DIY- Instalação elétrica camera traseira

Segue este DIY a demonstrar como estou a instalar câmera traseira no meu 6L. Refiro que não sou nenhum profissional e qualquer opinião para melhorar o processo é bem vindo. Este foi o método que utilizei e não me responsabilizo por qualquer eventual situação que possa surgir a quem reproduza este DIY.

No meu caso não foi necessário remover o para-choques. Caso queiram, podem removê-lo se acharem conveniente.

1 - IMG_20190603_193102.jpg
Remover proteção plástica central da beira da mala, puxando a peça no sentido ascendente (na vertical da parte que está encostado ao tapete da mala, para cima) de modo a desencaixar das molas que o prendem no sítio.

2-IMG_20190603_193709.jpg
Aproveitar e desencaixar tambem este plástico lateral após remover o primeiro, para ter acesso àquela lateral, onde vamos buscar a corrente elétrica. Para remover este, fazemos pressão no sentido da parte mais perto da forra lateral, para o local onde a foto foi tirada.

3 - IMG_20190603_194807.jpg
Podem aproveitar também e desforra aquele canto de tecido, despertando o parafuso ou mola (?) que se encontra naquele buraco (? O meu não tinha) e desencaixando a mola que se encontra por baixo do plástico que removemos no passo nº2. Lá, vão encontrar cerca de 3 fichas elétricas, e uma das quais, após a conexão elétrica, vai um chicote de fios no sentido da dobradiça da mala e a que tiver o fio verde e azul é onde a corrente elétrica da luz de marcha atrás passa.
IMG_20190603_195749.jpg No entanto, verificar com um multímetro antes de realizar seja o que for. Esse fio vai fornecer corrente para ativar a marcha atrás, e vamos usá-lo para 2 coisas; 1- alimentar a camera apenas quando ativar os a marcha atrás,
2- dar sinal ao rádio que a marcha atrás foi activada, e para mudar o ecran para a imagem da câmera.
Ao lado desses fios, está um parafuso que se utiliza para ligar o fio de massa da câmera.

4- Retirar a tampa de respiro da mala mais próxima do local para onde queremos levar os fios.

5- Colocar a camera no local e puxar os fios para dentro da mala através desse buraco.

6- Passar os fios por dentro da grelha e colocar a grelha no sítio dela.

7- Ligar os respetivos cabos soltos aos que vêm presos à camera.

8- Colocar fita cola de volta das uniões para não permitir que se soltem com facilidade.

9- Unir o fio vermelho da conexão vermelha (o que alimenta a camera) ao fio vermelho da conexão amarela (o que transmite sinal ao rádio que a marcha atrás foi colocada e para dar a imagem da câmera). Após unir esses dois fios, ligar a ponta ao fio verde e azul que traz a corrente para a luz de marcha atrás e unir o fio preto ao ponto de massa.

10-
IMG_20190603_195808.jpgPrender os fios através do painel da mala com fita cola.

11- Passar o fio que resta da conexão amarela por baixo das costas do banco traseiro e por baixo da base desse mesmo banco também.

12- Levar o fio por baixo do plástico lateral até ao apoio de pé do condutor.

13- Retirar a mini gaveta por baixo do volante do condutor e puxar o fio para perto da ficha OBD.

14- Desapertar os 3 parafusos que prendem o plástico que se encontra imediatamente por cima dos pedais

15-IMG_20190614_115646.jpg
Retirar o radio ligeiramente para a frente e passar um passa-fios pro dentro do local do rádio até à beira direita da tampa que acabamos de retirar. Prender o nosso fio ao passa fios com fita cola e puxar o passa fios para termos as nossas ligações no local do rádio. Opcional- prender o fio à tampa com um pouco de fita isoladora.

16- Colocar a tampa no sitio; fazer as ligações ao rádio e isolar as duas para não haver nenhum tipo de curto circuito e termos a certeza que não se desconectam.

17- Colocar a tampa no sitio, bem como a mini gaveta e desfrutar:


Verificar se a camera está a funcionar antes de passar os fios todos para o local final!
 
Last edited:
Posta fotos disso para o pessoal ver o aspeto final.
Aqui estão malta. Comprei um plástico que supostamente seria plug and play no suporte da lâmpada original. Acontece que não foi e teve de ser feita bricolage para aplicar o tal plástico com a camera incluída no suporte original e vedado com cola quente. Não ficou perfeitinho mas só se vê se alguém se puser a olhar do chão para cima.
Optei por este método para não ter de furar o para-choques para a instalar.
IMG_20190705_170546.jpg IMG_20190705_170532.jpg
 
Podias ter colado com cola quente preta! Encontras nos Chineses.

Por acaso não fazia ideia que havia preta, mas de qualquer forma para ver a cola transparente só indo com a cabeça quase ao chão e espreitar para lá. Mas é uma óptima alternativa para quem faça isso. Fica já informado que pode usar essa preta para ficar o trabalho mais perfeitinho! ;)
 
Bom diy, se fosse eu preferia ter furado o Para-choques a meio das luzes de matricula. Não sei como fixa a câmara mas certamente deve ter um parafuso e porca m6 ou m8, e ficava um trabalho mais perfeito. Caso um dia tivesses que tapar existe umas tampas a cor e de todos os tamanhos e ficava praticamente imperceptível. Tal como em vez de pores fita isoladora diretamente a carroçaria existem uma peças com cola própria para passares abraçadeiras fivela e fixar os cabos porque isso com o tempo vai descolar tudo. Mas isto são tudo pormenores. Cumprimentos
 
Last edited:
Mt bom DIY, deu umas dicas mt importantes sobre a instalação da câmara


Bom diy, se fosse eu preferia ter furado o Para-choques a meio das luzes de matricula. Não sei como fixa a câmara mas certamente deve ter um parafuso e porca m6 ou m8, e ficava um trabalho mais perfeito. Caso um dia tivesses que tapar existe umas tampas a cor e de todos os tamanhos e ficava praticamente imperceptível. Tal como em vez de pores fita isoladora duretamente a carroçaria existem uma peças com cola própria para passares abraçadeiras fivela e fixar os cabos porque isso com o tempo vai descolar tudo. Mas isto são tudo pormenores. Cumprimentos

Boas.. pode colocar imagem dessas tais tampas e abraçadeiras de que fala?
Cumprimentos e obrigado
 
Põe no Google bases para abraçadeiras encontras logo isso. As tampas só no caso de removeres a câmara e tivesses furado o Para-choques como te disse em cima. Cumprimentos
 
Last edited:
Back
Top