Modo AUX Ibiza 6j

Boas malta. Tenho um ibiza 6J.

A questao é: No radio e CD as colunas funcionam perfeitamente, mas no modo AUX só funcionam as do lado direito (trás e frente), e as definiçoes estão todas normais. Ouve-se um pequeno "zzzz" nas outras colunas.

Alguem sabe como resolver?

ABraço.
 
isso parece que está a trabalhar em modo "mono" em vez de "stereo".
ou estas a usar um cabo mono (duvido) ou o aparelho que ligas ao AUX só tem saída audio mono e não stereo
digo eu, não sei
 
eu tive um problema parecido, basicamente o som das colunas da direita tava cheio de ruido, resultado tinha o cabo terra mal ligado.
que aparelho estas a usar? e muito raro o som sair em mono
 
Já usei o meu Sony Xperia, um MP3 normal, outros telemóveis... E nada. O estranho é que no CD dá normal, e são ambos "MEDIA".

Sujo nao acredito, ja mandei para la gas comprimido...

Os cabos, já experimentei 3, fica tudo igual.

As colunas da direita dão perfeitamente, as da esquerda ouve-se um pequeno zumbido da música, mais nada ...
 
No meu faz o mesmo.. mas só um pouco.. conforme rodo o aux que está encaixado no telemóvel o barulho vai variando as vezes mais forte outras mais fraco dependendo da posição.. mas a musica toda em todas as colunas e com a musica este barulho é abafado, somente se ouve quando não tens nada a tocar..
 
Boas Malta,

Também tive exactamente o mesmo problema de o som apenas sair pelas colunas do lado direito em modo AUX.
Consegui resolver o problema finalmente, afinal era da ficha do cabo aux na consola!
Desmontei a consola até chegar à placa da ficha, bati esta por continuidade com um multímetro e descobri uma soldadura quebrada, dei apenas calor na mesma com o ferro de soldar e esta agarrou novamente! Voltei a montar a consola e ficou a funcionar! junto umas fotos para terem uma ideia, espero que vos ajude!

Provavelmente isto acontece quando se dá algum "puxão" mais forte ao cabo com este metido na ficha!

IMG_20160423_142436.jpg

IMG_20160423_142458.jpg

IMG_20160423_142801.jpg

IMG_20160423_142809.jpg

IMG_20160423_142840.jpg
 
Last edited:
tenho precisamente o mesmo problema rui só da do lado direito, como tiraste fora?
 
Last edited:
Boas,

Tens que começar por tirar o fole das mudanças, mas tem cuidado para não partir pois aquilo tem uma base de plástico frágil.
Depois de levantares o fole, tens acesso à consola por baixo dela, ai tens duas patilhas (ou uma, já não lembro) que tens que puxar com uma chave de fendas ou parecido, assim soltas a consola e tiras a consola por cima.
Agora na própria consola tens que a abrir também, esta é mais chata, pois tens muitas patilhas para desprender a base, com jeitinho desprendes todas e a consola abre-se, tiras então a placazinha que tem a entrada do aux.
Eu na minha placa comecei por dar calor, mas depois de uns dias a solda soltou-se de novo, acabei por dar mesmo um pingo de solda e até hoje 5 estrelas!
Mas aconselho-te a ir batendo o circuito sempre com multímetro para teres a certeza que fechas o circuito correctamente!
Espero ter explicado bem, mas se tiveres dúvidas avisa que tentarei explicar melhor!
 
Last edited:
obg rui, o fole na versao standard tb se retira daquela forma? o pingo de solda foi no metal do lado direito ou do lado esquerdo que tens dentro do ciruclo? até pode ser noutro lado mas o meu caso é exactamente igual ao teu deve ser exactamente no mesmo sitio.
 
Last edited:
Tira-se mais ou menos daquela forma, ele prende dos lados, tens que ir vendo onde estão as patilhas que seguram o fole e ir desprendendo. O pingo de solda foi no metal dentro do circulo, como o som só me saia do lado direito, provavelmente no teu será o mesmo ponto. Mas se utilizares um multímetro, em continuidade, vais testando entre os pinos em baixo e os pontos de metal da ficha.
Tens 3 pontos de contacto, massa, som do lado direito e lado esquerdo. É veres se estão todos a funcionar já que lhe vais mexer.
Mas 99% de certeza que é naquele ponto dentro do circulo, eu até conseguia ver ele a levantar da placa.
 
Já arranjei amigo, mas acabei por comprar um na sucata porque tb tinha a tampa do aux partida, mas acontece que eles ao tirar o da sucata um dos encaixes partiu, então tive de fazer corte e costura, usar o meu com com a tampa e parte do aux do da sucata... grande pincel para trocar a tampa do aux sem partir..., o resto foi pacifico

A seguir fiquei com a luz do airbag ligada porque nesse modulo tem a luz do airbag do passageiro no meu carro. apaguei o erro voltou, apaguei outra vez e ainda não voltou, vamos a ver!

By the way, axo k uma das pontas que faz contacto com o a ponta do cabo dos fones ja nao tava la.
 
Last edited:
Agora tive a analisar melhor, isto é construído para avariar só pode... A mesma soldadura (se é que assim podemos chamar, parece mais colado) que segura o aux à placa é o mesma que faz contacto electrico com a placa...

Basta fazer um bocadinho de força no sentido errado, ou alguém sem querer tocar no cabo dos fones ou puxa-lo sem querer por exemplo e já foste...

ou até com o uso normal com o tempo

IMG_20160725_211451.jpg
 
Last edited:
Pois, eu na primeira vez dei só calor e fixou como de origem, mas basta teres o cabo ligado e puxares sem querer no sentido errado e solta-se outra vez!
Aconteceu-me, ia com o telemóvel no banco do pendura e fiz uma travagem mais forte, o telemóvel saltou para o chão e deu um esticão no cabo, foi ai que partiu a soldadura de novo.
Voltei a abrir aquilo, mas desta vez dei mesmo um pingo de solda novo e valente.
Até agora já lá vão quase 2 meses e está porreiro!

P.S. - Com cuidado no cabo para não ser esticado.
 
Back
Top