Purgar sistema de refrigeração 6l???

Boas ,tenho uma duvida,tenho um 6l gasolineiro,motor bbz cá em casa,e vou trocar o sensor de temperatura que está estragado e aproveitar para mudar o g12,a minha duvida é a seguinte no caso dos 6l,ele purga o sistema sozinho?faz retorno direto ao vaso de expansão certo?eu tenho ideia que sim,mas prefiro vir aqui perguntar do que fazer asneira :rolleyes:

Pergunto isto porque vi uma espécie de "torneira" num tubo metálico perto do vaso de expansão e fiquei na duvida se aquilo seja um sangrador, ou apenas uma torneira para ajudar a esvaziar o liquido.

Abraço
 
Sim o 6l sangra sozinho, mete o g13 (é o que a seat vende agora, não há diferenças com o g12) e atesta com água destilada, deixa trabalhar um bocado e vai acrescentando até ficar na medida.
 
Obrigado desde já a todos pela ajuda :)

O restante processo já sei como fazer, a minha duvida era só mesmo a questão de purgar o sistema, não fosse aquilo ter algum sangrador e ainda queimava a junta da cabeça...

Cump
 
Alguém me ajuda no motor 1.2 parece-me ter purga,qual a melhor maneira de limpar e substituir líquido?disseram-me que era abrir a purga com o carro a trabalhar e meter água até sair o líquido todo e começar a sair água,deixar um bocado a trabalhar com a mangueira da água aberta e depois começar a encher com líquido quando começar a sair líquido pela purga fecha-la e meter o líquido a nível...é assim o procedimento? Já agora qual a diluição que devo fazer do líquido?
 
Precisava mesmo de uma ajudinha nisto,não sei se este método será o melhor ou não e não queria fazer asneira...
 
a nivel ta ele...mas como é o liquido de origem queria troca-lo,ou seja,tirar o que lá tenho e meter novo.

tubo de baixo do radiador, ou tiras fora e sai logo o lodo todo, ou entao segues esse tubo do motor em direçao ao radiador e se ainda tiveres o radiador de origem tens la uma torneira plastica que drena o liquido dentro dele, no meu tive um problema com a bomba da agua porque so lido mecanicos de merd@ e tive a trocar o termostato, aproveitei tirei o tubo de cima por que o debaixo ja tava fora a trocar o termostato meti lhe a mangeira era so lodo a sair, e depois atestar como ja foi dito ai em cima, e siga, circuito novo, mas tens alguma coisa no liquido para o queres mudar? se ta bom nao inventes muito, se tiver sujo, ou com fraca qualidade investe e troca tambem o termostato

so pa teres uma noçao de como estava
Foto1403.jpg
 
Last edited:
Só por ser o de origem,já lá mora a 7 anos,o carro ta tranquilo o meu medo é o óleo estar lá a tanto tempo que possa ter perdido as propriedades e fique "cansado". Obrigado pela dica amigo vou ver do termostato também,obrigado.
 
Boas já vou tarde mas cá fica a correcção, o 6L 1.2 não necessita de pulgar como os outros, e para removeres o G12 junto ao radiador do lado direito tens um "torneira" abre e o G12 sai. Para que tem o o plástico de protecção tens que o remover mas é simples...

Abraços
 
Back
Top