1.9d débito aumentado / não pega

Boas ppl!

Andei a vasculhar pelo fórum e fiquei cheio de vontade de aumentar o débito a ver se notava alguma coisa. Rodei o parafuso 1/4 de volta pra direita e voilá, aumentou cerca de 250rpm no ralenti. Depois desapertei o parafuso do recuo do acelerador e o ralenti nao baixou (porque será?), até que o desapertei todo e mesmo assim o ralenti tava sp na mesma:(.
Bem, depois como tinha lido aki no fórum que akeles dois parafusos que controlam akela espécie de balança do avanço da bomba dão para afinar o ralenti, assim fiz, e lá baixou as rpm do ralenti. Verifiquei que akele botão (Tipo do ar nos a gasolina) que tem debaixo do guiador deixou de fazer o efeito no arranque a frio.

Não sei se teve a ver com isto ou não, o que é certo é k 2 dias depois o carro começou a pegar mal a frio, tipo, de manha, tenho de tar ali a dar ao motor de arranque praí 1 minuto seguido com grande fumarada branca (ainda dou cabo daquilo!). Já voltei a por o avanço como estava (mais acelerado o ralenti) e não parece ter resolvido.
(já agora, o carro levou 4 as velas (resistencias) novas à 1 ano atrás)

Que axam que dava fazer?
 
O meu carro nao tem esse botao que falas te.
Isso do fumo branco, ia te dizer que poderia ser velas, visto que o meu tinha 3 velas queimadas e sempre que ligava o carro era so fumo branco. Mas como dizes que ja as mudas-te...Tu metes te os parafusos exatamente como estavam antes?
 
O débito ainda tá aumentado 1/4 de volta. Agora o avanço pus na posição que dá o máximo de ralenti (verifiquei que quando se puxa o tal botão ele avança ainda mais na tal balança). Não sei mesmo o que fazer.
 
tenta por outra vez o débito como estava

depois testa, se funcionar assim, ja vi que es do porto, encontramo-nos e eu ponho-te isso a homem :D
 
O carro enquanto dá voltas ao motor de arranque e faz essa fumarada branca está sempre a parecer pegar e não pega???

A quente pega normalmente?

Deus queira que não mas isso parece-me um problema que me foi bastante familiar em tempos...
 
boas,

quando tou a dar ao motor de arranque não dá sinal nenhum. Só começa a dar sinais de querer pegar passado muita insistencia, e então acaba por pegar. Quando pega há um aumento de rotação quase até 1800rpm e depois estabiliza (isto em coisa de 1 segundo), coisa que não acontece numa situação normal.

A quente pega de estalo, nem pia.

Que dizem?
 
Digo o que tu não queres ouvir, carrete quase de certeza....

Pode até nem ser mas pelos sintomas que dizes é quase certo.
 
E esse carreto é muito difícil de mudar? e preços? ir à sucata n?

Mas axam que isso teve alguma coisa a ver com ter mexido no débito? ou foi mera coincidência (tipo começou a pegar mal 2 dias depois).

Obrigado pelas vossas ajudas.
 
Para subst esse Carreto tens de desmontar a distribuição ( tampas correia exterior e correia de distribuição ).
Com o aumento de debito n tem nada a ver, pode ter a ver sim com o facto d o teres andado a espremer o motor e se o carreto ja n estava mt bom foi isso q aconteceu.
Esse Carreto compra-se sempre novo e subst sempre tambem o parafuso de aperto.
Se ainda não mudou a correia de distribuição e o tensor é boa altura.
É conveniente veres isso com urgencia e n andar muito com o carro pois o carreto pode rodar da cambota e originar o empeno das valvulas.

Como é logico é melhor levares o carro ao mecanico pra ver realmente o q é até pq carretos de cambota e mudar distribuições n é para qq um ...
 
Se fosse a ti não parava de transpirar até fazeres o k o fjmarques disse.

Pode até nem ser disso,mas não andava mais com o carro. Já me aconteceu parecido e olha k não tava mto bom o carreto. Se kiseres posso tirar fotos para veres a sorte que tive...
 
Já agora aproveito pra te dizer para teres cuidado onde deixas o carro pra fazer esse serviço...

Esse parafuso tem "binário" certo e é pra ser apertado com uma chave dinamométrica e por alguem competente, á pala do apertar até um bocadinho antes de partir, tive esse problema e tive de trocar de carreto apenas 6 vezes e mesmo assim só tive descanso quando troquei a cambota.

Posso-te adiantar tambem que o carreto e o parafuso novos custam cerca de 45€ as 2 peças, como ves não vale a pena correres riscos.
 
Já agora aproveito pra te dizer para teres cuidado onde deixas o carro pra fazer esse serviço...

Esse parafuso tem "binário" certo e é pra ser apertado com uma chave dinamométrica e por alguem competente, á pala do apertar até um bocadinho antes de partir, tive esse problema e tive de trocar de carreto apenas 6 vezes e mesmo assim só tive descanso quando troquei a cambota.

Posso-te adiantar tambem que o carreto e o parafuso novos custam cerca de 45€ as 2 peças, como ves não vale a pena correres riscos.
Este gajo ás vezes fala bonito :D

liga o msn *******!
Tanta pressa para dormir e agora tá aqui! dass!
 
resolvido

Boas Pessoal,
depois de muito transpirar descobri que o problema não era mais do que o fusível das velas queimado. Foi só substituir por outro e pegou de estalo. Espero que sirva para o pessoal se lembrar sempre de verificar este fusível (que fica no compartimento do motor) sempre que o carro não pega a frio.

Já agora, ninguem me diz porque é k não consigo baixar o ralenti pelo recuo do acelerador depois de este ter subido por causa do aumento de débito? há inconvenientes em baixá-lo pela balança do avanço da bomba?

Obrigado pelos vossos posts.
 
Tens de baixa lo num daqueles parafusos na vertical, que sejam aqueles a que cjhamas de balanço da bomba. um deles é pra relantim em frio, outro é pra relantim a quente.
 
Boas Pessoal,
depois de muito transpirar descobri que o problema não era mais do que o fusível das velas queimado. Foi só substituir por outro e pegou de estalo. Espero que sirva para o pessoal se lembrar sempre de verificar este fusível (que fica no compartimento do motor) sempre que o carro não pega a frio.

Já agora, ninguem me diz porque é k não consigo baixar o ralenti pelo recuo do acelerador depois de este ter subido por causa do aumento de débito? há inconvenientes em baixá-lo pela balança do avanço da bomba?

Obrigado pelos vossos posts.

onde fica esse fusivel, agora deixaste-me curioso.

para acertar a rotação se o batente ja está no minimo tem mesmo que ser atraves do balança da bomba.

Abraço
 
Back
Top