Problemas, problemas... Eléctricos + Mecânicos!

Ando com uns problemas tanto mecânicos como eléctricos no meu manco 6L.

Durante o fim de semana decidi ver o que se passava com o sensor da temperatura exterior, quando comprei o carro já vinha sem medir a temperatura, aparecia ---ºC em vez de medir, depois de desmontar a gralha central do parachoques reparei em dois fios soltos junto aos fios da buzina, liguei-os ao sensor e testei, tudo ok, começou a medir a temperatura e problema resolvido, no entanto depois desse resolvido surgiram outros (o 1 e 2 abaixo).

Indo directo ao assunto e separando para ser mais fácil:

1# problema eléctrico no vidro do passageiro - RESOLVIDO
Hoje quando peguei no carro, estava um calorzito porreiro e toca de abrir os vidros da frente (carro de 3 portas), o problema é que o do passageiro nem sinal, tanto pelo comando do condutor como pelo comando do passageiro. Agora na volta para casa reparei que o comando do passageiro também não acende a luz, mas o fecho centralizado funciona sem problemas.

2# problema eléctrico no fecho centralizado - RESOLVIDO
Também hoje reparei que a mala não tranca pelo FC, trancam as portas mas a mala nem da sinal, tanto a trancar como a destrancar não se ouve nenhum barulho do fecho da mala a actuar.

Assim que possa vou fazer um diagnóstico com o vag.
Entretanto alguma sugestão? ou algum teste ou verificação que possa fazer?

3# problema mecânico caixa de velocidades
Na troca rápida de 2ª para 3ª a mudança entra mas a caixa arranha parece que estou a meter mudança sem embraiagem. Se fizer de 2ª para ponto morto e depois 3ª, a mudança entra normalmente sem qualquer barulho ou problema. Já alguém teve o mesmo problema?

4# problema mecânico barulho estranho (o mais complicado de reparar)
Quando acelero o carro faz um barulho que parece um rolamento gripado ou uma fuga de ar, parece tipo um assobio em esforço.
Inicialmente pensei que fosse problema o turbo, uma vez que se ouve principalmente a puxar por ele entre as 1750 e as 2500rpm e porque o som parecia o assobio tipo folga no turbo. No entanto o carro puxa bem e a partir das 2500/2800rpm deixa de se ouvir e o carro continua a puxar sem se negar mesmo a subir. No outro dia numa noite fria deste verão, ao pisar mais o acelerador em baixas tipo logo as 1250rpm, também fez esse barulho, pelo que me parece não ser do turbo.
Outro pormenor é que não faz sempre este barulho, com o calor ou o carro bem quente ou não faz barulho ou faz muito pouco. Com o carro a frio faz bastante.

Entretanto levei o carro a 4 locais: seat, uma oficina oficial VW e 2 mecânicos conhecidos. O pior, 4 diagnósticos diferentes que passavam por; rolamentos algures no motor ou assessórios gripado (testou-se sem correia de assessórios faz o mesmo barulho); Junta dos colectores de escape lixada ou mesmo colectores deformados (já levou junta nova e abafou um pouco o barulho inicialmente, mas em 2 meses voltou ao mesmo); bomba de vácuo/alta pressão a precisar da reforma; turbo a precisar da reforma.
Não me apetecia estar a trocar as peças todas do carro para resolver um problema.

Eu sei que está aqui um testamento enorme, mas para quem tenha paciência de ler, que me dizem sobre os problemas, conselhos, opiniões e sugestões são todos muito bem vindos =)

São bastantes problemas mas curto bué o carro, e quero ver se resolvo tudo sem me desfazer dele (embora já tenha tido boas propostas com os problemas que tem.

HELP MEEE!!
 
Last edited:
...e quero ver se resolvo tudo sem me desfazer dele (embora já tenha tido boas propostas com os problemas que tem.
Nunca se sabe se o anterior dono não se desfez dele exactamente porque lhe deram uma boa proposta com o problemas que tem!
Comprar carros usados tem destas coisas.

Para os problemas eléctricos começa pelo mais básico: vê fusiveis e testa com o Vag-Com.
 
Nunca se sabe se o anterior dono não se desfez dele exactamente porque lhe deram uma boa proposta com o problemas que tem!
Comprar carros usados tem destas coisas.

Para os problemas eléctricos começa pelo mais básico: vê fusiveis e testa com o Vag-Com.
Pois, mas para as minhas necessidades actuais era o carro que me agradava mais, bom preço, económico e LINDO!! E como se costuma dizer, o barato sai caro. Mas agora com t€mpo, tudo se arranja =)
Vou fazer esses testes e verificações para a parte eléctrica e assim que possa dou novidades.
Esses problemas eléctricos apareceram dps de ligar os tais fios do sensor de temp. Exterior?
Eu começava por ver fusiveis e desligar os fios do sensor.. Pode ser CC nalgum lado..
Aparentemente deixou de funcionar por completo depois de ver isso do sensor, no entanto já tinha notado antes disso que o vidro do pendura as vezes não me respondia ao botão (da ponta do condutor), mas era do tipo carregava varias vezes e acabava por responder e penso que mesmo nestas alturas o botão da porta do passageiro tinha luz, coisa que não tem agora.

Em relação à mala, é coisa que não ando sempre a ver se ta aberta ou fechada, não sei ao certo quando deixou de trancar, mas segundo a minha mãe que usou o carro de manha para ir as compras a mala estava trancada e destrancou.
 
olha amigo , eu cá dizia de onde és ... porque ?
pode ser que haja aqui amigo que te possam ajudar em encontrar um bom mecânico de confiança ...
andares como eu andei com o meu aqui e ali , gastas guita e o carro ainda fica pior ...

ao fim de dizeres de onde és a malta da zona que dê uma ajuda porque isto não está fácil quer de guita quer de arranjar um bom profissional ...
 
Novidades: Problemas elétricos resolvidos!! =)

1# problema eléctrico no vidro do passageiro
Quando estava de volta do sensor da temperatura exterior, a minha namorada esteve a ver o fusível do isqueiro porque o carregador de telemóvel não estava a funcionar, e sem querer deve ter trocado o fusível N45 e colocou no N44 foi só colocar no sitio correcto e o vidro funcionou logo sem problemas. Aproveitei e verifiquei todos os fusíveis com o multímetro =)

2# problema eléctrico no fecho centralizado
Com o fecho da mala tentei trancar com chave e de seguida abrir novamente com chave, tudo ok, com a chave na fechadura funcionou bem. Depois disto testei novamente pelo comando e já trancou e destrancou sem problemas, fiquei sem saber bem qual o problema. Por segurança deixei a mala trancada pela chave.

Obrigado wifi, Propik e PTiago, pelas opiniões e sugestões =)

Depois disto ainda corri o VAG para ver os erros, inicialmente aparecerem uns intermitentes fiz a limpeza de todos e voltei a fazer um scan:

Erros encontrados:

Address 01 - Engine
Controller: 045 906 019 BG
Component: 1,4l R3 EDC 0400SG 5180
Coding: 00102
1 Fault Found:
17911 - Load Signal from Alternator Term. DF: Implausible Signal
P1503 - 35-10 - - - Intermittent

Address 08 - Auto HVAC
Controller: 6L0 820 045
Component: Klimaanlage X0840
1 Fault Found:
00819 - High Pressure Sensor (G65)
07-00 - Signal to Low

O do alternador aparece sempre mesmo depois de limpo e sempre como intermitente.
Em relação ao segundo erro, será de ter o AC descarregado? Pelo que vi aqui no WIKI-ROSS.

pjpereirasdi - como tenho junto do avatar, eu sou da cvl = Covilhã, se por acaso alguém souber de um bom mecânico na zona que avise =)
 
Last edited:
o alternador se o carro não esta a trabalhar deve dar o erro

a mala e o fecho elétrico

o barulho não sera um tubo roto do ic ou o próprio ic
 
Mas o teste foi feito com o carro a trabalhar, ou seja desta forma não deveria ter dado erro certo?

Em relação ao barulho, se fosse fuga num tubo, quando o carro aquece deixava de fazer o barulho?
Hoje quando vinha para casa, quando peguei no carro fazia bastante barulho quando puxava por ele, uns 12kms depois já não fazia barulho (carro quente). Mas ao desligar o carro fez um barulho tipo "flauta", um piufff, piufff, piufff... é difícil descrever.
E tipo em aceleração entre as 1750 e as 2500rpm faz aquele barulho tipo fuga em algum sitio ou folga no turbo, a partir das 2500rpm deixa de fazer mas quando piso a embraiagem volta a fazer aquele barulho tipo "flauta".
 
Tanto faz o carro estar a trabalhar como desligado, que o alternador não dá erro.
Esse erro aparece porque quando o carro esteve a trabalhar (antes do teste) ocorreu um erro e ficou guardado na centralina.
Se após apagares, voltou a aparecer, tens problemas aí.
 
Pois, foi apagar e voltou a aparecer logo de seguida. Só não percebo o que possa ser a nível eléctrico agora parece-me estar tudo a funcionar bem.
 
- Alternador: tens um fio quebrado perto do tubo que sai do radiador. É uma ficha pequena que tem lá num suporte.

- Junta do colector: crónico nesses carros... Metes duas juntas de papel/amianto e nunca mais tens stress. Em vez de uma mete duas, não esqueças...

- Caixa de velocidades: muda o óleo. Metes um bom óleo 100% sintético (recomendo-te o da MOTUL, gasta cerca de 3L http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VMMG75901 ) e o problema desaparece.

Se quiseres melhorar ainda mais, adicionas um bom aditivo anti-fricção tipo isto ( http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/ALMGP1007 )
 
- Alternador: tens um fio quebrado perto do tubo que sai do radiador. É uma ficha pequena que tem lá num suporte.
Tenho de ver isso, é possível que seja algum fio (não era o primeiro que encontrava solto) Tive um problema com a bateria à cerca de 1 mês, mas pareceu-me que tinha sido a bateria que tinha morrido de vez porque quando a carregava, ela descarregava sozinha. Troquei por uma nova e ate agora não voltei a ter problemas. Mas... será que foi o alternador que me matou a bateria?
- Junta do colector: crónico nesses carros... Metes duas juntas de papel/amianto e nunca mais tens stress. Em vez de uma mete duas, não esqueças...
Essas juntas são das normais tipo isto (http://www.mister-auto.pt/pt/junta-colector-de-escape/corteco-026480p_g27_a140026480P.html). Se forem diferentes onde é que se podem arranjar? Mas realmente ainda no outro dia passou um Polo 1.4tdi a fazer o mesmo barulho.
- Caixa de velocidades: muda o óleo. Metes um bom óleo 100% sintético (recomendo-te o da MOTUL, gasta cerca de 3L http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/VMMG75901 ) e o problema desaparece.

Se quiseres melhorar ainda mais, adicionas um bom aditivo anti-fricção tipo isto ( http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/ALMGP1007 )
Vou tratar disso assim que possível, mas não sei se apenas o lubrificante + aditivo me resolve a situação, se for problema interno na caixa, é capaz de melhorar mas não sei =/ tenho de ver se compensa o investimento.

Obrigado por todas as dicas =)
 
Quanto ás juntas, não são assim... São individuais, penso que saem em carros mais antigos...

Não sei, mas acho que em qq casa de peças consegues isso, não é nenhum material xpto...
 
Quanto ás juntas, não são assim... São individuais, penso que saem em carros mais antigos...

Não sei, mas acho que em qq casa de peças consegues isso, não é nenhum material xpto...
Então são 3 juntas, uma para cada saída do motor x2 uma vez que dizes que convém levar duas, certo?
Mas se são individuais, não é só chegar à casa de peças e pedir juntas de papel/amianto para o AMF 1.4tdi pois não devem ter, ou seja tenho de ver os tamanhos das minhas para arranjar umas individuais compatíveis, não é?
Durante esta semana já passo numa casa de peças auto ver se têm disso =)
o problema da caixa devem ser as anilhas sincronizadoras

se trocares de mudança suave elas não arranham
Sim foi isso que me disseram, mas para alem disso indicaram que poderia haver algum carreto com desgaste excessivo ou defeito, e só abrindo a caixa é que me conseguiam dar um orçamento. No entanto só de mão de obra para verem isso pediram-me tanto como comprar uma usada e com garantia. Pelo que não sei se me compensa mandar reparar esta ou mesmo investir em uma boa valvulina sem reparar a caixa primeiro.

Sim, suave não arranha nada, entra perfeita sem qualquer barulho. Tipo 2ª é para trás e se empurrar /guiar o manipulo para a frente directamente de 2ª para 3ª a caixa arranha. Mas se empurrar de 2ª para Neutro e depois de Neutro para 3ª entra sem qualquer barulho.
 
Back
Top