!

Eu apenas disse "Oleo de fritar", nao disse que frita na bomba!!!

PS: sabes que quando diesel (sim o inventor) inventou o motor de compressão o combustivel que utilizou foi oleo de amendoim!

Fixe, mas por algum motivo nao ficou!

http://foruns.clix.pt/geral/showfla...39&page=0&view=collapsed&sb=5&o=0&part=1&vc=1
 
Pessoal vi um carro a trabalhar a oleo pas batatas puro á cerca de 1 mes atrás na ajuda em lisboa, foi-me confirmado k era oleo por um amigo meu k ja conhecia o rapaz á bastante tempo e eu tive a observar o carro a trabalhar e nao mandou muito cheiro a batatas e especialmente fumo nenhum! O homem diz k o carro ja anda assim á mais de um ano! Ja agora o carro em questão é um volvo ja um modelo antigo e nao sei qual.
O carro nao se engasga nem a ligar nem nada ta com um trabalhar direitinho.
Agora só acredita kem ker mas k já existem provas já!
Cumps
 
Pois, trata-se de um Volvo antigo : injecção indirecta ?

Uma coisa muito importante : A injecção indirecta AQUECE previamente o oleo, logo o oleo torna-se menos viscoso.
Mesmo adicionando Gasoleo, o resultado final é algo mais viscoso que o normal, certo ?
E as bombas BOSCH sao mais tolerantes que as Lucas.
E um TDI é um carro com injecção directa.
Eu sinceramente nao o faço com injecção directa. Hoje em dia ha sistemas de injecção que têm tanta pressão que se nao conseguirem pulverizar convinientemente (devido ao excesso de viscosidade), simplesmente, dao o berro.
O TDi é injector bomba, um sistema diferente da maioria, parece-me.

Em relação a consumir menos, ja vi um teste e nao ha relação. No meu D , gastava o mesmo.

Fumo? O mesmo. Talvez um pouco de nada menos.

Gafrancisco, se ainda n trocaste de motor, nem de bomba... podes ir fazendo o teste progressivamente. Mas...:claque: até quando ?
 
Por alguma razao, na alemanha , muitos dos mercedes antigos andam a oleo vegetal puro. Mas têm um sistema de pre-aquecimento!!! Isto , para além da bomba ser indirecta.

Mas lá, isto é norma ha anos...
 
Relativamente ao oleo de amendoim nao ter vingado , isso está relacionado com o facto de o Petroleo movimentar uns quantos Dollares a mais...:cool:
 
Covinas, parece-me que nao estamos a duvidar daquilo que ele faz....
Até me admiro como a bomba de um Hdi está a tolerar essa % de oleo, mas vou-me surpreendendo ! :)

Pelo menos , a adição do oleo vegetal tem uma grande vantagem : Nao tem impurezas :rir:

Mas falando sério : em injecção directa, eu nao iria para além dos 10%.
 
Ora boas meus amigos aqui o que estão a escrever é OVD (Oleo Vegetal Directo) e claro neste sistema no inverno é tudo menos seguro mas com um sistema de 2 depositos ou um sistema de pré aquecimento assim já falamos de maneira diferente, O Biodiesel é algo que se obtem de uma limpeza do oleo, usado ou não, retira se os acidos gordos e por fim a glicerina assim fica igual ao diesel tradicional mas denominado por Biodiesel.

Se for bem feito não tem problema algum no motor pelo contrario menos poluição e mais alguma poupança e já agora um novo hobby...

No entanto não querendo ser um pouco hipocrita deem um pulito a www.novaenergia.pt

um pequeno exemplo para sistema de aquecimento para o OVD

Pr-aquecedoruniversaldocombustvel.jpg
 
Back
Top