* Melhorar sinal em rádio aftermarket

Como muitos sabem, a antena do 6K2 é amplificada de origem, no entanto, quando se instala um rádio aftermarket, perde-se bastante potência de sinal da antena relativamente ao rádio OEM. A razão da perda de sinal está relacionada com o facto de o radio de origem alimentar a antena com 12V. Se ao instalarmos um novo rádio não tivermos o cuidado de ligar a alimentação da antena vamos ficar com o rádio com um fraco poder de captação de sinal. Nada que não possa ser resolvido.

Para resolver este problema basta ligar um sinal de 12V na posição 5 da ficha preta do rádio (fio preto):
atmbdz.jpg


Podem ligar por exemplo o sinal remote, normalmente usado para ligar uma antena automática ou um amplificador:
2eq9huc.jpg


t9ckqx.jpg


No meu caso (radio Pionner DEH 2200UB) já tinha na ficha do rádio um terminal destinado a este fim, ou seja, foi só ligar o sinal remote a este terminal existente ficou tudo a funcionar. Se não tiverem este terminal pré instalado, basta adicionarem o terminal na posição 5 da ficha ISO e fazerem a ligação.

Espero que esta informação vos possa ser útil.


UPDATE:

Para testarem se têm o amplificador sem terem de tirar o rádio podem fazer a leitura com um multímetro no lado direito da mala, na seguinte ficha:
jhstc8.jpg


Se estiver ligado, devem ter 12V com o rádio desligado e 0V.

Fica aqui um vídeo com a diferença de sinal. Antes dos 10s cabo desligado. Depois dos 10s cabo ligado.

[video=youtube;oUSJPN1weZE]
 
Last edited:
Então se bem percebi é só ligar a posição 5 da ficha preta do rádio a esse azul do carro?

Abraço
 
No meu caso, montei um 2 din no meu 6l e saiu fora o alana...mas fm é para esquecer..o 2 din é Pioneer, será que também se adapta este diy?

abraço
 
É bem provável que sim. É uma questão de tirares o rádio e verificares. À partida a posição na ficha ISO é igual ao 6K2. Depois coloca aqui se funcionou ou não.
 
Boa tarde Martins.

Tive a ligar o fio preto do carro (ao lado do fio vermelho-verde grosso) ao azul com encaixe do meu pionner idêntico ao teu.
Não melhorou nada o sinal.

De que poderá ser?
 
Martins, confirmei o diagrama e está certo. O azul e branco também é o sinal remote no meu
Provavelmente será um fio partido.
Vou ver melhor depois
 
Boas Martins, isto também é aplicável em Ibiza 6L?

Tenho rádio aftermarket porque o meu 6L nem rádio trazia lol, mas não apanho rádio onde moro, tudo bem que é uma terrinha mais recôndita, mas todos os meus amigos apanham sinal lá, só o meu é que não. Só apanho bem a partir de Loures e em Lisboa.
 
Tenho de arranjar um multímetro para confirmar

Para testares podes fazer o que postei acima. Contudo, verifica a situação da antena. Como não sabes se é OEM, pode não ser amplificada ou não ter o fio ligado.

Boas Martins, isto também é aplicável em Ibiza 6L?

Tenho rádio aftermarket porque o meu 6L nem rádio trazia lol, mas não apanho rádio onde moro, tudo bem que é uma terrinha mais recôndita, mas todos os meus amigos apanham sinal lá, só o meu é que não. Só apanho bem a partir de Loures e em Lisboa.

Não conheço o sistema do 6L, por isso prefiro não opinar para não te induzir em erro. Pode ser que entretanto passe cá alguém que te saiba informar.
 
Last edited:
eu desde que troquei a antema para a do pug308 nunca mais apanhou nada! mas vou testar isso na mesma pode ser que fique a funcionar sem a antena aftermarket q comprei (que tambem nao apanha grande coisa)
 
Back
Top