1.4TDI Custa a Pegar FRIO

Boas ando aqui com um problema no meu carro estranho, custa a pegar a frio mas só mesmo quando está parado mais de 8 horas... Ou seja no fim de pegar posso desligar e voltar a ligar que já pega bem... A bateria está a 12.4v parado e fica a 13.5 com o motor em funcionamento.
Parece que o carro desforra e depois custa a pegar a primeira vez que se dá à ignição... A quente pega bem, não tenho fugas e o carro não se nota percas de rendimento em andamento. Não tem erros registados na centralina... Será algum sensor de temperatura de gasoleo? Só conheço um no retorno do gasóleo mas se estivesse avariado deveria dar erro... as velas estam boas pois faiscam com o shunt

Alguma ideia do que possa ser?
cumps
 
isso das velas faiscarem com o shunt ao positivo da bateria nao quer dizer nada, eu também tinha as velas todas a faiscar e duas estavam partidas, até criei um tópico com isso. para testar as velas tira as tres fora e testa-as directamente na bateria a ver se acendem resistencia.
13.5v é um valor muito baixo para um motor ligado sem luzes, sofagem, etc. o valor correcto situa-se entre os 14 e os 14.5 com o motor em funcionamento e sem nenhum componente electrico ligado. a partir de 14.5 pode começar a danificar componentes electricos. com o motor desligado devia rondar os 12.6v para estar na carga normal. 12.4v é um valor para uma bateria com cerca de meia carga. para teres uma noção se tiver a 12.2v com o motor desligado, a bateria está completamente descarregada.
cumps
 
isso das velas faiscarem com o shunt ao positivo da bateria nao quer dizer nada, eu também tinha as velas todas a faiscar e duas estavam partidas, até criei um tópico com isso. para testar as velas tira as tres fora e testa-as directamente na bateria a ver se acendem resistencia.
13.5v é um valor muito baixo para um motor ligado sem luzes, sofagem, etc. o valor correcto situa-se entre os 14 e os 14.5 com o motor em funcionamento e sem nenhum componente electrico ligado. a partir de 14.5 pode começar a danificar componentes electricos. com o motor desligado devia rondar os 12.6v para estar na carga normal. 12.4v é um valor para uma bateria com cerca de meia carga. para teres uma noção se tiver a 12.2v com o motor desligado, a bateria está completamente descarregada.
cumps


Boas

Ora nem mais, isso do shunt não é sempre fiavel, mais vale mesmo tirares as velas se acontecer o mesmo com a bateria nova e encostares a cabeça da vela no positivo e com um fio ligado no negativo encostares ao fio de rosca da vela. Esperas uns segundos e se a vela começar a ficar quente e vermelha está boa. Mas o mais certo é o Professor ter razão no caso da voltagem ;-)
 
Por acaso consegues ouvir a bomba elevatoria que esta dentro do deposito a trabalhar quando abres a porta ou quando ligas a chave?
 
Sim a bomba trabalha que sente-se o gasoleo a passar pelos tubos... mas o mais esquisito é que é só 1 vez que acontece por dia no fim do motor trabalhar posso parar e voltat a ligar e pega logo de estalo... A bateria faz-me parecer que sempre andou mais ou menos com estes valores... Mas vou experimentar a dar-lhe uma carga...

As velas têm 70.000km estou aqui a ver que se devem trocar de 60.000 em 60.000km. a ver se amanha já vejo a situação das velas... mas penso que deveria pegar sem velas visto não estar temperaturas abaixo de 5º

Mais opiniões precisam-se
cumps
 
A bateria faz-me parecer que sempre andou mais ou menos com estes valores... Mas vou experimentar a dar-lhe uma carga...
tas enganado, a bateria quando vem de fabrica costuma vir com valores bastante mais altos que aqueles que mencionaste. posso-te dar o exemplo do meu ibiza 1.9D que se encontra parado há cerca de um mês e ainda hoje fui ver a bateria, tava com 12,78v, depois rodei a chave e foi para 14,16v apenas com o kit de maos livres ligado (este liga logo com corrente de chave)...
não se deve dar carga a bateria sem primeiro cobrir o cobre com agua destilada.
cumps
 
As velas têm 70.000km estou aqui a ver que se devem trocar de 60.000 em 60.000km. a ver se amanha já vejo a situação das velas... mas penso que deveria pegar sem velas visto não estar temperaturas abaixo de 5º

Mais opiniões precisam-se
cumps
O manco já vai com 142 mil e ainda tem as velas de origem :D:D
 
eu ja tive esse problema e era motor de arranque...porque ele a quente ja nao faz tanto pois nao?
 
eu ja tive esse problema e era motor de arranque...porque ele a quente ja nao faz tanto pois nao?

Ele a quente pega logo... a frio e só a primeira vez de manhã é que faz ainda hoje com outra bateria fez o mesmo e a temperatura exterior estava a 19º... Bateria posto de parte parado estava a 12.9 ligado passa para 14v... Velas tirei fora e liguei com um cabo e todas entram em incandescencia... Continua a não aparecer erros no vag nem luzes de avaria no quadrante... :?

Motor de arranque tb não é pk o sintoma é muito parecido a quando se fica sem gasoleo no carro e depois está aquele tempo a forrar até pegar...
 
Ele a quente pega logo... a frio e só a primeira vez de manhã é que faz ainda hoje com outra bateria fez o mesmo e a temperatura exterior estava a 19º... Bateria posto de parte parado estava a 12.9 ligado passa para 14v... Velas tirei fora e liguei com um cabo e todas entram em incandescencia... Continua a não aparecer erros no vag nem luzes de avaria no quadrante... :?

Motor de arranque tb não é pk o sintoma é muito parecido a quando se fica sem gasoleo no carro e depois está aquele tempo a forrar até pegar...

entao nesse caso nao sei :s porque no meu foi caso de motor de arranque...tambem se pos a hipotese do filtro de gasoleo...mas tambem nao era....era mesmo o motor de arranque
 
Mudaram o filtro de combustivel á pouco tempo?

Experimenta a ligar e desligar a chave umas 3vezes afim de encher bem o circuito depois á 4ligaçao dá ao arranque pra ver se pega melhor!
 
Boas ando aqui com um problema no meu carro estranho, custa a pegar a frio mas só mesmo quando está parado mais de 8 horas... Ou seja no fim de pegar posso desligar e voltar a ligar que já pega bem... A bateria está a 12.4v parado e fica a 13.5 com o motor em funcionamento.
Parece que o carro desforra e depois custa a pegar a primeira vez que se dá à ignição... A quente pega bem, não tenho fugas e o carro não se nota percas de rendimento em andamento. Não tem erros registados na centralina... Será algum sensor de temperatura de gasoleo? Só conheço um no retorno do gasóleo mas se estivesse avariado deveria dar erro... as velas estam boas pois faiscam com o shunt

Alguma ideia do que possa ser?
cumps


Tens alguma vela queimada
 
Mudaram o filtro de combustivel á pouco tempo?

Experimenta a ligar e desligar a chave umas 3vezes afim de encher bem o circuito depois á 4ligaçao dá ao arranque pra ver se pega melhor!

O filtro foi mudado à 7000km mais coisas menos coisa, isso da chave tb tenho feito mas a segunda vez já não se sente o gasóleo a passar pk em principio já encheu o circuito... Já estou mesmo a stressar com aquilo e com medo de ser algum stress com a centralina ou injectores...

Brembo: as velas estam boas entram todas em incandescencia uma a uma e faiscam no sitio tb já foi testado...
 
O filtro foi mudado à 7000km mais coisas menos coisa, isso da chave tb tenho feito mas a segunda vez já não se sente o gasóleo a passar pk em principio já encheu o circuito... Já estou mesmo a stressar com aquilo e com medo de ser algum stress com a centralina ou injectores...

Brembo: as velas estam boas entram todas em incandescencia uma a uma e faiscam no sitio tb já foi testado...

Boas amigo fala com o renato que talvez ele te resolva o problema na electronica, ja tive uma situaçao parecida, e agora esta impecavel...

Abraço
 
Sei que quando o sensor de posicao da arvore de cams pifa o carro custa a pegar, mas isso tanto pode acontecer em frio, como em quente e nem sempre falha, mas ai vias que existia uma avaria atraves do vagcom
 
Penso que não mas amanhã já vou reparar nisso... Mas que conclusão se poderá tirar se largar essa fumaça branca?
 
Olha ve la se não tens o tubo de gasoleo a desferrar, pode ser uma fuga mto mto pequena, ou então a bomba de pré-injecção que não esteja a trabalhar, talvez o fusivel!

Quando das a ignição logo de manha não ouves um barulho tipo um mijar que vem do deposito?
 
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