DIY- Instalação luz na mala

Boas malta, segue este DIY para demonstrar como coloquei luz na mala do meu 6L.
O mesmo serve apenas como demonstração e não me responsabilizo por qualquer situação que possa ocorrer a quem o reproduza.

Material Necessário:
- 5m fio vermelho e preto se possível
- 0.5m de fio castanho e azul se possível
- Fita Isoladora, Manga termo retráctil e máquina de Soldar
- Alicate de corte


1-IMG_20190616_091800.jpg
Comprar o plástico com a lâmpada e o seu devido contacto com algum fio agarrado. Eu comprei numa sucata em Espanha por 8€ tudo. Assinalado a branco.

2- Remover o banco de trás do lado esquerdo de modo a permitir trabalhar melhor e conseguir desapertar o parauso que o prende o cinto de segurança em baixo, assinalado a vermelho na foto.

3- Desapertar os 3 parafusos que prendem a peça que contém a lâmpada ao carro.

4- IMG_20190603_193102.jpg
Remover os plástico central da mala e o lateral esquerdo de modo a conseguir remover a peça que queremos substituir (como explico no meu DIY da câmara de marcha atrás) e ter acesso aos fios que passam ali naquele canto, que é onde se liga o negativo da lâmpada.

5- IMG_20190616_114521.jpg
Remover o pilar A do condutor, de modo a ter acesso ao Fio que alimenta a lâmpada que tem sempre corrente, quer o carro esteja ligado, quer esteja desligado, que é o VERMELHO e PRETO.

6- IMG_20190616_115012.jpg IMG_20190616_115024.jpg
Remover a gaveta que esconde a ficha OBD para termos mais espaço, passar o fio em direção à caixa dos fusíveis e passar aí por dentro em direção aos plásticos laterais do carro até sair por baixo do banco traseiro como se vê o fio vermelho na foto em cima. Ao passar por baixo tive dificuldade em prender o fio na zona onde está o banco como se vê na foto, e uma vez que tenho de o retirar, aproveito para fixar melhor os fios nessa altura.
(ou levar o fio pelas borrachas das portas e descer pelo pilar C e D, que nos carros de 4 portas dá bem, mas nos de 2 portas é mais complicado uma vez que não há borrachas nos vidros laterais traseiros.

7- Prender o fio vermelho pelo painel lateral esquerdo da mala que fica por baixo da alcatifa lateral da mala e unir ao positivo da ficha que tem exatamente a cor vermelha e preta.
Isolar sempre muito bem todas as uniões que fazemos!

8- IMG_20190616_115919.jpg
Uma vez que já temos o fio que alimenta a lâmpada, falta ligar o que faz massa. Ligar então o meio metro de fio que compramos ao fio castanho e azul que se encontra na ficha Rosa na lateral da mala, que neste caso é o 1º como se vê.
Unir então uma ponta do fio castanho e azul ao fio da ficha e a outra ponta ao negativo da ficha que tem exatamente essa cor.

9- Testar! E se tudo estiver a funcionar como deve funcionar, voltar a colocar tudo no sitio e aproveitar!

IMG_20190616_120707.jpg

Qualquer coisa que não tenham entendido, perguntem que tentarei explicar o melhor possível.
 
Last edited:
Excelente diy, vou meter mãos à obra.. ;)
Super fácil de fazer e extremamente útil, é como da noite para o dia ! Agora estou a ver se arranjo o contacto e lâmpada do porta luvas para aplicar lá, uma vez que tem lá as fichas deve ser só encaixar ! :)
 
Back
Top