Oleo nas tubagens - turbo?

Boas pessoal, venho aqui pedir a vossa opinião. Tenho um Clio 3 DCI de 68 Cv que tem neste momento 250M Km. Reparei que começou a aparecer algum óleo junto ao intercooler. Desmontei a tubagem que vem do turbo e reparei que há óleo no seu interior. O turbo não faz qualquer barulho, mas desconfio que seja o turbo com passagem. Não noto perda de óleo do motor fora do normal. O motor consome cerca de 400-600 mL a cada 20M Km (sempre consumiu este óleo).

Agora a minha dúvida é, como o turbo não faz qualquer barulho e a passagem de óleo aparentemente é pequena, será que vale a pena estar a meter-me já a reparar o turbo, ou posso deixar andar até notar perda significativa de óleo? Pelo que tenho lido, é relativamente normal os turbos terem alguma passagem de óleo.

Deixo aqui umas fotos:

WP_20180710_10_20_52_Rich_2.jpg


WP_20180710_10_20_39_Rich_2.jpg
 
Eu pessoalmente nao vejo excesso de oleo, parece me normal, pelo menos baseando me nas fotos.
Tambem tem que se ter em conta o ccv ( respiro do motor )
Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
 
existe quem anule o respiro e meta tipo para um deposito a parte ou uma mangueira para o chão.
eu pessoalmente não vejo problema de ir para lá o respiro apenas com o tempo pode começar a pingar, mas detectas melhor as fugas de ic
 
Então é algo com que não me devo preocupar? O oleo, possivelmente estará a sair junto ao IC, porque deve haver fuga na tubagem, é isso? Vou analisar melhor esse pormenor do respiro. O clio é o carro da minha Maria. Muito sinceramente nunca reparei nisso.
 
Esse óleo é mesmo dos vapores do respiro do motor que voltam a entrar na admissão.
É normal ele aparecer se tiveres alguma fuga nas tubagens.
 
Ontem estive a ver e o óleo parece sair junto à abraçadeira do IC. Com sorte é só a abraçadeira desapertada. Quando tiver um bocado livre vou tirar o para-choques e verificar as tubagens junto ao IC.

O meu receio era mesmo se seria normal aparecer óleo na tubagem. Já fiquei mais descansado.
 
sim é normal, como isso é de encaixes rápidos normalmente são os vedantes que foram a vida ou ganhou alguma folga. algo muito comum nos vag's também.
se a fuga for no ic está routo, se for na tubagens a partida é nas emendas logo é os orings
 
Corrijam se estou enganado, tubagens do respiro do motor para o turbo é uma coisa, tubagens do ic para o turbo é outra. Do respiro do motor ao turbo é normal haver óleo, no outro já indica passagem no turbo.
 
O óleo sai do respiro e entra no tubo da admissão do turbo.
Os óleos e vapores são aspirados pelo turbo, passam pela tampa de admissão do mesmo para as tubagens, intercooler e são sugados pelo motor para serem queimados.
 
Back
Top