motor 1.9d

boa noite

eu comprei uma ibiza acerca de 1 mes e tenho vindo a reparar que ela "bebe" oleo e a minha ideia era abrir o motor e uns bronzes e um segementos e eu se fizer isso sera pra lhe aplicar um turbo de bmw 320 a minha duvida e sera que o bloco e a cabeca aguenta cm a pressao que o turbo ?
 
Aguentar aguenta amigo. Depende da pressão que queiras dar. E nao esquecer de gasoleo no debito :) Ja vi 1.9D's com turbo a debitar 130cv com o VNT15 e estava impecável mesmo. Mas há-de haver mais especialistas a passar aqui amigo
 
a minha ideia era polir bielas cambota tirar peso ao volante, basicamente fazer uma coisabruta que ninguem tenha feito igual
 
a minha ideia era polir bielas cambota tirar peso ao volante, basicamente fazer uma coisabruta que ninguem tenha feito igual
tirar peso ao volante de um 1.9D? boa sorte! o volante de motor deve ser o mais leve de todo o mercado automóvel de sempre. mais leve que isto é praticamente impossível. eu não tiraria porque já começa a ser perigoso... mas isso era eu...
acredita que coisas brutas com o motor 1.9D já existem. em portugal há poucas coisas brutas, mas há... se queres saber mais, obviamente não será por aqui, que isto é um forum de tdi's que não dão valor aos motores mais antigos.
 
por isso e que fiz a pergunta pq eu tenho um tdi para por na minha ibiza mas queres fazer uma coisa diferente ou seja quero por uma ibiza ou 1.9 td ou 1.9d a conseguir "papar" tdi
 
com o turbo do bmw 320D não fica muito forte, apesar de ficar mais forte que num tdi... mas não é só o turbo. precisas de bomba injectora trabalhada com gov mod e embolo maior (12mm se queres uma coisa muito potente), injectores melhores, ic, radiador de óleo bem generoso que estes motores aquecem com mais facilidade que os tdi, NÃO uses radiador de gasóleo... opa o dinheiro a investir é muito e a afinação da geometria do turbo também vai dar muito trabalho, mas não é nada que não se faça.
mesmo assim continuo a achar que aqui não é o forum indicado para isso pois só gostam de tdi's, sendo que acham os motores de bomba mecânica já jurássicos. a maioria até já acha que nem valem a pena motores tdi de bomba injectora vp... mas és capaz de te desenrascar melhor no clube golf, vwdiesel.net na secção idi engine, e no vw wortex. não digas a ninguém que eu te recomendei outros foruns, senão passam-me umas férias como fizeram no clube mazda, se bem que as férias já acabaram há muito e não me apresentei ao serviço, nem pretendo apresentar ;)
 
mas eu ja tenho uns bicos de injectores de uma transporter tenho uma bomba de um terrano que ja foi mexido e em relacao ao turbo o carro de onde ele sai ja estava habituado a levar carga e alem do mais ja o mandei afinar em relacao a parte do aquecer eu se tirar o motor fora e for repara-lo peco para me abrirem os canais de oleo .
o meu carro antigo era capaz de acompanhar um tdi facilmente e isso nem estar abusar mt dele. o meu medo era em relacao
 
mas eu ja tenho uns bicos de injectores de uma transporter tenho uma bomba de um terrano que ja foi mexido e em relacao ao turbo o carro de onde ele sai ja estava habituado a levar carga e alem do mais ja o mandei afinar em relacao a parte do aquecer eu se tirar o motor fora e for repara-lo peco para me abrirem os canais de oleo .
o meu carro antigo era capaz de acompanhar um tdi facilmente e isso nem estar abusar mt dele. o meu medo era em relacao


Vais no caminho certo :D
 
Amigo professor nao se trata de o pessoal nao gostar dos D's, simplesmente não há assim tantos no forum.. Eu gosto de todos os 1900 da VW acho que são os mais equilibrados e bem feitos de sempre... E incluo todos amigo. Mas acho que sim és dos poucos no forum que sabe o que diz em relaçao aos D's. Por isso digo ao amigo Tiago64 para seguir os teus conselhos que são os melhores.. Um grande abraço
 
por isso e que vim pedir opiniaos pq eu sinseramente motor a gasoleo vw so os que arranjo e n sei ao certo a resistencia deles.
 
a resistência de um motor 1Y é simples, é como aspirados desde que se baixe um pouco a taxa de compressão. obviamente que um motor com taxa de compressão de 18 tem mais fiabilidade ao usar turbo do que um com uma taxa de compressão de 22. por isso mesmo acho que se queres turbinar a sério usa um block guard. cumps
 
eu tanbem ando um pouco apalhado por os D's turbinados, o meu passou a TD mas acho ainda falta de potencia!!!!professor desculpe a minha ignorancia o que é um BLOCK GUARD? é facil aplicaçao?
o meu vou-lhe montar intercoler (mas a minha ideia era montar turbo maior\injectores\enbolo)
 
blockguard é uma junta de cabeça de motor mais larga.
neste caso do 1.9D não dá para por uma junta por cima da outra (com o objectivo de baixar a taxa de compressão e aproveitar o rendimento todo de um turbo grande) porque elas não são de amianto e sim de chapas laminadas, logo têm aqueles elos altos que dificultam a colocação de uma junta por cima da outra (como é feito no caso dos carros que têm juntas em amianto).

olha aqui um exemplo de um blockguard já feito para o motor honda k20:
http://www.euroexportinc.com/honda-k20-engine-blockguard

ainda não encontrei um blockguard "comercial" para os nossos blocos, mas sei quem faz juntas de cabeça com a largura que a gente queira, logo vai dar ao mesmo.
 
mas oh professor mas dame uma ideia devo por um td ja ou entao preparo o meu?
o meu problema e que um td cmo deves saber tem as valvulas de admissao maior ou seja entra mais ar para dentro do motor e tem os injectores de oleo para lubrificar os pistons e camisas enquanto o motor 1.9 d n tem nada disso, o meu medo e mesmo os injectores de oleo pq eu acho que para o que quero fazer ele depois tem falta de lubrificacao .
 
há blocos 1.9D que têm os injectores de chapinhagem de óleo... pela experiência que tenho, os blocos 1Y que dizem atrás 1.9D/TD têm sempre esses injectores de chapinhagem do óleo. quanto aos blocos 1Y que dizem atrás apenas 1.9D, uns têm os injectores de chapinhagem e outros não.
relativamente à colaça, já que queres fazer uma coisa bruta, para não gastares muito dinheiro numa de um td, aproveita a tua e como tens de lhe fazer um port and polish, trabalha-a de forma a levar as valvulas mais largas e assim compras só as válvulas, aproveitando o resto da tua colaça. mas isto é só a minha opinião...
 
pensava que as colaças do D ou do TD eram iguais em quanto ficará mandar trabalhar uma colaça?eu tenho uma TD !a nivel de injectores devo comprar uns? ou mando calibrar estes a mais bares?
 
alexandre, não faço a mínima ideia de quanto fica uma preparação de uma colaça porque sempre que precisei quem preparou fui eu e o matos (um amigo)... segundo o forum dos golf's, os injectores do td calibrados a mais bar's chega perfeitamente para uma pistola louca. segundo a minha opinião (diferente do forum dos golf's) devias por uns bicos de injectores com mais percentagem de gasóleo do que os do td...
 
Reparar uma colaça sei que fica entre 100 a 150 euros, foi quanto paguei da minha a 3 anos atrás. Agora preparar não sei se fica nos mesmos valores.
 
Back
Top