Ajuste de caster no 6K2, é possivel?

Boas pessoal,

O meu Ibiza 6K2 tem a roda frontal do lado do passageiro ligeiramente recuada em relação à do lado do condutor. É uma diferença pequena, tanto que se consegue alinhar a direção, os pneus gastam-se sempre de forma uniforme e nunca tive problemas na IPO. Mas o carro tem uma tendência para fugir sempre para a berma, o que se torna aborrecido em viagens grandes. Segundo me disseram, o que origina isto, é a longarina esquerda que está ligeiramente levantada. Alguém me sabe dizer com certeza, se no 6K2 é possível acertar o caster, através do charriot? A ideia seria aliviar os parafusos que apertam o charriot, tentar roda-lo e reapertar tudo novamente. Na casa de alinhamento disseram-me não ser possível, porque no 6K2, o charriot só tem um ponto de aperto. Alguém me confirma se é mesmo assim?

Sei que se vendem uns topos dos amortecedores que permitem fazer este ajuste, mas se fosse possível faze-lo através do charriot preferia.
 
Não rapaz, camber e caster são coisas diferentes. O camber é a abertura lateral das rodas. Esse, no 6K2 tem ajuste na ligação do amortecedor à manga de eixo. Já o caster é o ajuste longitudinal, permite avançar ou recuar as rodas. Normalmente é feito no topo do amortecedor nos carros que permitem ajusta-lo. No 6K2, se por possível ajustar, só poderá ser feito no charriot, daí a minha questão. ;-)

Fica aqui uma imagem com a diferença:

How-CasterAngle.gif
 
Isso não deve dar para fazer, até porque a diferença que tenho é pequena. Tenho uma diferença de apenas 0,5cm entre o avanço da roda esquerda em relação à direita.
 
nos parafusos do charriot, talvez consigas corrigir esse 5mm.
quando tive um acidente com o meu, recuou e deu para melhorar jogando com o charriot.
 
Será que é viável, alargar os buracos de aperto da rótula (ou no braço da suspensão), de forma a que possa fiar ajustável? Se der para alargar 3mm em cada roda em principio o problema ficaria resolvido.
 
Eu suspeito que tbm tenho algo parecido no meu carro mas na roda de trás do lado do passageiro. Se tiver o carro cheio (tipo 3/4 pessoas e bagagem) o pneu roça-me na tampa da embaladeira. A ultima vez que alinhei a direção o rapaz disse-me que tinha a roda desalinhada mas na altura não perguntei pormenores...
 
Eu suspeito que tbm tenho algo parecido no meu carro mas na roda de trás do lado do passageiro. Se tiver o carro cheio (tipo 3/4 pessoas e bagagem) o pneu roça-me na tampa da embaladeira. A ultima vez que alinhei a direção o rapaz disse-me que tinha a roda desalinhada mas na altura não perguntei pormenores...

Deves ter o eixo empenado
 
Eu suspeito que tbm tenho algo parecido no meu carro mas na roda de trás do lado do passageiro. Se tiver o carro cheio (tipo 3/4 pessoas e bagagem) o pneu roça-me na tampa da embaladeira. A ultima vez que alinhei a direção o rapaz disse-me que tinha a roda desalinhada mas na altura não perguntei pormenores...

Situação comum no grupo VAG, para alinhar o eixo traseiro pode levar uma anilha cónica.
 
David, no teu caso deve ser o que referiram. A solução poderá passar por trocares o eixo. É algo que consegues comprar barato num centro de abate. No meu caso é que vejo a coisa mais complicada. Estive a medir a distância entre as rodas frontais e traseiras e tenho uma diferença de aprox. 1 cm entre o lado esquerdo e direito.
 
Sim, é a ideia que tenho. E o rapaz falou-me numas anilhas especiais, deve ser o que o HunterRace menciona. Quando tiver um bocadinho ver se vejo um bocadinho mais sobre isso.
No teu caso já é um bocadinho mais grave parece...

E desculpa ter "roubado" o post Martins :D
 
Deixo aqui os valores do meu ex-6k2, para a frente verifiquem o "Avanço" não estava grande coisa... deveria ser -0,5~-1º e está com +0,2º +0,8º.
Na traseira está tudo OK (verde), comparem com os valores dos vossos.

DSC05729.jpg
[/url][/IMG]
 
HunterRace, fizeram alguma coisa para tentar ajustar os valores do avanço? Ou só fizeram o alinhamento normal? O meu dá alinhamento e inclusive, passa sempre na inspeção. Mas em estrada foge sempre para a direita. Nunca tentei mexer no chariot, porque nas casas de alinhamento onde já fui não quiseram fazer isso, disseram-me sempre que não é possível fazer, o ideal seria levar o carro à mestra, mas como não quero estar a desmontar o carro, nunca fiz isso. Estou a colocar aqui a questão porque estive a falar com um mecânico amigo que me disse que há alguma margem no chariot, pouca mas há. Daí estar a colocar aqui a questão, para tentar perceber se alguém já fez algo idêntico. Mais logo vou colocar aqui um print do último alinhamento que foi feito no eu carro.
 
Last edited:
Aqui vão os valores do meu alinhamento:

WP_20170517_17_32_45_Pro_2.jpg


Como podem ver há uma diferença de quase um grau no caster da roda frontal esquerda.
 
Boas, Martins a diferença de 0,83º é possivel fazer o carro fugir para a direita, o maximo aceitável são 0,5º.
Nas casas de pneus não gostam ou não sabem fazer a correção do charriot, o melhor é falares com um mecanico ou tu mesmo tentares.
 
Eu já experimentei colocar o carro num local plano, e com a direção direita, medi a distancia entre as roda frontal e traseira. No lado esquerdo a distancia é cerca de 1cm maior que no lado direito. Na minha opinião o ideal seria fazer isso numa casa de pneus, porque ao mexer viam logo os valores. Num mecânico, a não ser que tenham mestra, é um bocadinho a olho. Aqui na zona ainda não consegui arranjar ninguém que me acertasse isso. Se alguém me souber informar de uma casa que faça esse trabalho na zona de Penafiel ou OAZ agradecia.
 
Nao sei se ajuda mas ca vai.
em 2011 tive um acidente em que me bateram de frente na roda do condutor.. foi a arranjar e tal.
entretanto quando este ano meti as jantes que tenho agora (borbet), comecei a reparar que uma roda estava diferente da outra em termos de "camber" e que uma estava mais para a frente que a outra.
conclusao, trabalho da treta dos "sapateiros"
fui a um batechapas como deve de ser e ele confirmou que realmente nao era so impressao minha e que realmente aquilo estava tudo marado. conclusao, diagnosticou um empeno ou seja la o que for na manga de eixo do lado que sofreu o acidente. no entanto e para remediar la andou a tentar afinar a coisa. ficou melhor mas so fica a 100porcento com manga de eixo nova isto para a roda ficar com o "camber" dito normal. e em relaçao ao avando/recuo da roda, ele disse que realmente estava demasiado mas que de origem nunca veem a mesma distancia. ha sempre uma diferença e que será normal.
se é assim ou nao nao sei mas ilustra a situaçao que referes penso eu. tenho ate ideia que me falou mesmo em meio centimetro que é precisamente o que referes. por isso penso que nao haverá nada de anormal.
a distancia que eu tinha era quase de dois dedos. bem maior. que so notei com estas jantes talvez derivado ao desenho delas.
 
Obrigado pelo feedback, mas no meu caso não são as mangas de eixo. Já troquei as duas, não por causa disto, mas por causa dos rolamentos e este problema manteve-se. No meu caso é mesmo desalinhamento do charriot, talvez porque uma longarina deve estar um pouco desalinhada. Estive a medir direitinho a diferença entre ambas as rodas esquerdas e e direitas e tenho uma diferença de 1cm entre as direitas e as esquerdas, sendo que a frontal esquerda está adiantada (ou a direita atrasada). No meu caso é o suficiente para em AE, largar o volante e em cerca de 200m o carro atravessar uma faixa inteira.
 
Back
Top